Hoje dei uma passada na Feira de São Cristóvão. Fazia uns 15 anos que não ia lá. Mudou bastante coisa, mas continua sendo um pedaço de Brasil puro e sem misturas… Quer dizer, deve ter uma mistura, mas é como sair de São Paulo e ir para a Serra. O ar parecerá puríssimo embora não seja.
O engraçado é que me deu pena, sabe? Pena daquela minoria que cresceu longe da cultura nacional, geralmente em colégios particulares, ficando entre o primeiro e o terceiro mundo. Gente que torce o nariz para o baião e para nossa própria língua. Gente que só escuta música com cara de Estados Unidos, filmes com cara de Estados Unidos e que acha que fala inglês mas é motivo de chacota nos países anglo-parlantes.
Também não adianta ir lá como o europeu que visita os índios, quem for sábio irá lá em busca de identidade cultural, lá ou em qualquer outro lugar semelhante.
T sabendo que o ano do Brasil na Frana, no? E sabe o que foi que eles colocaram numa das mais importantes estaes de metr francesas? Um grande painel de uma favela. E a? O que vc acha? Porque favela uma coisa nacional, mas voc acha que esse tipo de nacionalismo tem que ser exaltado l fora?
Se pra mostrar humildade, tem tanta casinha bonita no interior…
Bjo.
No sabia do cartaz da favela. Para comentar isso vou ter que dar uma pesquisada para ver qual a idia do Brasil na Frana. Mas assim, sem me informar direito, tenho uma opinio a dar…
Seria muito bom se a gente reconhecesse que as favelas so uma caracterstica nacional e que nos mobilizssemos para transform-las em motivo de orgulho nacional e no de vergonha.
No estgio atual a gente s fala em tentar apagar as favelas com represso, com relocao etc. Nada disso resolve… Tira todo mundo de l e 10 anos depois est cheia novamente. Precisamos combater a m distribuio de oportunidades de produo.
Favela um retrato parcial. A minha crtica est a. Esta uma construo dos grandes centros, no um retrato do Brasil inteiro. No norte tem palafitas, por exemplo… O Brasil um pas muito difcil – por conta da sua heterogeneidade – de se retratar assim com uma nica imagem. O trabalho que o Sebastio Salgado fez tem esse olhar do britnico no pas dos ndios. O fotgrafo com o olhar mais “brasileiro” que eu conheo o Fernando Angulo. Mas a entram questes do nosso governo, que de um partido que usa a misria.
Sem tirar o deles da reta, o que eu acho mesmo que a imagem do metr de Paris seria criticada de qualquer forma, sendo uma area de satlite, um beb johnson, uma favela, um cachorro vira-lata ou uma beterraba. No faz a menor diferena, sempre vai ter algum achando que o bom mesmo era se fosse a foto de um abacaxi…
Pode ser… sempre vo ter descontentes em todos os lados.
Mas mesmo concordando que no se deve ignorar a existncia das favelas no acredito que esta seja a imagem “mais completa” do Brasil heterogneo.
E favela tambm no um fenmeno tipicamente brasileiro… outros pases tambm tm.
Bjo.