Foto de Eadweard Muybridge
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Eadweard Muybridge foi um dos primeiros a registrar nossos movimentos em stop-motion.
(clique na imagem para ver a fonte)

Cheguei aos 40… Passei deles, passei at? dos 45 e um dia a ficha caiu: o corpo precisa de manuten??o.

Para mim sempre foi bem claro que manuten??o n?o ? ingerir rem?dios, vitaminas e ir ao m?dico. Manuten??o ? permitir que ele funcione da forma adequada pois 3,5 bilh?es de anos nos deram quase todos os m?dicos, rem?dios e vitaminas internos de que precisamos.

Claro que voc? deve ir ao m?dico por v?rios motivos, dentre eles: n?o d? para comer alimento de verdade sempre, nossa rotina f?sica ? totalmente incompat?vel com aquela para a qual nos adaptamos ao longo dos seis milh?es de anos de hist?ria dos human?ides e vivemos em ambientes perigosos com qu?micos t?xicos na atmosfera e agentes patog?nicos “novos”. Ou seja, v? ao m?dico, ok?

Todos n?s sabemos o que devemos fazer entre as visitas ao m?dico para o checkup anual, certo?

  • Comer alimentos saud?veis como arroz, feij?o, legumes, frutas e outras coisas o menos industrializadas poss?vel;
  • Fazer meia hora de exerc?cio por dia
  • N?o ficar horas na cadeira sem dar uma esticada nas pernas
  • Exercitar a mente e a alma com bons conhecimentos, arte, cultura e lazer

Nem deveria ser necess?rio explicar isso, mas tem um monte de coisas no mundo moderno que nos seduz e nos leva a “esquecer”, n?o ?? Al?m disso, um humano do s?culo XXI vai querer conhecer os argumentos cient?ficos e ter algumas dicas racionais que descrevam que tipo de exerc?cio devemos fazer por meia hora, por exemplo.

Li agora h? pouco um artigo na Scientific American (ago/2013) que fala de algumas vantagens dos exerc?cios que s?o menos conhecidas por serem descobertas recentes (ali?s isso ? uma das coisas mais legais na ci?ncia, ela est? sempre se transformando).

Comentei no FB e me pediram para compartilhar, bem, como n?o poderia copiar e colar a mat?ria resolvi resumir aqui os pontos principais.

A mat?ria ? assinada por Shari S. Bassuk, Timothy S. Church e JoAnn E. Manson.

Preciso replicar aqui pelo menos a frase inicial:

“Todos n?s sabemos que devemos nos exercitar, mas poucos percebem que ser fisicamente ativo (ou ativa) ? a coisa mais importante que a maioria de n?s pode fazer para melhorar ou manter nossa sa?de.”

Isso n?o ? uma frase de efeito de uma academia de gin?stica ou loja de produtos para fazer exerc?cios, ? a forma como tr?s cientistas resolveram come?ar seu artigo numa das revistas cient?ficas mais respeitadas do planeta. Resolvi levar isso muito a s?rio e recomecei hoje mesmo a fazer exerc?cios.

T? certo, te convenci com essa frase que a coisa ? s?ria, mas o que melhora de fato em n?s com a pr?tica de exerc?cios? Vamos a uma lista tirada do artigo:

  • Aumenta a capacidade do seu c?rebro, principalmente as que exigem aten??o, organiza??o e planejamento;
  • Reduz os sintomas de depress?o e ansiedade;
  • Aumenta a capacidade do sistema imunol?gico de detectar e afastar certos tipos de c?ncer;
  • Traz benef?cios tamb?m a quem tem diabetes ou aterosclerose;
  • Queima os glicog?neos da forma ideal dentro das c?lulas pela a??o das mitoc?ndrias e, numa sess?o mais longa queima tamb?m triglicer?deos;
  • Aumenta o tamanho do hipocampo que ? respons?vel por mem?ria e, possivelmente, a ?nica parte do c?rebro que produz novas c?lulas;
  • Aumenta o tamanho das c?lulas LDL que s?o transportadoras de colesterol mais eficientes quando s?o maiores
  • M?sculos exercitados com regularidade eliminam glicose e diminuem a carga de trabalho do p?ncreas (que produz insulina)
  • Aumenta a quantidade de mitoc?ndrias nas c?lulas aumentando tamb?m nossa capacidade de processar glicose com menos aux?lio do p?ncreas al?m de a resist?ncia a fadiga e for?a dos m?sculos.

Os cinco ?ltimos itens est?o entre os pouco conhecidos que a mat?ria cita l? no come?o.

E que exerc?cios a gente deve fazer? Bem, as pesquisas indicam que pessoas diferentes tem resultados diferentes (meio ?bvio, n??) mas diab?ticos, por exemplo, costumam ter mais resultados se fizerem tanto exerc?cios aer?bicos quanto de resist?ncia.

A sugest?o do artigo ?: se voc? n?o faz exerc?cios passe a fazer moderados, se faz moderados introduza alguns momentos de exerc?cio intenso somando pelo menos meia hora por dia.

Um exerc?cio moderado ? aquele durante o qual voc? consegue conversar. O exerc?cio intenso impede conversas, mas pode ser mantido por alguns minutos. Se voc? conseguir cantar enquanto faz exerc?cio ent?o voc? n?o est? fazendo exerc?cio, n?? ;-)

Ah! Muito importante: Levante da cadeira e v? at? a cozinha pegar uma ?gua, colocar roupa para lavar, secar umas lou?as ou qq coisa que te fa?a se mexer um pouco pois ficar 6h em uma cadeira pode anular grande parte dos benef?cios dos exerc?cios que voc? faz :-(