Ver os vídeos do Marco Gomes e do Edney sobre o dia da toalha me deu vontade de fazer minha contribuição, mas vou por escrito!

Para quem não é nerd a nerdice pode parecer uma coisa tola ou infantil, afinal somos sonhadores e nos divertimos com coisas irreais como ficção científica e fantasia.

Um nerd pode ser infantil sim, mas não é uma regra. Além disso podemos ser infantis e ainda assim levar a vida muito a sério!

Douglas Adams de certa forma fez uma síntese da essência do nerd e vou listar algumas dessas características (na minha opinião):

– Humildade: fala sério! O livro começa com a Terra sendo destruída para construir um viaduto. A história da humanidade é repleta de exemplos da nossa soberba, de acharmos que somos o centro do Universo, que o Criador de tudo foi domesticado por nós entre 5 e 2 mil anos atrás etc. O nerd enxerga a grandeza do Cosmos e percebe que ainda estamos na pré-infância da nossa história. Ah! O fato dos humanos serem apenas a terceira raça mais inteligente do planeta também mostra isso muito bem!

– Problemas são diverdidos: Don’t panic… Atrás dessa frase vem um princípio de vida que permeia toda a obra do Adams e em outras importantes como Doctor Who (para o qual ele escreveu alguns episódios): se a gente não morrer na catástrofe teremos uma grande história para contar, então porque perder tempo durante ela? Aproveite a viagem ;-)

-A boa ironia: Existe uma ironia que procura ridicularizar quem está por baixo, que muitas vezes reduz a fraqueza o que devia ser visto como força. A obra de Adams é repleta de uma outra ironia, a que mostra o ridículo das nossas idiosincrasias. Desde a nossa cultura como a burocracia e sistema econômico até comportamentos individuais.

– Gerônimoooo!!! Ok, o brado é de Doctor Who, mas pode ser considerado mais uma influência do Adams: mergulhe de cabeça no desconhecido! Lembro da Trillian, mas a obra toda é permeada por ideias como “o que será aquilo? Nunca vi algo assim! Vou lá!”. O não nerd busca um mundo fixo, imutável, nós gostamos da eterna transformação da vida, da matéria, das ideias, da moral…

-42… Essa é uma das coisas mais subestimadas e mal compreendidas! Nós nerds não sabemos explicar e os não nerds acham que somos idiotas por ficar tão excitados com isso! Estou até para escrever um post só para o 42! Acontece que há conceitos que podem ser resumidos em uma palavra hoje, mas exigiram milhares de páginas ao longo dos milênios para chegarmos a isso. 42 é um código assim. Tem a ver com a percepção de que existe uma resposta para o Universo, a vida e tudo mais. Essa resposta é simplíssima e unifica todas as outras respostas (como o campo unificado de Einstein ou a teoria das cordas), mas para entender a resposta nossa mente deve estar pronta e devemos conhecer as perguntas certas! Por algum motivo isso soa lindo demais para os nerds!

A pergunta agora é: vou sair de toalha na rua hoje?