Você seria capaz de indicar uma boa escola primária em São Paulo? 

Uma das minhas melhores amigas está de mudança ali para Sampa (acho mais perto que a Barra da Tijuca, se bem que acho a Barra mais distante que a Serra Leoa! Hehehe!) e precisa de uma escola para colocar o meu sobrinho de 5 anos…

Ola a lista de qualidades desejadas:

– escola laica (não pode ser religiosa)
– se possível, pequena
– não muito cara
– sem ser “da moda” ou “de rico”
– que tenha um bom conteúdo, suficiente para passar no vestibular
– sem ser muito “bicho grilo” ou “alternativa”
– metrô perto
– que continue pelo menos até o final do ensino fundamental (sem ser só a alfabetização)

T? lá no blog dela

Dai eu fiquei pensando… Mas antes de continuar, se vc tiver alguma sugestão deixa nos comentários daqui mesmo ou do blog da Carolina.

Então, eu fiquei pensando no que define um bom colégio. Eu estudei em váaaarios: Santa Dorotéia, Nossa Senhora do Carmo (Brasília), Sacre Couer de Marie, Tamandaré etc.

Note que a maioria deles não tinha nada de laico, mas até que não acho que isso me causou mal, pelo contrário, serviu para me dar uma overdose de religião que, com ajuda do senso crítico adquirido com muita leitura, serviu justamente para me tornar uma pessoa bem laica por assim dizer.

Mesmo assim concordo com os critérios da Carol, só que lembrei da época em que levávamos em consideração a metodologia de ensino da escola em vez da classe social a que ela atende ou tamanho.

O que aconteceu com as metodologias de ensino? Não vejo mais as escolas dando destaque a isso. Posso estar mal informado, mas tenho a impressão de que as propagandas das escolas estão voltadas para um lance “É cool ser da xpto” ou “a xpto tem o melhor índice de aprovação no vestibular”.

Gente! Vestibular não é meta, é uma mera passagem de um canto para outro! As metas deveriam ser entender os estágios do desenvolvimento da cultura e da arte através dos estilos (clássico, barroco, simbolista, naturalista etc.) e desenvolver senso crítico e capacidade de selecionar informações transformando-as em conhecimento. Isso e aqueles conhecimentos básicos de matemática, física, biologia, linguística… mas sempre como base para o desenvolvimento de um pensamento próprio.

E o pior é que eu teria feito a mesma lista de requisitos que a Carol fez e me esqueceria disso tudo que acabei de falar simplesmente porque nem sei se este tipo de escola ainda existe…