No dia 27/3 escrevi o post Dengue e Homeopatia onde cito duas fórmulas homeopáticas que rolam por ai cujo objetivo é dificultar a contaminação por Dengue e acelerar a recuperação caso a doença se instale.
Em geral não sou de voltar ao mesmo assunto, mas hoje passei quase 7h em um hospital com uma parente com problema na vesícula (ela está em casa e bem enquanto providenciamos a operação) e vi de perto como as pessoas estão sofrendo com esse surto.
Já no final da nossa aventura estávamos apenas esperando a entrega dos exames e do laudo e tivemos tranquilidade para conversar com as pessoas sentadas ao lado.
Uma era uma moça jovem e forte com sua mãe e a outra era um rapaz com as feições de gente de fibra (tenho quase certeza de que é um bom ator de teatro que já vi atuando) acompanhado da esposa. Ambos estavam arrasados (a moça ainda apenas sob suspeita), mas o rapaz parecia pior afinal já sofre com a Dengue há 6 dias.
Já vi muitas epidemias de Dengue, em várias delas eu estava bem no centro dos piores focos da doença e cheguei a ter talvez uns 80 amigos contaminados (foi quando passei a desconfiar que sou imune a ela), mas pouca gente ficava tão abatida.
Olhando ao redor notava-se que os dois perto de nós estavam mais para o padrão do que para a excessão.
Depois disso tudo resolvi republicar a fórmula do remédio homeopático que mandei fazer para a nossa família apesar de não aceitar cientificamente a homeopatia ;-)
Crotalus horridus CH30 : tomar 5 gotas de 2/2hs, alternados com os outro 2 medicamentos, durante toda a período da doença. O crotalus previne a hemorragia, trata o fígado, vômitos e tira a prostração.
Phosphorus CH30: tomar 5 gotas de 2/2hs , alternados com os outros 2 medicamentos, durante todo o período da doença, até a convalescência.O Phosphorus também é um antihemorrágico, tira a vertigem, cansaço, desânimo, fortalece a energia vital, faz o doente recuperar-se mais rápido.
Eupatorium perfoliatum CH30: tomar 5 gotas de 2/2hs também alternados com os outros 2 medicamentos anteriores. É chamado também de orégano do pântano, trata a sensação de quebradeira típica da dengue, dores intensas nos ossos como se tivessem quebrados, bom para dores de cabeça, vômitos, protege o fígado.
COMO PREVENTIVO PODEM SER USADOS OS 3 MEDICAMENTOS ACIMA JUNTOS, NUMA FÓRMULA: 5 GOTAS 1X AO DIA.
Escolhi esta fórmula por ser a que está sendo mais encomendada nas farmácias homeopáticas e ser supostamente a que é usada com sucesso já há algum tempo em Cuba e São José do Rio Preto. Ela custa uns 11 ou 12 Reais e dá para umas três pessoas.
No post que linkei lá em cima tem a fórmula da Dra. Ana Teresa Doria Dreux do Instituto Hahnemanniano, mas ainda não tive tempo de ligar para ela a fim de perguntar quais são as diferenças entre as duas fórmulas então decidi usar a mais popular.
Além disso fui atrás de alguns links que ajudem a entender a Dengue e como amenizá-la conforme a medicina tradicional:
- Drauzio Varela: O melhor artigo geral que achei sobre a Dengue
- Tratamento conforme o Instituto Virtual da Dengue do Estado do Rio de Janeiro – UFRJ
E já que o assunto é Dengue vou concentrar tudo neste post!
Não deixe de conhecer a Mosquiteira Genérica, a Mosquitérica, que foi desenvolvida usando apenas uma garrafa de refrigerante, fita isolante, uns grãos de arroz, filó e água: Mosquitérica 1.0.
Roney, no mesmo sentido de preveno mas que talvez saia mais em conta para a populao o complexo B, que deixa um cheiro na pele humana que um repelente natural para o mosquito.
