Não dá para passar diante de uma livraria sem dar uma folheada…
Tinha uma Travessa no meio do caminho…
Peguei Deus um Delírio para dar uma folheada.
Aqui está a capa:
O livro parece bem interessante e pretendo comprar afinal é escrito por um cientista respeitável e tudo o mais e eu realmente acredito que a gente está precisando se livrar desses fanatismos religiosos que andam por ai, mas…
Nem tanto ao norte, nem tanto ao sul… Tem que ler o livro para tirar a prova, mas na introdução e nas orelhinhas a gente acha coisa do tipo “orgulho ateu”. Bem, ateu, evangélico ou Quandum, se é orgulhoso pode acabar mais apegado ao seu orgulho do que ao desejo de entender melhor as coisas.
Li apenas umas duas páginas e posso estar me precipitando, mas escrevi o seguinte depois dessa rápida análise:
Um dos melhores deuses que podemos adorar no século XXI é a perplexidade e êxtase na jornada do conhecimento.
Os deuses existem, é claro! Eles são o modelo dos humanos que não nos atrevemos a crer que podemos ser.
Não é a ideia de deus que é nociva, mas a apropriação de ideias, de qualquer ideia, por quem deseja se impor aos demais: Orgulho ateu não é menos ruim que o fanatismo religioso.
Polemicazinha:
Deus o modelo dos humanos ou os humanos so o modelo de Deus?
O grande mal do homem achar que Deus um ser igual, inclisive fisicamente, ao homem, sucetveis s mesmas falhas e imperfeioes. A entra o erro e os dogmas inteis que as religies criam.
Abraos
Hehe! No chega a ser polmica porque os dois lados do debate tem perfeita segurana das suas idias ou crenas! ;-)
Os religiosos tem certeza absoluta que h Deuses e que eles nos moldam de alguma forma.
Do outro lado, humanistas e cticos tem convico de que sabemos tanto sobre os Deuses (se que eles existem) quanto Ptolomeu sabia do Cosmos! ;-)
Alis, pior que isso… Provavelmente a imagem de Deus que a gente construiu to parecida com ele quanto o universo imaginado pela mitologia Ind onde a terra era um disco sobre os ombros de quatro elefantes que ficavam em p sobre uma tartaruga que cruzava o vazio… ;-)
No me atrevo a teorizar sobre Deuses, no para fora. Mantenho minha viso para mim mesmo. Estou mais disposto a tentar entender quem e como funciona o humano…