Não pretendia escrever hoje, muito trabalho e pouco tempo, sabe? Mas ai recebi um email pedindo para assinar uma petição online contra o artista que fez de um cão moribundo, alegadamente, uma obra de arte.
O cão foi amarrado na galeria em um dia e morreu durante o dia seguinte.
Assim como milhares, ou mesmo milhões de cães de rua, ele já estava doente e abandonado pelas ruas quando foi capturado pelo artista.
Nossa primeira reação é de horror, para ser sincero a segunda também… Afinal, filho único, minha irmã era uma cocker spaniel. Acontece que tenho o costume de pensar nas coisas não apenas no impulso das emoções, mas também à luz do pensamento crítico livre das influências do coração.
Será que as 50 mil pessoas que votaram na petição online são vegetarianas? Será que ignoram os horrores infinitamente superiores a que são submetidos suínos, aves e bovinos para satisfazer nossa sanha alimentar?
A arte tem a difícil tarefa (e praticamente só ela) de dissecar os nossos horrores diante dos nossos olhos! A arte de entretenimento existe, mas é ótima para tempos dourados (se bem que esses são frequentemente a semente de tempos negros obscuros) e não para eras como a nossa em que as atrocidades se tornaram torrentes escorrendo por todas as ruas e tingindo nossas cidades com uma cor ocre e insuportável.
Não espero que o artista repita o feito e espero que nenhum outro idiota tente imitá-lo, o que devia ser dito já foi dito ao custo de uma vida e toda vida é inestimável. Mas quantas vidas podem ser salvas se este horror nos despertar?
Infelizmente eu duvido que a maioria das pessoas esteja realmente horrorizada, pelo menos não o bastante para deixar de usar suas roupas GAP feitas com trabalho escravo infantil, se lambuzar em litros de leite, queijo e carnes feitos às custas da tortura de milhões de irmãos terráqueos ou para buscar um estilo de vida menos consumista e mais centrado no desenvolvimento humano, cultural e artístico.
Por tudo isso não vou votar contra a participação do Guilhermo Vargas (da Costa Rica) na bienal de arte centro-americana de 2008 em Honduras.
Links úteis:
- Artigo posterior no G1: aparentemente na verdade o cão inclusive fugiu da galeria.
- A Arte Pode Matar: post contanto a verdadeira história (o cão era alimentado e seria adotado depois da exposição)
valeu por me linkar…
Nem tem muito o que dizer, quando vemos as coisas com um pouquinho s do uso da razo, a gente v como as pessoas se mobilizam por coisas banais, e quando realmente precisam rever conceitos, no fazem nada…
abraos cordiais…
Roney,
Existe uma diferena fundamental entre “dissecar os nossos horrores diante dos nossos olhos” e pura e simples crueldade. Ele obteria exatamente o mesmo efeito, por exemplo, com uma fotografia da mesma cena ou uma escultura realista, ou um vdeo, ou o que for. E a diferena no est em um filtro a nossos olhos e sim na temporalidade da coisa. Uma fotografia de um co faminto tirada e em seguida o co liberado para seguir o seu destino.
Outra coisa… O co no era alimentado e morreu realmente, segundo declaraes do prprio artista. A dona da galeria disse que o co fugiu mas confirmou que no era alimentado. Foi crueldade sim, pura e simplesmente.
E sobre a questo vegetariana da coisa, s tenho uma coisa a lhe dizer: o ser humano onvoro.
Vamos ento parar de usar papel higinico pque destri rvores! Sua linha de argumentao bem similar a isso…
A coisa no se justifica por ser “arte”. O artista tem, tambm, uma responsabilidade social.
Bola fora, essa…
Bjs
Sarah, no h de qu! :-)
Carol, tudo bem que a gente onvoro, mas a gente precisa usar o esquema de fazenda corporativa em que os bois so dissecados vivos e todos aqueles horrores que vemos nos “A Carne Fraca” ou Earthlings da vida? Tenho certeza de que h formas mais dignas de matar os animais que comemos… A menos que estes filmes sejam mentirosos…
Eu vi um artigo onde a galeria afirmava que o co estava sendo alimentado e bem tratado e que seria at adotado depois da exposio, mas mesmo que a idia fosse matar o bichinho do mesmo jeito que centenas deles so mortos pela indstria farmacutica anualmente, eu ainda acharia vlido. Hediondo, mas vlido… E uma nica vez.
Roney,
eu achei uma bela de uma porcaria.
no era arte,foi uma malandragem misturada com mau gosto total.
como disse a carol, fotografias podem trazer sensaes muito mais fortes.
Eu vou continuar comendo carne muito bem, obrigado.
E no pq o boi morre sofrendo que eu vou sair por a dando tiro em passarinho, empilhar no meio da praa e me chamar de artista.
Ou pegar minha arma finlandesa e atirar no pessoal da escola e colocar minha “obra de arte” no youtube.
Fico esperando uma futrua obra de arte com esse artista amarrado pelos ps, pelado, largado l no meio da galeria. o potinho de gua, claro, fora de alcance.
Eu mandei um email para o cara, o artista… Sujeitinho grosso, viu? Disse que no tinha inteno de matar o cachorro, mas com uma agressividade fora de srie! Se ele no quisesse o mal entendido que no se calasse quando vieram entrevist-lo. Acho que a declarao da galeria de arte est correta e que o artista achou que a polmica seria boa, mas no aguentou o tranco.
Pense bem, voc acha que nenhum dos visitantes teria ativado os rgos de proteo aos animais caso o bichinho estivesse sendo mal tratado?
Se o co realmente foi deixado ali para morrer de fome e ningum fez nada ento eu acho que a obra no s propcia como foi pouco! Se estamos to insensveis talvez seja hora de pegar uma famlia de misesveis e deixar amarrada junto parede (junto com o artista) sob a frase escrita com notas de Euros “Enquanto voc vai ao cinema…”
No h palavras para designar uma atitude dessa. Esse cara deveria ser punido assim como se tivesse matado um animal da espcie humana. Ser cruel com um ser to inocente e privado de defesa, nesse caso, um ato de covardia, crime contra a vida. Eu, como biloga e ser vivo, estou revoltada com tal ato. Se isso pode ser considerado arte, acho que terei que voltar para a escola novamente para aprender novos conceitos.
Isso nojento!!! Naum tem descrio mas..
Olhem s..Achei uma tima iniciativa.
o seguinte, fiquei sabendo que existe um site
http://www.orkupet.com que tipo um Orkut, s que para animais de
estimao.
Bem show..
Flw.
http://WWW.ORKUPET.COM (O Orkut dos Bichos!)
pra esse ai so falatam o rabo e chifres , visto que a obra de demonio ele ja fez- maldito desgraado torturador de animais
me pergunto, ninguem defendeu o co? no importa que ele fosse doente abandonado ou o que seja, ele tinha pelo mens direito a um fim de vida digno, poderia mesmo vir a morrer mas depois de ser dignamente medicado atendido por algum veterinario e op exposto aos desejos abominaveis desse desgraado chamado de artista
Se vc ler o post at o fim ver que na verdade o artista tentou salvar o cachorro, ele estava sendo alimentado e seria adotado depois.
Parte da inteno dele era chamar a ateno para milhares de ces na mesma situao daquele que seria salvo, mas infelizmente estava to doente que no resistiu.
No deu certo, em vez das pessoas pensarem na crueldade da sociedade com os animais demonizaram o artista.
Em todo caso cheguei a tentar falar com ele por email e o cara foi super grosseiro.