Pais e mães corujas e possessivos! Calma! Não vou falar de livros que convidarão seus filhos a saírem de casa mais cedo!
Acontece que crianças, mais do que a maioria de nós, bem… Elas estão crescendo! Crescem o tempo todo! É uma atividade mental, espiritual e física alucinante!
Quando as privamos de meios para exercer este crescimento além delas ficarem hiperativas e angustiadas acabam perdendo o rumo e se debatendo contra o que não precisa (afinal tem um monte de coisas contra as quais elas tem que se debater mesmo!)
O que estou chamando de livros para crescer são as fábulas modernas que colocam os jovens diante das experiências que terão que viver um dia inevitavelmente, mas em vez de lidar com medos, perdas e violência na própria pele a leitura nos permite vivê-las na pele dos personagens.
Recentemente fui ao lançamento de dois livros da editora Girafa. Não os li ainda, mas creio que posso indicá-los assim mesmo.
A história é de um bebê, ainda pequeno demais para falar ou mesmo para andar. Um bebê que ainda permanece entre os limites do seu berço, mas que, graças a uma curiosidade transgressora da avó, tem sua moleira precocemente “ativada” por assim dizer. De acordo com a tal maldição a consciência vem quando a moleira se endurece, mas a dele se endureceu muito, muito cedo e ele mergulhou em um rico e estranho mundo de consciência sem fala. Todas as falas do livro são dos seus brinquedos personificados. é uma história muito instigante!
O segundo livro que descobri nesse lançamento foi O Triste Fim do Menino Ostra, de Tim Burton.
Sim, é o mesmo Tim Burton de Edward Mãos de tesoura e outros filmes “fabulescos”.
Esse livro é uma coletânea de pequenos contos que sempre giram em torno de personagens que não se enquadram nos padrões. São feios, ou tortos, ou pernetas ou, como no caso do conto título, parecem uma ostra.
Não espere historinhas que dão às crianças a ilusão de que todos as adorarão apesar das suas diferenças, como eu disse estou falando de obras que nos preparam para encontrar o mundo real e não pense que podemos manter nossos pequenos afastados dele ou que é melhor deixá-los aproveitar a ilusão da infância pois depois desses 10 ou 12 anos eles terão que saber lidar com 70, 90 anos como adultos!
Outra obra excelente é a série Desventuras em Série.
Apesar de certamente mais leve do que os dois anteriores ainda merece estar aqui nessa resenha de livros para crescer.
Uma das qualidades que logo notamos é a forma como Lemony brinca com o significado metafórico das palavras, aqui metafórico quer dizer que uma palavra pode ter vários significados mesmo que digam o contrário! Como quando nos dizem “bonito!” depois de quebrarmos o vaso caro da vovó e a gente sabe que bonito neste caso é feio…
Além disso a vida dos três irmãos Baudelaire é uma sequência de desastres que eles sempre superam com amizade, estudo, perseverança e uma surpreendente firmeza de caráter.
Tenho que chamar a atenção para a falta da palavra esperança na lista acima pois, assim como já apontei em Senhor dos Anéis, estamos diante de gente tão forte que na verdade continua em frente mesmo sem ter esperança… Isso é algo que ainda vai merecer um post único porque acho que se trata de um passo importante na mudança de paradigma que estamos testemunhando.
Opa! Esqueci de um importantíssimo!
Ao contrário de Desventuras em Série e mais próximo da linguagem mitológica ou de contos de fadas das outras dicas temos uma história um pouco de terror de uma menina que descobre em sua casa uma passagem para um mundo paralelo onde há cópias dos pais dela que procuram ser muito mais agradáveis que os seus pais originais. O único problema são aqueles botões de roupa que eles tem no lugar dos olhos…
Coraline é uma menina em plena jornada de amadurecimento enfrentando situações aparentemente muito além das capacidades de uma menininha.
Como Coraline está em falta no Submarino (pelo menos hoje) posso indicar outro que ainda não li, mas também é infanto-juvenil e assinado pelo mesmo autor. Estou falando de Os Lobos dentro das paredes.
Lucy, a protagonista, é uma menina que descobre pelos ruídos que há lobos vivendo atrás das paredes da sua casa. Conhecendo o autor tenho certeza que podemos esperar uma boa obra.
Roney,
Destes s conheo (de ler) o O Triste Fim do Menino Ostra. Sou suspeita para falar pque gosto de tudo que o Tim Burton faz mas considero este um lvro essencial para a faixa etria dos 12 +/-. cedo para o meu filhote mas certamente entrar na biblioteca dele.
Estou gostando muito desta srie dos livros infanto-juvenis. Como sempre, no concordo com tudo, mas estou gostando da srie e da idia da srie.
Mil bjs