Higiene e máscara prejudicam o sistema imunológico?

Multidão com máscara

Evitar o contato com patógenos deixa nosso sistema imunológico mais fraco?

Ou seja: usar máscaras, lavar as mãos e não lamber gente com doenças pode nos deixar mais suscetíveis?

Tô vendo um bocado de alarmismo com isso.

Nós achamos que formamos nosso sistema imunológico nos expondo a patógenos e não está errado, mas não é só isso.

Mais importante: há patógenos muito perigosos aos quais a gente definitivamente não quer se expor! Por isso criamos vacinas que nos apresentam às assinaturas de patógenos perigosos sem que tenhamos que correr o risco de pegar as doenças que eles causam.

Sim, doenças pois alguns causam mais de uma, como o da catapora que causa também a herpes zoster (que tem vacina também).

Outro ponto importante é que temos uma fábrica de assinaturas de patógenos em nosso corpo que produz uma biblioteca absurdamente vasta de possíveis patógenos, é o Timo.

Então, mesmo que a gente nunca tenha sido exposto a um determinado patógeno nosso corpo é capaz de reconhecer um “treco” dentro dele que não devia estar ali e começa seu processo de contenção, eliminação, identificação e prevenção guardando cópias mais específicas da assinatura daquele patógeno.

Tô simplificando absurdamente porque não sou infectologista e o sistema imunológico é uma das coisas mais complexas que você vai estudar na sua vida.

Veja bem, o sistema imunológico se super especializa quando é exposto a um patógeno, digamos, o Amarelão. Isso quer dizer que ele vai reconhecer o Amarelão e qualquer parente, até o primo de enésimo grau que é diferentão, mas isso não o deixa preparado para lidar com o Laranjão, entende?

O que acontece é que, quando já conhecemos o Amarelão e ele aparece todo ano as nossas defesas se reforçam. Se ficamos muito tempo sem contato com ele elas vão enfraquecendo.

Isso vai de patógeno para patógeno.

O sars-cov-2 em 6 meses a gente já tá esquecendo dele, por isso tanta dose de reforço. A influenza tá mais para um ano e tem patógeno que é capaz da gente nunca pegar de novo se pegou uma vez.

No entanto estou vendo jornais falando de gripe piorada porque as pessoas passaram 2 anos sem se expor a ela… Primeiro… Que bom, né? ;-) Segundo que também teve uma queda grande na vacinação contra gripe. Não dá para avaliar essas coisas levianamente.

Como disse, passamos por um momento em que é muito importante deter o avanço de doenças respiratórias.

Muita gente ainda não recebeu a primeira dose das vacinas contra covid-19 (justamente as crianças que todos sempre queremos proteger) e tem outras doenças respiratórias que podem inspirar mais cuidados.

Não é momento para ficar propagando hipóteses mal embasadas sobre supostos efeitos indesejáveis do uso de máscaras e de higiene, né?

Uma boa referência sobre o sistema imunológico, e escrita em uma linguagem bem acessível, é o livro Immune (infelizmente ainda não publicado em português) do Philipp Dettmer:

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • Gmail
  • Tumblr
Immune: A Journey Into the Mysterious System That Keeps You Alive

Foto da capa: Yoav Aziz on Unsplash


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This

Share This

Share this post with your friends!