Tem um tempão que não comento filmes, séries ou livros aqui. Me deixei envolver pelas redes comerciais por um tempo e depois passei a registrar só para mim em um vault Obsidian… Mas tô falando em cibernetiquês! É só para dizer que foi um erro, que compartilhar no blog, mesmo que as pessoas atualmente raramente comentem, é muito melhor! É coletivo! É uma coisa que a gente faz desinteressadamente pelas outras pessoas!

Mas, então, eu A D O R E I a série quando vi ano passado pouco tempo depois de lançada.

Ah! Antes! Pode ser de boas que NÃO faço spoillers!

Voltando… Não é que seja uma série maravilhosa que vai mudar seu jeito de ver o mundo, não! É uma série gostosa de assistir, sabe?

Acho que o começo é o que me pegou: a jornada da Lucy até chegar na agência do Lockwood e o primeiro contato entre os três. Isso estabelece um ponto de partida interessante para a construção da amizade e intimidade dos três que me fez maratonar a série quando assisti a primeira vez.

É. Primeira vez! Pq já vi três vezes! E não sou um adolescente afoito (nada contra vc, adolescente afoito! Isso tem muito a ver com a paixão pela vida), sou um senhorzinho de 58 hahahaha! Muito embora quem me conheça não me defina assim.

Enfim, é que tem uma química entre os atores, um carisma dos personagens e tiradas, muito valorizada na tradução para dublagem e dubladores (parabéns para a minha amiga que fez a tradução!) que dá vontade de rever certas cenas.

Ah! Claro, o clima narrativo também é essencial, estão de parabéns os roteiristas também.

Por último, tem a trama e os mistérios que são interessantes e instigantes sem esquecer de ter um caráter humano, que nos gera empatia (ou antipatia por alguns personagens que merecem antipatia, um em especial). Ao mesmo tempo não é uma história maniqueísta e tem poucas pessoas essencialmente más, o que é bom e desejável nesses tempos em que todo mundo anda se demonizando mutualmente.

Mas eu disse que ia falar dos livros!

Os livros

Só li os dois primeiros. Não fique com raiva de mim!!! Se você leu e amou, me desculpe, eu gostei mais da série e por isso não segui adiante.

Vou explicar, sem spoilers, claro.

Acho que o que mais me incomodou foi a escrita prolixa (e sou fã de Senhor dos Anéis, que li quatro vezes) com cenas longas demais sem uma boa razão para isso na minha opinião. A abertura do primeiro livro tem uma cena longa e cheia de detalhes, mas que não fica prolixa porque cada detalhe tem uma carga emocional ou de significado. Depois o autor foi perdendo isso, como se já existisse IA GPT e tivessem mandado ela imitar o estilo dele no primeiro livro.

Outra coisa é que a série acrescenta umas situações e personagens que dão uma dimensão totalmente diferente das personagens e muito mais comovente, principalmente a Lucy.

Outros momentos dos livros me pareceram simplesmente… áridos, vazios, mesmo sem comparar com a série, o que dirá para quem assistir a série primeiro.

Uma última coisa que é quaaaase um spoiler: Eu acho a qualidade das amizades bem mais honesta e genuína na série e eu dou muito valor a corações puros, a amizades que podem confiar umas nas outras sem medo. Até passa um pouco disso dos livros para a série, o que me incomodou um pouco quando assisti, mas lá a transparência e a confiança vão se desenvolvendo de um jeito mais natural e convincente.

Conclusão

Sem spoiler é o que dá para fazer!

É uma pena enorme que a série tenha sido descontinuada. Tem muitos mistérios que ficaram em aberto, ainda que a temporada se conclua bem.

Os livros podem não ser para mim, mas podem agradar… bem, são best sellers, né? Então eles agradam muita gente!

Desconfio que não foram todos traduzidos. Li os dois primeiros em inglês mesmo, mas acho que valia a pena traduzir!