No se deve tomar complexo B sem interrupo por um perodo maior que 6 meses, bom ressaltar, mas durante esses 6 meses adianta bastante.
Comentando:
Bem lembrado, acabei falando apenas de homeopatia embora considere essencial usar tambm o que a medicina tradicional tem a oferecer!
Por outro lado outro dia a @ataner passou o link (guardado em Sade no meu StumbleUpon) de uma entrevista com um entomologista criticando o uso de vitaminas, inhame ou alho para evitar mordidas… Ser que melhor usar o repelente?
Roney,
por falar em homeopatia, uma vez eu vi um documentrio da BBC muito bom: “Homeopathy: The Test” http://www.bbc.co.uk/science/horizon/2002/homeopathy.shtml
Tem no youtube em 5 partes (a primeira em http://br.youtube.com/watch?v=Ozfio_e1Xj0), mas voc tambm encontra facilmente em torrent.
Um abrao,
Paulo
Roney,
No fao idia. Posso te dar apenas o depoimento do que eu fao particularmente, na minha vida, j que no sou mdica e sequer trabalho com a rea de sade.
Quando fomos ao Rio eu dei Protovit para o meu filho durante 15 dias antes e durante a nossa permanncia na cidade. Ele no levou nenhuma picada sequer e me lembro bem de como era quando morvamos no Rio, com ele sempre comido pelos mosquitos (aedes ou no). Ele muito sensvel picada e qualquer coisa fica um vermelho enorme e horrvel. A vitamina segurou a onda bem. Agora, eu realmente dei por pouco tempo.
Alho ou inhame bobagem porque pode ser um cheiro desagradvel ao humano mas no ao mosquito. E, mesmo que seja, sai na urina, enquanto a vitamina B permanece na pele por muito mais tempo.
O que eu sei que solues de PREVENO existem e no so poucas. procurar a que melhor se adapta ao seu bolso e opo de vida e mandar ver.
Em tempo: vitamina no exatamente “alopatia”, viu? J cansei de ter vitaminas receitadas por homeopata. Vitamina entra na categoria de complemento alimentar, no nem uma coisa nem outra, at onde eu saiba.
Bjins.
PS: s de implicncia… no gosto desse negcio de vc responder dentro do comentrio do outro, a gente nunca sabe se tem novidade nos comentrios do post!
Comentando:
Olha, eu tambm no gosto muito… J pensei em instalar um plugin para aninhar os comentrios sob o comentrio que est sendo comentando como em um forum… Mas vou deixando para depois.
Passei a colocar dentro dos comentrios depois de ver a idia no blog do Inagaki (acho) e por notar que muitos dos meus visitantes tem dificuldade para ler os comentrios.
Quanto preveno vou reafirmar s uma coisa: Acho essencial que, alm da homeopatia, a sua sugesto da vitamina B seja utilizada, afinal eu desconfio muito de homeopatia! ;)
:D
No desconfie. A homeopatia no cura tudo, bvio. Na hora de uma perna quebrada, v a um ortopedista e coloque um gesso ou similar, a homeopatia no vai resolver. Mas a homeopatia, especialmente para tratamentos crnicos, tima e pode sim ser considerada. A minha nica preocupao a mesma com qualquer tipo de tratamento: consulte um mdico (homeopata, alopata, acupunturista, o que preferir), mas pergunte a um mdico antes de adotar qualquer tratamento. Muitas vezes o nosso organismo precisa de um direcionamento especial, que no serve para o resto da humanidade. Falo por experincia prpria… Cada ser um ser diferente, com problemas, tolerncias, alergias, intolerncias, resistncias, facilidades, etc, prprios. E isso precisa ser considerado na hora de adotar um tratamento, no importa qual.
S para que o discurso no fique vazio, cito o meu exemplo particular: no chega a ser uma alergia e nem morreria por causa disso, mas o tylenol me d problemas srios e doloridos no estmago. Cada um reage a tratamento/medicamento de uma maneira.
Beijinhos!