Se você já leu a trilogia Fronteiras do Universo (A Bússola de Ouro, A Faca Sutil e A Luneta âmbar) e, naturalmente, espera ansiosamente pela adaptação do primeiro livro para o o cinema com certeza gostará de ler as respostas que o diretor (Chris Weitz) às perguntas que os fãs estão fazendo no blog da MTV (saiu do ar).
Se você não leu talvez seja melhor ler antes. Ai ao lado está o primeiro da trilogia.
Já andei falando sobre ela várias vezes (a última vez foi no dia das crianças) e ainda vou falar muitas outras pois eu realmente não vejo nenhuma outra obra tão audaciosa e importante quanto essa desde… bem, desde muito tempo.
Depois de ler as respostas do Chris fiquei bem mais tranquilo em relação à integridade das questões filosóficas da obra de Pullman e dos questionamentos surpreendentes que ela propõe não só para a nossa visão religiosa como para a nossa própria concepção de consciência. É uma obra obrigatória.
A propósito, ainda outro dia alguém me disse quando comentei um livro infantil bobo, mas muito popular “Ah! Isso é livro de criança!”. Bem, eu lhe perguntei o que era mais importante do que um livro de criança, mas creio que ele não lembra que é nelas que está o maior potencial transgressor e evolutivo da nossa espécie.
Dê a uma criança um livro que a estimula a ser uma Cinderela sonhadora e ela será um adulto refratário à mais rasteira filosofia e facilmente manipulável pela mídia ou pelo consenso geral. Dê a ela um livro que respeita sua liberdade e teremos não apenas um adulto crítico, mas um adulto capaz de criar novos mundos possíveis…
oi
achei meio estranho q uma pessoa que se diz culta, que l bons livros como vc, veja em livros de fico a verdade.Foi a mesma surpresa quando minha tia disse q acreditava no livro o codigo da vinci.
li a coleo harry potter, as fronteiras do universo, a coleo de Dam Brow, e gostei muito de todos mas nem por isso os levei a srio. Gosto de ler bons livros como esses, mas para passar o tempo e aumentar o meu vocabulrio.
um livro como “O Diario de Nina, uma jovem sofrendo sob o terror stalinista”, “Manh de Inverno, Uma jovem no guetos de Varsvia,na Polonia quando foi invadido pela Alemanha de Hither” entre tantos que li eu recomendo q leia para q possa ser livre e descobrir o verdadeiro caractr humano.
quanto a Igreja Catlica, as pessoas tem inveja por uma Igreja q tem 2007 anos, e as foras do mal no h destrui. E olha q no sou catlica!!!mas tenho q reconhecer, ela tem um trabalho belissimo
Comentando: Pois Laura, tenho muitos amigos cultos e vrios deles acham que sou culto e que estranho eu ver algo srio em algumas obras de fantasia, mas no se esquea que o livro que mais influenciou o mundo uma obra de fantasia, a Bblia. Seja ela real ou no a narrativa de fantasia e no por acaso.
Comparar Harry Potter e Dan Brown (pouca coisa tem menos valor literrio) com Fronteiras do Universo no faz sentido para mim.
Alm do mais eu nunca disse que sou culto… Acho minha cultura super-falha! Tem vrios clssicos que eu no li! J at escrevi posts dizendo que no me considero culto. Voc que deve ter ficado com esta impresso.