É engraçado falar em uma revista digital cuja fonte é um site que, afinal, é digital. Mas o fato é que foi isso que o Overmundo fez: uma revista digital com alguns artigos destacados do site (clique para pegar a versão em PDF). Em breve estará disponível também em iPad.

Para quem não sabe o Overmundo é um site feito colaborativamente por um sem número de pessoas que escrevem principalmente sobre cultura. Aquele tipo de cultura que fervilha nas ruas estreitas do Brasil ou em ruas largas, mas paradoxalmente longe do alcance dos olhos da média de massa.

Nada contra (tá bom, tenho um pouco contra) as mídias de massa afinal elas são necessárias para criar aqueles símbolos comuns a quase todos que transformam nossas diversas tribos e um país, no entanto é nas manifestações artísticas das tribos que estão as inovações que garantem a evolução da arte e junto dela da nossa consciência pois cultura, arte e consciência são lados de um grande mobile.

Justamente por isso é importantíssimo que existam iniciativas como o Overmundo e creio que ele é a maior das dedicadas à Cultura Brasileira.

A qualidade dos textos é excelente demonstrando que a produção colaborativa funciona, mas ainda assim acho a curadoria da produção cultural importante quando bem feita e se há uma equipe qualificada e ligada nas pequenas, médias e grandes manifestações culturais brasileiras para fazer isso é a equipe do Overmundo. Já assisti vários deles mostrando isso em palestras e falas em universidades e outros lugares.

Confesso que há tempos não lia a Overmundo como deveria, mas creio que com a revista passarei a beber mais dessa fonte.

É claro que essa é uma primeira versão e há arestas para aparar: o pdf precisa ser melhor diagramado para facilitar a leitura e o aplicativo pode ter uma navegabilidade melhor, oferecer a possibilidade de compartilhar seu conteúdo nas redes sociais de que participamos e se ajustar à orientação do tablet, mas certamente veremos esses recursos surgindo a cada edição.

Fiz um pequeno vídeo mostrando a Overmundo no iPad: