No sábado me envolvi em um animado papo sobre os mundos virtuais como o Second Life. Tenho até que falar disso qq dia, mas vai ser um pouco demorado e quero escrever outras coisas ainda hoje.
O papo inevitavelmente foi parar na Internet, afinal esses novos mundos virtuais se materializam nela. Na hora nem me toquei, mas agora me peguei pensando que nem só de realidade virtual vive o ciberespaço.
Temos Wikipedia, Myspace (para grandes redes de contato), Comicspace (esse é novinho), Multiply (para os contados pessoais), Netvibes, Blogger, Google Docs e uma infinidade de formas de estarmos presentes e fazer uso do ciberespaço.
O Brasil é um país de 26 milhões de internautas (14 milhões ativos), ou 14% da população. Melhorou muito, eram apenas 2% em 2000. O que esses 26 milhões fazem na Rede?
Somos um dos povos que mais tempo fica na Rede por dia, mas será que a usamos bem ou será que essa demora é fruto do mau uso? Talvez enquanto os portugueses e argentinos se engrandecem culturalmente ampliando a Wikipedia nós estejamos perdidos repassando emails e enviando 300 scraps de natal no Orkut quando poderíamos mandar um único email com cópia cega.
Vale a pena dar uma olhada na lista de 100 sites mais acessados pelos brasileiros que usam a toolbar da Alexa.
Quem usa essa Toolbar é um usuário mais bem informado e uma parcela bem pequena do total de internautas sugerindo que a situação real deve ser muito pior (Orkut em primeiro e a Wikipedia é o primeiro site “útil” aparecendo no 21º lugar).