Imagem: Rotten por Torbakhopper no Flickr

Há muitas abóboras que parece boas por fora, mas estão mofadas por dentro.

Bem antes da Primavera das Mulheres que ocorreu aqui no Brasil recentemente quando milhares de posts e vídeos se reuniram em torno da #tag #MeuPrimeiroAssédio já era feio em muitos ambientes se assumir machista.

Os preconceitos em geral felizmente vem sendo rejeitados cada vez mais nas duas últimas décadas, principalmente os contra as mulheres.

Tudo parte daí, não é? Quanto menor o sexismo mais rápido todo o resto avança.

Essa semana surgiu o #MeuAmigoSecreto com o objetivo de trazer para a tona todos aqueles machismos velados como “Diz que é humanista e não feminista” ou “Diz que as feministas não se dão ao respeito”.

Receio que a #Tag tenha sido mal escolhida e que seja derrubada facilmente. Já vi artigos nos jornais grandes falando que o objetivo é denunciar veladamente os machismos dos próprios contatos e, claro, algumas pessoas estão usando para isso mesmo (e indireta quase nunca dá em coisa boa).

Por isso escrevi esse post rapidinho, para as poucas centenas que caírem aqui (que já é mais do que as dezenas que vão ver no FB) lembrem ou descubram que o objetivo é nobre. Espero que todos vocês produzam algo legal com a #MeuAmigoSecreto, ok?

E, caso a tag degenere, quem sabe surge uma tipo #MeuMachistaSecreto ou #MachismoNoArmário que me parece bem mais descritivas (apesar de se perder a referência às festas de amigo secreto de fim de ano).