Pode ler sem medo de spoilers

Esse post é uma resenha, ou mais propriamente, algumas reflexões que a leitura do livro Fora dos Planos, da Natalie Gerhardt, me trouxe.

O livro foi finalista do Prêmio Literário Voz, promovido pela editora Patuá (não achei hotsite).

Fernanda é uma jovem de 21 anos determinada e com planos bem definidos para o seu futuro próximo e profissão, mas a história acontece na última década do século passado: antes da popularização dos computadores, quando os celulares eram apenas telefones sem fio e pouca gente tinha, uma época ao mesmo tempo tão próxima e tão distante da nossa.

As diferenças entre hoje, 2024, e os anos 90 certamente não estão restritas ao telefone de disco ou à máquina de escrever, acima de tudo os relacionamentos eram diferentes, muitas coisas normais naqueles tempos causam estranhamento para quem tem menos de 30 anos.

Muitas vezes achamos que o mundo não está mudando e parte do problema é que nem sempre conseguimos entrar em contato com o mundo antes de nós. Nos falta uma visão moderna dos tempos que passaram e não basta recorrer ao que foi escrito e produzido quando o passado era hoje.

Natalie Gerhardt, na minha opinião, consegue nos colocar nos anos 90 sem julgar com o olhar moderno, mas com uma linguagem moderna e fluida.

Dá para ler o livro em uma tarde, mas demorei alguns dias para saborear melhor o texto. Menos o último terço, que não consegui parar de ler!

Por tudo isso, apesar de ambientando quase uma vida inteira antes dos adolescentes de hoje e da protagonista ter 21 anos, acho que o pessoal nessa faixa, dos 15 anos deve se divertir e ter criar outra percepção da vida às vésperas da terceira década do século XXI.

Termino aqui porque, como disse, não dou spoilers, mas se você tiver lido o livro e cair nesse post, sinta-se a vontade para despejar spoilers nos comentários hehehe! Tem muita coisa nesse livro que dá vontade de comentar!

Links