Ainda bem que não pago para pegar filme na locadora!

Assisti o DVD “De Aristóteles a Stephen Hawking” agora e, nossa! Que lixo!!!

Dediquei 27min do meu dia a ver uma descrição de como a ciência é maravilhosa para tentar entender as leis do Universo, mas…

Mas…

A ciência não pode tentar decifrar o Universo em si pois ele é infinito (quem disse?) e, afinal, que absurdo! isso seria ir contra Deus!

Por quê, Eru? Por que tentar entender a existência seria ir contra Deus? A menos que fosse um Deus mesquinho e orgulhoso que deseja manter todos ignorantes babando em seus pés onipotentes e impenetráveis?

Aliás não lembro de ter lido isso nem na Bíblia e nem nos textos religiosos de meia dúzia de outras tradições que estudei.

Dá vontade de jogar essa droga pela janela, mas vou devolver lá na locadora.

Pensando melhor aqui com os macacos no meu sótão percebo que tentar desvendar as origens e o futuro distante do Universo é um desafio muito além das nossas capacidades atuais e isso é assustador.

Tenho dito que uma das coisas que nós humanos precisamos aprender é a lidar com o “não sei”.

Há muito que não temos como entender agora e quando não temos humildade suficiente para admitir nossos limites temos a tendência de usar Deuses como estopa para rechear nossa ignorância justificando nossa limitação. Algo mais ou menos assim:

“Ora, meu jovem, é evidente que não sei como o Universo veio a ser ou o que será dele no futuro distante! Esses são mistérios que apenas Deus pode penetrar e nós humanos podemos, no máximo, tentar entender as leis criadas por Deus. E não se atreva a ir contra esse Deus buscando respostas para essas questões impenetráveis pois EU não admito parecer incapaz de entender algo e se você conseguir entender então me sentirei estúpido. Foi por isso que inventei (inconscientemente) esse Deus mesquinho que nos quer limitados”

Será que Cosmos, feito na década de 80, é o ÚNICO documentário científico decente feito até hoje?

Capa da s?rie Cosmos em DVD - Carl Sagan
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • Gmail
  • Tumblr
DVDs remasterizados para colecionadores lançados em 2008

Fontes de bons documentários: