Você seria capaz de indicar uma boa escola primária em São Paulo?
Uma das minhas melhores amigas está de mudança ali para Sampa (acho mais perto que a Barra da Tijuca, se bem que acho a Barra mais distante que a Serra Leoa! Hehehe!) e precisa de uma escola para colocar o meu sobrinho de 5 anos…
Ola a lista de qualidades desejadas:
– escola laica (não pode ser religiosa)
– se possível, pequena
– não muito cara
– sem ser “da moda” ou “de rico”
– que tenha um bom conteúdo, suficiente para passar no vestibular
– sem ser muito “bicho grilo” ou “alternativa”
– metrô perto
– que continue pelo menos até o final do ensino fundamental (sem ser só a alfabetização)
T? lá no blog dela.
Dai eu fiquei pensando… Mas antes de continuar, se vc tiver alguma sugestão deixa nos comentários daqui mesmo ou do blog da Carolina.
Então, eu fiquei pensando no que define um bom colégio. Eu estudei em váaaarios: Santa Dorotéia, Nossa Senhora do Carmo (Brasília), Sacre Couer de Marie, Tamandaré etc.
Note que a maioria deles não tinha nada de laico, mas até que não acho que isso me causou mal, pelo contrário, serviu para me dar uma overdose de religião que, com ajuda do senso crítico adquirido com muita leitura, serviu justamente para me tornar uma pessoa bem laica por assim dizer.
Mesmo assim concordo com os critérios da Carol, só que lembrei da época em que levávamos em consideração a metodologia de ensino da escola em vez da classe social a que ela atende ou tamanho.
O que aconteceu com as metodologias de ensino? Não vejo mais as escolas dando destaque a isso. Posso estar mal informado, mas tenho a impressão de que as propagandas das escolas estão voltadas para um lance “É cool ser da xpto” ou “a xpto tem o melhor índice de aprovação no vestibular”.
Gente! Vestibular não é meta, é uma mera passagem de um canto para outro! As metas deveriam ser entender os estágios do desenvolvimento da cultura e da arte através dos estilos (clássico, barroco, simbolista, naturalista etc.) e desenvolver senso crítico e capacidade de selecionar informações transformando-as em conhecimento. Isso e aqueles conhecimentos básicos de matemática, física, biologia, linguística… mas sempre como base para o desenvolvimento de um pensamento próprio.
E o pior é que eu teria feito a mesma lista de requisitos que a Carol fez e me esqueceria disso tudo que acabei de falar simplesmente porque nem sei se este tipo de escola ainda existe…
Obrigada pela ajuda, querido.
Quanto metodologia, eu tenho visto por a mtodos conhecidos em todas as escolas. Acho que a poca de “experimentao” com isso meio que acabou. Muito se fala agora da linha Montessoriana, que construtivista e muito me agrada.
Bjs!
Roney, eu venho passando exatamente por essa busca, porque estou procurando escola para as minhas meninas. Elas so ainda bem pequenas (acabam de completar dois anos), mas j escolhemos uma escola que acho brbara e que vai at o final do ensino fundamental. Eu no sei se tua amiga curtiria, provavelmente no, j que voc citou um dos critrios dela como ‘no ser alternativa demais’. Eu sempre desejei que as minhas filhas frequentassem uma escola e tivessem uma educao que acima de tudo as respeitasse. Que permitisse que elas fossem exatamente o que so, e que as auxiliasse a descobrir sua formao dentro disso, sem atropelos. Uma educao no padronizadora, que respeitasse e, mais do que isso, valorizasse a unicidade do indivduo. Colocar uma criana no ensino fundamental pensando j no contedo para o vestibular no para mim, definitivamente. Eu acredito em buscar mais do que um amontoado de conceitos para as minhas filhas. Quero que a escola para elas seja uma experincia de fato, que elas busquem seu prprio aprendizado, que se sintam construindo seus prprios saberes, nascidos das perguntas que so vitais para elas em cada momento – e que sero diferentes para cada criana, para cada aluno. Eu acredito que aprender muito mais do que absorver contedo. Tambm acredito que viver muito mais do que passar no vestibular e cursar uma faculdade. desse outro lado, alm desses limites, que eu quero que minhas filhas experimentem. Por isso escolhi a escola delas tendo tudo isso como base. Se depois de ler esse tijolo todo que eu escrevi, voc achar que a indicao pode servir para a tua amiga, me d um toque que eu escrevo pra ela. Desculpe encher tua caixa de comentrios com tantas elocubraes… que o assunto me apaixona! bjo grande.
Oi Renata!
Talvez no faa muito o estilo da Carol mesmo, mas faz o meu! ;-)
Estudei em colgios de freira (Santa Dorotia, Sagrado Corao de Maria, Nossa Senhora do Carmo) e pblicos (nem lembro o nome… Era no Leme – RJ), mas tenho paixo por experincias como Summerhill e adoraria saber que h colgios semelhantes no Brasil.
Gosto de acreditar que tenho uma mente livre e escapei das conseqncias de uma educao mais rgida, mas foi graas aos livros (Senhor dos Anis, A Evoluo da Fsica, Eu Rob, Machado de Assis) e msica clssica, no aos colgios.
Creio que se podemos colocar nossas crianas em escolas como a que vc descreveu nem tem que pensar trs vezes!