Muita gente ainda olha para a Internet como uma coisa a mais em nosso dia-a-dia, mas sem grande importância no quadro geral.

Para esse pessoal a Internet é como uma mistura de cinema, biblioteca, correio e outras coisinhas…

Acontece que, tirando o contato físico, todas as “outras coisinhas” estão na Rede.

Tenho tentado mostrar para a galera que a Internet já deixou de ser uma rede de redes de computadores faz muito tempo. A Internet é um lugar onde recriamos nosso mundo em todos os seus aspectos, tirando o toque, é claro.

Isso já aconteceu algumas vezes antes… Umas duas para falar a verdade… E a humanidade mudou completamente depois de cada uma.

Para explicar a Internet tenho contado essa historinha do Gronk e da Gronka.

Gronk e Gronka

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • Gmail
  • Tumblr
Caveman – Banksy

Eles eram um feliz casal das cavernas. Como não conheciam a fala Gronk mostrava seu amor por Gronka descendo-lhe umas tacapadas na cabeça.

Um dia, depois de passar uma semana (na verdade ainda não existia semana, mas fica assim para facilitar) caçando com uma tribo vizinha o Gronk voltou com uma novidade!

Gronka veio correndo para ele já se preparando para as tacapadas do tacape do Gronk, mas ele a deteve, abriu a boca e gruniu “Gronk ama”.

A Gronka ficou revoltada! Achou aquela comunicação virtual uma coisa horrível! Só não disse para o Gronk que achava que ele nunca mais a tocaria porque ainda não sabia falar!

A pobre Gronka nunca aceitou a fala e o Gronk acabou se apaixonando pela Gronkolina com quem podia conversar sobre como plantar, criar animais e sobre os deuses que regiam suas vidas.

Dizem que a Gronka e outros como ela subiram as montanhas e viraram pés-grandes que até hoje não falam.

Alguns milhares de anos depois Gronkenathon e seus amigos acabaram descobrindo um jeito de guardar palavras em papiro, mas essa é outra história, apesar de, sem ela, o conhecimento jamais viesse a se espalhar pelo mundo criando a segunda grande transformação linguística e iniciando a era das civilizações e da história.

Agora é a vez da Internet mudar radicalmente a nossa relação com a linguagem e comunicação criando um novo tipo de civilização e novas culturas.

Em tempo, quase usei outra imagem, mas achei muito explícita embora fosse absolutamente perfeita para esse post. Se você for maior de 18 anos clique aqui!