Essa semana recebi duas dessas mensagens desesperadas do tipo “fraude na mega sena” e “loteria da morte e CPMF”.

A ideia das pessoas que me enviaram é denunciar, é levantar a voz contra as coisas erradas que entravam o desenvolvimento desse país que cresce sem parar ao custo do desenvolvimento.

Por falar nisso é bom lembrar que o termo desenvolvimento não tem quase nada a ver o crescimento econômico do país e sim com igualdade social e justiça social como bem falou o Oded Grajew do Instituto Ethos no V seminário sobre desenvolvimento sustentável.

Mas voltando para as denúncias que recebi essa semana e outras tantas que sempre circulam pela rede como um grito de basta!

Tentei explicar para quem me enviou a mensagem, mas acho que ela não frequenta nem este blog, nem meu site e não entendeu minha posição direito.

Não gosto desses emails, já falei deles aqui em arautos do desespero e acho que em vez de denunciar acabam nos tornando apáticos pois não apontam nenhum instrumento de mudança e nem mesmo de aprofundamento no tema!

Por isso venho insistir mais uma vez que, ao receber um desses berros de desespero resista a ele e tente avaliá-lo e pergunte-se antes de passar adiante:

  • Ele é verdade? Você consegue confirmá-lo?
  • Quem o ler terá sua força para lutar renovada? Ou a pessoa se desesperará?
  • Tem informações suficientes para levantar questionamento e buscas de soluções?
  • Tem alguma indicação de como se juntar a grupos que atuem contra o problema denunciado?

Se a mensagem não passar por nenhum desses critérios será que vale a pena repassá-la? Será que não é melhor abrir a janela e soltar um grito primal ou talvez ajoelhar ao lado da cama e pedir que a luz e discernimento dos seus Deuses ou Deus iluminem os caminhos da humanidade?