Escrevo quase todo dia, sempre tem assunto, mas tem dias que a gente está com tanta vontade de fazer outras coisas que acabamos não escrevendo… Tem uns lances que pensei na sexta quando estava vendo o show das meninas do Quarteto em Cy, tem Stardust para comentar, tem muita coisa, mas vou deixando…
Só para não ficar um vácuo aqui decidi copiar um comentário meio grande que fiz lá no blog do Alex de Castro em um post com um semi-papo entre ele e um religioso por email (acho):
Eu sou um ateu que gosta da teoria das cordas ;-)
A resposta para como o universo surgiu é simples: não sabemos ainda ;-)
Há suposições envolvendo a super-gravidade e um tipo de colisão de dez das dimensões contidas numa décima primeira que, formando uma rugosidade ou coisa parecida teria dado origem ao nosso universo.
No entanto nada disso importa pois essa mania que os teístas tem de enfiar deuses em nossa ignorância é um dos mais sérios ataques CONTRA a crença na existência de um Deus!
Conforme vamos entendendo como as coisas funcionam menor deus vai ficando até que um dia ele desaparecerá totalmente…
No momento ele é uma criatura extremamente preguiçosa que estalou os dedos uma vez bilhões de anos atrás, deu um empurrão no Universo e ficou olhando.
Por algum motivo ele adora afastar moças dos namorados a pedido das mães, arranjar emprego para quem acredita nele, aparentemente porque ele precisa muito que acreditemos nele e fica muito satisfeito com isso! ;-)
Fugindo um pouco do assunto…
Duvido muito que exista uma consciência por trás da criação, mas, como você, tenho certeza de que deve haver consciências tão mais avançadas que a nossa que nos parecerão deuses.
Além disso creio que a crença em deuses pode ser muito útil para auxiliar no desenvolvimento da nossa própria consciência, mas as crenças atuais estão velhas. Aposto mais em algo como o Pó da obra de Philip Pullman (Fronteiras do Universo).
Só te peço encarecidamente que, se repassar isso para o teísta, não diga que fui eu que disse, tá? A maioria dos teístas precisam muito acreditar em deus e normalmente vem atrás de ateus para “matar” os inimigos que podem mostrar a ele que aquele deus é uma fantasia só dele… Não tenho muita disposição para falar a quem não quer ouvir ;-)
Agora, se ele quiser mesmo ver deus com novos olhos, expandir sua consciência e tiver coragem de pagar o preço por isso… ;-)
e eu nao faco ideia do que seja teoria das cordas… ;)
Fabuloso! Adoro a “neo-fsica”! Inclusive, diga-se de passagem, estou lendo um livro que se chama “A Fsica da Alma: a Explicao Cientfica para a Reencarnao, a Imortalidade e Experincias de Quase Morte” do Dr. Amit Goswami. O cara foi um dos cientistas que falou sobre a F.Q. no filme Quem somos Ns.
Mas voltando ao assunto, permita-me comentar sobre um nico pargrafo do teu texto:
Duvido muito que exista uma conscincia por trs da criao, mas, como voc, tenho certeza de que deve haver conscincias to mais avanadas que a nossa que nos parecero deuses.
At mesmo para os cientistas mais cticos algo pre-existe a criao do universo. Isso porque o nada no existe. A idia do nada aterroriza qualquer um! O nada alguma coisa do infinito, que no me lembro bem o que … ;-)
Mas, falando de Deus, claro que ainda no temos capacidade intelectual para com nossas parcas mentes conceb-Lo. Deus est muito acima do que qualquer fraca mente terrquea possa conceber, por mais forte que seja. Ainda no entendemos nem as suas criaes, imagina se O entenderamos?
Existe uma indagao que, apesar de simples, faz-me entender cada dia que uma conscincia superior que rege as nossas conscincias e as conscincias mais avanadas, como voc disse no teu artigo. L vai:
Se Deus existe? Lance um olhar a tudo o que criao das mos do homem. Todo o resto, julgue pela sua prpria razo.
Claro, qualquer um que ler o que eu escrevi aqui, certamente pensar: “Esse cara t tentando me convencer que Deus existe!”. Quem pensar isso est equivocado. Essa a minha f, o que eu sinto, o que o meu intelecto, inteligncia e razo conseguem conceber. Se eu mesmo no consigo explicar o que Deus, certamente no terei argumentos para convencer ningum de nada. Cada um encontra-Lo- em suas buscas interiores…
Mas voc lembra quando falamos no Taekwondo brevemente? Ao invs de ficar nos preocupando em entender Deus, apenas faamos aqui o que devemos fazer. Temos muito trabalho a fazer, quando eu morrer, quem sabe, eu possa entend-Lo.
Ah! Se todo ateu pensasse assim! rs…
Abrao!
Alex, as tais cordas so coisa muito nova… Quem diz que as entende provavelmente est tirando onda ou maluco e pensa que entende! ;-) Tem muita melodia mais importante para ocupar as nossas preocupaes! ;-)
Ramon… Se todos que acreditam em Deus fossem como voc! ;-)
Como o seu blog centrado na crena em Deus suponho que receba uns comentrios idiotas de auto-proclamados ateus (ateu de verdade raro) enquanto eu, mais ctico, recebo mais comentrios idiotas de auto-proclamados religiosos (religiosos de verdade tambm so raros! Hahaha!)
Idiota tem em toda parte ;-)
hehehe! verdade!