Antigamente, e na época eu já era um ancião, falava-se desse jeito: “Do contato com os aborígenes e estabelecimento nas terras conquistadas”. Ninguém mais fala assim, então achei melhor explicar.
Com “Dos seriados…” quero dizer “a respeito dos…”, tá certo?
Jericho, Heroes, Lost e, voltando no tempo, Buffy, Xena, Babylon 5 ou voltando muuuuuuito no tempo, Jornada nas Estrelas, Seres do Amanhã, Star Lost, O Fugitivo… Toda época tem seus seriados, mas uns ficam, outros marcam a ponto de nos fazer lembrar deles com nostalgia.
De todos os seriados que vi gostei mesmo foi de Buffy e Xena dentro de uma categoria e me tornei fã absoluto de Babylon 5 e Jornada nas Estrelas.
Tem uma diferença brutal, ao meu ver, entre Lost ou Heroes e Babylon 5 ou Jornada nas Estrelas. Vamos deixar Xena e Buffy de fora disso, certo? Já andei falando por que gostava dos dois e não vou me arriscar ao ridículo mais uma vez! Hahaha!
É claro que Babylon 5 e Jornada nas Estrelas foram feitos para ganhar dinheiro, mas havia algo acima disso para os seus criadores que fica claro para quem olha com atenção esses seriados. Não vou escrever dez parágrafos mostrando isso, vou apenas dizer o que interessa:
Eles tinham uma história para contar.
Já nos seriados mais modernos a gente percebe que, se há uma história (e continuo achando que em Lost não há), ela está lá no décimo segundo lugar na lista de prioridades do seriado. Isso me incomoda e me faz olhar para todos esses seriados como um entretenimento pueril.
Tempos conturbados não são oportunos para entretenimento pueril, eles pedem doses de realidade, de crítica e de reflexão…
Curiosamente parece que todos se dizem revoltados com a violência ou crimes hediondos, mas a maioria não perde a chance de se alienar diante de um lazer leve e fantasioso… Mas fantasioso que Buffy onde ao menos os personagens evoluíam e eram abordadas questões atuais para os adoles… mas eu disse que não me exporia ao ridículo de defender Buffy ou Xena! Hehehe!
No final das contas estou curtindo ver a novela de Lost, acompanhar o desenrolar de Heroes e até dei uma espiada em Jericho, mas sinto falta de um Babylon 5 para nos fazer balançar nas bases e refletir mais seriamente sobre nosso tempo. Quem será o próximo transgressor a nos dar uma obra semelhante? Ou será que ele está ai e eu não vi?
Oi Roney,
tudo bem? J que pra voltar muuito, vamos l: Perdidos no Espao, Elo Perdido… tinha um outro tambm que eu no lembro o nome direito. Acho que era “A Arca” ou algo parecido. Eles andavam num carro branco, tipo uma super van, num ambiente sempre meio desrtico (pelo menos essa a imagem que eu tenho) e se no me engano era um casal, uma criana e um macaco (certeza mesmo, s do macaco!). Por falar em macaco, e o Planeta dos Macacos? Aquilo me dava o maior medo!
E por que no falar dos desenhos? Vale tambm da poca do Globo Cor Especial, aquele programa que tinha na abertura um F1 do John Player Special? Pois , propaganda de cigarros em programa infantil!!! No Globo Cor tinha o mio e mao (acho que era de massinha) e um desenho que eu acho o mximo, que era sempre uma linha contnua de um lado ao outro da tela e tudo acontecia naquela linha (tomando forma de pessoas, etc). No lembro o nome.
Mais recentemente eu gostava muito do Star Blazers. J (!) era na TV Manchete e lembro que nessa poca a mania do Guto era desenhar nave espacial em papel milimetrado. :-D
Um abrao,
Paulo
Oi Paulo! Bom receber sua visita!
“Perigo, perigo Will Robinson!!” Perdidos no espao era muito tosco, mas eu tambm adorava! “No temas! Com Smith no h problemas!” E problemas era tudo que havia com ele!!! Hahaha! Duas curiosidades. Uma que a voz do Smith em Portugus era melhor do que o original em Ingls e outra que o Bill Mummy, o Will, teve um papel importante na dcada de 90 no que para mim foi o melhor seriado de fico cientfica: Babylon 5. O papel dele era do assistente da Mimbari Dellen, Lernier.
“Beware of the Keerchaks” (ou algo assim). Lembro bem da frase escrita na pedra em um dos episdios de Elo Perdido. Acho que foi o primeiro Lost… Tinha todo um mistrio em torno da tecnologia das pirmides e dos cristais. Eu era apaixonado pela menina loirinha de maria chiquinha! Hehehe!
Engraado, lembro bem do A Arca, mas s do carro que eram dois traillers brancos ligados por um duto flexvel. Eu adorava. Curiosamente no lembro de nada alm disso.
Teve dois planeta dos Macacos, lembra? Ou duas temporadas bem distintas… Agora estou em dvida. Eu corria para casa para no perder! Alguns episdios esto marcados na minha memria como um em que um deles fica preso em um metr com um dos gorilas que acaba descobrindo um cartaz mostrando um macaco na jaula do zoolgico. Tem a ficha no IMDB.
Mio e Mao, voc encontra vrios no Youtube. Episdios inteiros!! Passava na TV Globinhos: “no tem nada mais antigo que cowboy que d sem tiros de uma vez”.
Star Blazers tem at site (que no est rodando bem).
E Viagem Fantstica (numa ilha cheia de passagens entre dimenses) e Homem do Fundo do Mar? Lembra destes?
No consegui lembrar os nomes e nem achar os links para os outros programas que vc comentou, mas eles merecem a busca pq vc lembou muito bem!! :-)