Atualizando em 12/08/2010

Percebi que as pessoas estão caindo aqui em busca de uma definição enciclopédica para contemporâneo então decidi selecionar duas fontes que achei boas:


Dar nomes às coias é algo incrível que a nossa espécie faz. Com uma só palavra centenas ou mesmo milhares de facetas e nuances acabam resumidas dentro do espaço de uma tomada de fôlego.

Barroco…

— Dadaísmo…

—— Bizantino…

Está certo que agora tudo é volátil e transitório, quase ninguém lembra do que vem junto com estas palavras, aliás nem mesmo de outras aparentemente tão mais comuns como sucesso que todos acham que é o mesmo que fama. Mas uma busca rápida num Google, Yahoo ou Clusty da vida rapidamente restitui a glória dessas palavrinhas.

O caso aqui entretanto é outro.

O caso é que é muito fácil dar nome ao que já foi, difícil é batizar o que é. Tente descrever com uma palavra o que sente no momento que se decepciona com um ídolo.

Daí me pergunto sobre a arte contemporânea… Esse é o tipo de nome que só pode ser provisório, afinal toda arte é contemporânea em seu próprio tempo. Um dia darão um nome para a nossa arte, pelo menos para aquela que sobreviver à passagem das décadas. E que nome será esse?

Tenho pensado em infantilismo ou irracionalismo. Só preciso descobrir como defender este ponto de vista! ;-)