A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo está oferecendo a 50 mil professores mil Reais e financiamento pela Caixa Econômica a juros de 2% para que eles comprem computadores, eles podem se inscrever no site Inclusão Digital em uma página que mostra um belo monitor de Mac que, curiosamente, deve custar sozinho uns 8 mil Reais, viagem de algum designer apaixonado por Macs (com alguma razão).

Bem, acontece que… bom… Inclusão digital é vital, tem que ter mesmo! Podemos até imaginar que um estado como São Paulo deve ter professores já com bastante acesso a outras formas de acesso a cultura mais essenciais como o teatro e a literatura. Mesmo assim essas iniciativas sempre lançam uma interrogação na minha testa.

Talvez fosse mais interessante criar centros de inclusão digital onde professores e alunos pudessem interagir criando blogs, sites de divulgação e pesquisa científica, social e cultural. Afinal incluir digitalmente não é apenas dar aos professores a chance de jogar paciência ou Counter Strike, é antes estimular e desenvolver a capacidade de se inserir no meio digital, o computador é apenas uma porta e a cada dia é menos importante que esta porta seja uma propriedade pessoal…