Essa aí vai ser leitora!!

Veja o vídeo antes de ler os parágrafos a seguir pq eu tenho essa mania de fazer uma análise antropológica/neurológica/seiláoquelógica de tudo e para alguns isso diminui um pouco a magia do mundo (para outros aumenta).

Droga… Mais um vídeo que sumiu e não consegui mais encontrar :-( Dá para entender como era pelo texto mais abaixo. Mantive o link para o caso de alguém descobrir por ele que vídeo era. Nota mental: procurar salvar o que linkar no blog.

https://www.youtube.com/watch?v=P1ZhSLR_EIE

Dá para ver nitidamente como nós humanos, se não sofremos de algum funcionamento neurológico atípico, temos o impulso natural de agradar os outros e de nos preocuparmos com a aprovação do nosso meio.

Logo no começo ela claramente está imitando algum adulto que lê para ela em voz alta e, quando recebe aprovação, procura repetir a gracinha. Ela também parece muito satisfeita por achar que está fazendo certo e está mesmo traduzindo magicamente os desenhos (letras) no papel em palavras.

Quando ela rasga a revista olha com arrependimento para o adulto em um claro pedido de desculpas. Talvez ela nem se sinta culpada, mas sabe que não era para aquilo ter acontecido.

Foi muito importante o adulto não dar grande atenção para aquilo: ela fez sem querer. Ele sabe disso, ela também e as desculpas foram pedidas (com um olhar que ninguém normal seria capaz de ignorar, né?).

Papel colocado de volta e ela toma novo fôlego para agradar o adulto lendo do seu jeito, inventando sua própria língua.

Lindo, lindo, lindo exemplo da natureza humana! E que todos aqueles que pensam que somos essencialmente maus pensem novamente ao ver exemplos como esse!