Prefiro não falar de tecnologia aqui, mas um bom hacker (do tipo que acredita que o conhecimento deve ser livre e não do que invade sistemas) fica irrequieto diante de certas coisas…

Acontece que a minha esposa (brilhante tradutora inglês-português) está traduzindo um negócio feito em Power Point.

Lá pelas tantas aparece um slide com a caixa de texto jogada tão para a esquerda que não dá para selecionar ou editar nem fazendo um zoom para 1%.

“Oh! Quem poderá me socorrer!?” – Exclama teatralmente!

Como o Super Mouse não está disponível entra em cena o Peter Potamus (eu, claro) que abre o PPT com o OpenOffice.org e… Tãndãm! Lá está o slide intacto! Basta salvar novamente exportando para PPT e, além de ficar 40% menor, volta a funcionar normalmente no programinha da Microsoft.

Já perdi a conta das vezes que me deparei com um documento Office incompatível com o próprio Office! Isso acontece quando abrimos o documento com uma versão mais moderna do aplicativo, quando abrimos um documento feito, por exemplo, no Word em inglês com o Word em português ou mesmo quando temos a versão 6.0.1.9.c e o documento foi gerado na 6.0.1.9.b!!!

E depois tem gente que fica temerosa em usar um programa incompatível com o Office…

Bem, não vou te sugerir apagar o Office agora e migrar para o OpenOffice Libreoffice, mas que vale a pena ter o bichinho instalado isso certamente vale! Até porque o Office tem somente a decrépita Microsoft para desenvolver e apoiar enquanto o OpenOffice Libreoffice tem apoio da Sun (com o StarOffice), do Google (que está tramando alguma coisa com ele) e da IBM (com o Symphony).

Pronto! Desabafei!