O document?rio est? em Ingl?s e sem legenda, mas vale a pena.

Para facilitar vou destacar algumas das coisas que achei mais importantes.
H? tempos tenho a impress?o de que emagrecer ? um efeito colateral de ter sa?de, mas n?o ? nem sinal de sa?de e nem deve ser visto como um objetivo.

Se nos alimentamos e exercitamos com o objetivo de ficar magros que est?mulo teremos ao atingir o objetivo? Que est?mulo teremos durante o processo se n?o perdermos peso e di?metro na propor??o esperada?
Quando nos alimentamos e exercitamos para ter sa?de diminu?mos a ansiedade gerada pela busca de resultados num?ricos.

Tenho melhorado muito minha alimenta??o e exerc?cios e muito feliz com isso por perceber melhoras na qualidade do sono e disposi??o geral apesar da perda de peso e di?metro ser bem pequena por enquanto.
Logo no in?cio do document?rio eles j? alertam que grande parte dos benef?cios do exerc?cio e de uma boa alimenta??o est?o escondidos sob a perda de peso.

Por exemplo, a gordura n?o se instala somente sob nossa pele, ela pode se acumular nos vasos sangu?neos, p?ncreas ou no f?gado onde pode causar danos muito maiores.

A partir dos 23 minutos o document?rio come?a a apresentas umas formas de exerc?cio no m?nimo suspeteitas.
Primeiro a ideia de que 3 s?ries de 20 segundos fazendo esfor?o m?ximo, tr?s vezes por semana, pode ser o suficiente para nos garantir sa?de.

Logo em seguida um especialista fala em simplesmente procurarmos andar mais. S?o solu??es meio m?gicas que me preocupam um pouco. Desse eu tirei uma dica: n?o passar mais de uma hora sentado direto. Talvez, em vez de deixar uma garrafa de ?gua ao meu lado passe a levantar a cada meia hora para pegar um copo de ?gua.

Enfim, acho que o document?rio falha um pouco ao nos tratar como m?quinas sem analisar nosso contexto evolutivo, ou seja, o tipo de atividade para o qual nos desenvolvemos.

Talvez as dicas do programa sirvam para melhorar a m?quina humana, mas ser? que trariam mesmo os principais benef?cios para a sa?de? N?o haver? efeitos colaterais? Ali?s, n?o se falou quase nada sobre a import?ncia de uma alimenta??o condizente com nossa atividade f?sica.

Tirei para mim as seguintes mudan?as de comportamento que me parecem condizentes com uma vis?o hol?stica da nossa natureza:

  1. Levantar a cada 30 minutos para pegar um copo de ?gua ou dar uma caminhada
  2. Terminar meus exerc?cios com tiros de 20 segundos
  3. A meta ? ter sa?de

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