Arena central #blogcamprj 2008
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • Gmail
  • Tumblr

Foto: Jacaré Banguela

Foi meu primeiro Blogcamp. Nunca tinha visto muito sentido em me encontrar com outros blogueiros pois, apesar de ter começado em 2001 e escrever um bocado, foi em uma época em que não se pensava em blog como algo tão social e acabei fazendo dele essa galeria de ideias e devaneios que muitas vezes se refletem como em espelhos – daí o nome do blog –. Me acostumei com isso… mas ultimamente tenho devaneado menos e feito um blog um pouco menos autista isolado ;-)

São os ventos do nosso tempo… Ventos que tive muito prazer em assistir por 9h ontem.

Antes de mais nada os parabéns para os organizadores e mais ainda para os blogueiros presentes.

Como é a primeira vez para mim não sei se o que vi é o padrão, mas fiquei surpreso acima de tudo com a civilidade e sinceridade do pessoal.

Civilidade porque há momentos em que havia 200 pessoas em uma sala, espalhadas em pufes e todos poderiam falar ao mesmo tempo ou interromper uns aos outros, mas isso não aconteceu em nenhuma das desconferências de que participei.

Vejo a Internet como um lugar, são salas de estar ou ágoras modernas que acredito que serão essenciais na transição para a era do conhecimento e foi muito animador ver como havia respeito mútuo mesmo quando alguém falava besteira ou se agarrava loucamente a uma tecla que já tinha dado o que podia.

Sinceridade… Bem, não é bem sinceridade simplesmente, mas aquela firmeza de falar o que pensa mesmo que seja duro para outro.

Quero dizer que é o tipo de evento que mistura blogueiros sem grande importância como eu e verdadeiras celebridades virtuais (ainda que sejam celebridades em uma pequena bolha) e existe toda essa mitológica vaidade humana, né?

Apesar disso vi pessoas darem opiniões duras sobre as opiniões ou mesmo o trabalho dos outros e serem tratadas com todo respeito, sem vozes se levantarem ou palavrões mal intencionados (bem intencionados tinha vários).

Não vou dar os exemplos, você deveria ter ido! ;)

O que eu tinha de mais importante para dizer era isso mesmo:

Fiquei impressionado com o alto nível dos nossos blogueiros!

Fora isso..

Adoro reconhecer erros! Não lembro se falei aqui no blog, mas critico muito a blogosfera, digo que é uma ilusão, que não existe unidade e quando existe é ruim… Isso pode até ser, mas o importante é que é uma coletividade de pessoas notáveis. Fiquei mesmo fã de absolutamente todas as duzentas e poucas pessoas que estavam lá.

Sempre disse que gostava de não fazer parte da blogosfera. Eu estava errado. A blogosfera brasileira é boa! Ela tem tudo que precisa para ser o movimento social que deve ser: civilidade, sinceridade, humildade…

Estou pensando até em mudar o tom deste blog como disse lá em cima… Posso escrever livros em vez de escrever devaneios, não é?

Seja como for agora sei que quero somar meu sussurro a essas vozes e certamente vou aparecer mais vezes.

Atualizando… O Wöetter tirou várias fotos do evento mostrando como é incrível o espaço NAVE!