Em 1992 foi feita a primeira página Web. Até lá a Internet era um conjunto de recursos que hoje poucos conhecem como Gopher, Telnet, FTP e email.
Hoje 90% da Internet acontece dentro de um navegador e Web praticamente virou sinônimo de Internet.
A Rede ou Nuvem como vem sendo chamada a Internet é algo tão corriqueiro quanto o telefone, mas ela não é telefone.
Você já parou para pensar no que é a Internet? Já falei nisso em outro post e tem um vídeo muito interessante sobre a Web2.0, mas resolvi que posso levar a definição um pouco adiante.
- A Internet é um meio que elimina fronteiras como os navios, aviões e a TV fizeram, mas de uma forma inédita: conectando diretamente humanos de todas as partes do planeta
- A Internet modifica nosso modo de produção assim como a agricultura, o comércio ou a industrialização fizeram, mas também de uma forma inédita, pois seus principais produtos e, mais importante, matérias primas, são informação e conhecimento
- A Internet revoluciona nossa forma de comunicação invertendo sua direção. Se no passado alguns detinham o privilégio do registro histórico (primeiros livros, a mídia…) na Internet qualquer um pode registrar e desenvolver informações e conhecimento. A última fez que isso aconteceu foi quando desenvolvemos a fala…
- Ela é dita virtual, mas ao se definir como um meio onde todos podem expor a sua realidade pode se tornar uma forma mais precisa de registro da realidade do que aquela onde um punhado de agencias de notícias constroem uma realidade que interessa os seus investimentos… Ok, sei que esse último item merece um livro, desculpem…
Apesar da maioria dos humanos ainda entrar na Rede para fazer fofoca em redes sociais como o Orkut e papear em um chat o fato é que certos movimentos são inexoráveis e seguem a despeito da nossa descrença.
Quando o primeiro grupo de humanos desenvolveu a fala alguns podem ter achado que era uma perda de tempo, um mundo virtual contrário ao mundo real da caça…
Quando desenvolvemos a fala, a escrita, deixamos de ser nômades e nossos esquemas neurológicos, nossos mapas mentais mudaram, assim como estão mudando para aprender a lidar com a Nuvem.
A Internet é um passo evolutivo…
Gostaria de ler outros artigos que esclaressecem o momento Internet com relao a Doutrina Esprita.
Prefiro uma abordagem humanista secular bem distante do enfoque religioso, mesmo que seja esprita. Sugiro que voc d uma olhada no blog do Ramon: http://www.pensamentoshumanistas.com/.
Ele esprita e conhece bem tanto o Espiritismo quanto a Internet.
Espao maravilhoso com contedo idem!
ab
Obrigado! A propsito sugiro a quem passar aqui que d uma olhada no blog do Gugala… A srie de fotos em P&B de Sampa j valem a visita!