Ultimamente tenho comentado que estamos diante de um sério problema com a vida em mundos virtuais, mas não se trata das fazendinhas do Facebook ou do World of Warcraft que sabemos (quase sempre) que são virtuais e sim com o que achamos que é realidade.
Acabei de escrever um post sobre vitaminas e agora me passaram no FB esse documentário sobre calçados, bebidas e suplementos para esportistas.
Simples e cristalino: levaram os produtos para pesquisadores sérios e independentes (é difícil ter um resultado imparcial se a pesquisa é patrocinada por quem faz o produto, né?) para confirmar a eficiência desses produtos respondendo três perguntas:
- Qual é a qualidade das pesquisas feitas?
- Para quem é indicado?
- Qual é a eficiência?
Os resultados tem pontos alarmantes. Começando pelo pior…
- A indústria nos estimula à super-hidratação e isso pode ser mortal! Mas não há relato de morte em esporte por desidratação.
- As bebidas “esportivas” não causam melhora de performance em esportistas normais e ainda são ricas demais em açúcares
- Não há evidência de que calçados para correr amenizem as lesões. O que funciona é correr de forma natural (barefoot)
- Os tradicionais suplementos não demonstram sinal de benefícios nem mesmo em atletas de alta performance, muito menos de esportistas
Bem, assista o documentário e veja com os próprios olhos (e ouvidos):
O documentário foi tirado do ar assim como o que critica vitaminas que citei no post anterior… Já começa a ficar suspeito, né? Ele era feito com pesquisadores de universidades renomadas como o MIT. Se você achar, por favor, me avise.
A receita para boa saúde é entender que, quer você saiba que somos fruto de 3,5 bilhões de anos de evolução ou creia que fomos criados por um ser perfeito, é claro que o modo natural e real é o mais adequado para quase todos nós.
Imagem: 2001 – Uma Odisséia no Espaço – SIlver Ferox