Atualizando em junho/2020: Caí na falácia da bolha. Anos depois a realidade do racismo que eu não percebia foi se tornando cada vez mais clara. Inclusive em mim mesmo. Também tinha um ato falho no post em “Hoje chega a ser idiota afirmar que cor ou raça (gente tem raça?) não nos torna diferentes”. Tirei o “não” e me corrijo também afirmando que gente tem raça sim. Que, enquanto houver preconceito, as pessoas tem direito a fortalecer suas culturas através das suas raças e, quando não houver preconceito, ainda haverá a diversidade humana nos enriquecendo em nossa diversidade de raças.

Houve tempos em que o preconceito era por raça, cor, cultura ou casta social…

Estamos resolvendo isso aos poucos, mas parece  que era tudo sintoma e não doença.

Hoje chega a ser idiota afirmar que a cor ou raça (gente tem raça?) nos torna diferentes.

Também dá para dizer que diferenças culturais não nos tornam diferentes.

Para dizer que um criminoso também é humano, no entanto, tratados não tem sido suficientes e muitos clamam pela destruição desses demônios, desumanos, incorrigíveis.

E há os racistas que desumanizam todos que estão fora do seu restrito círculo de afinidades a ponto de tentar tirar vantagens dos outros através da corrupção, do estelionato ou do enriquecimento sem causa…

Desculpem o desabafo meio incompreensível. Estou tão decepcionado com alguns que acabo deprimido e sem fé em todos. Isso não é justo.