Volta e meia aparece alguém reclamando de quem fica dando opinião no Facebook, porque teria lugares melhores para dar opinião… Talvez eles até opinem nesses lugares, né? Mas ninguém fica sabendo ;-)

Acho que todo lugar é lugar para opinião quando a gente quer opinar. Até o espelho do banheiro… Quem nunca teve vontade de não se importar com o ridículo da cena particular de imitar um Sim diante do espelho? Uammmm Malammmmm Dabammm babammmm…

Mas uma coisa é verdade: opinar no FB não chega a ser como falar com o espelho, mas não é muuuuuito diferente de falar em um bar com meia dúzia de amigos, né? Um dia depois ninguém mais lembra de quem falou o quê e pode nem lembrar do que foi falado.

Por isso a gente tem blogs ;) Tenho até uma sessão Outros Eus em outro blog meu onde guardo os links de todos os lugares onde guardo coisas… Passa lá.

Então… Hoje deu vontade de opinar aqui sobre umas coisas que opinei lá no FB e vão sumir ;) Vamos a elas.

Ahhh!!! O FB vai roubar minhas publicações!!!

Acho que começou em 2012. Cada vez que encontram uma desculpa soltam o boato de que o FB vai roubar nosso conteúdo e a galera cai na piada. Até uns amigos meus que admiro pacas caíram.

Pelo menos isso nos dá a chance de falar nessas coisas e gera piadas como essa que rolou na minha TL direto ;-)

Eu, Oba Ola, autorizo qualquer instituição, agência ou estrutura governamental, incluindo o Governo Federal dos Estados Unidos, a Rússia, os chineses, os órfãos de Chaves, e o Império de Star Wars também, a fazer qualquer coisa que tenham vontade com os posts que colo em meu mural/página, pois sei que minha privacidade já foi violada, rasgada e jogada no lixo no mesmo dia em que decidi ter uma conta no Facebook. Quero aproveitar e mandar um abraço para meus amigos que estão me vendo, ao prêmio Nobel da Paz Obama e ao verme do agente da CIA que examina as contas do Gmail, do Yahoo e mata todas as crianças subnutridas do mundo e o Bin Laden todas as vezes que precisa. Também mando um abraço para a cambada da Google que, sem os pudores desta rede social, farejam até o cheiro de nossos odores. Copie isso no seu mural, senão vem um duende e conta pra sua família que você fica chapado com Rivotril.

Mas e aí? o FB vai usar o nosso conteúdo? Cara… a primeira coisa que me ocorreu… Aliás as duas primeiras foram:

  1. O que temos publicado que precisa ser preservado?
  2. Por que, gente, por que alguém publicaria no FB algo que precisa ser preservado???? Vocês tão loucos??? hehehehe!

Tô pensando seriamente em montar um curso de sobrevivência na Internet: Se a Internet fosse uma floresta onde você pode berrar? Que frutinha pode comer?

Gente, por favor, né? Se for coisa particular coloque no Dropbox que tem o compromisso de manter seguro e nunca mande para aquele tio troll que vai jogar no 4chan!

Facebook, Twitter, YouTube… Isso tudo é boteco! Jogou alá caiu na boca do povo! O Facebook ou a Google são o menor perigo.

Em todo caso… Não, o FB não tem qualquer interesse em roubar a piadinha infame que a gente fez na TL do amigo do amigo causando um climão. O que o FB quer é saber o comportamento médio de pessoas como nós e os nossos gostos para nos mostrar propagandas melhores. Ele não tá nem aí para saber quem é você. Lamento, mas individualmente somos insignificantes para o FB. ;-)

O que nos leva à privacidade!! ;-)

É verdade que o FB vai monitorar os sites que eu visito?

Uma amiga me perguntou e mandou um artigo de uma dessas revistas assim assim… Ah! Foi a Exame.

O artigo até que é legal, mas achei que ficou meio assim assim… Aí escrevi um post grandão! Como evitar que o FB rastreie a sua navegação.

Resumindo… O que eu acho é que “Qual é o problema do FB saber por que sites eu navego?”

Se ele quisesse saber disso para me espionar vá lá, né? Mas, juro gente, somos insignificantes para ele individualmente! Nem o Facebook e nem a Google querem saber se você diz que odeia gays e passa 2h por dia vendo pornografia gay para contar para os seus amigos.

Só quem vai analisar a nossa navegação são robôs que vão nos mostrar propagandas mais relevantes de acordo com os nossos hábitos de navegação. Só isso! E nem é porque o FB é bonzinho, é por que ninguém quer comprar a informação “Roney vê teletubies todo dia”.

É claro que, ao navegar no FB ou fazer uma busca no Google podem aparecer umas propagandas… Reveladoras ;)

Aí você olha sem graça para sua mãe ou amigo e diz assim “Pois é, depois que bloqueei a minha navegação para o FB e a Google elas me jogam propagandas aleatórias hehehehe” com o seu sorriso menos amarelo e mais convincente possível.

Sabe quem se importa com a sua opinião? Seus amigos e amigas. E aí você faz isso:

Odiei o filme X, me provem que é bom!

ou…

Um herói da sua infância morreu, ah! Lamento, mas sempre o achei um chato

Não seja um troll egoísta e insensível

É sério, gente, isso pega mal para quem diz, na boa!

Se todo mundo está falando bem de um filme, livro ou série e você achou horrível (meu caso com Harry Potter) você já parte no erro!

Cabe a você dizer que achou muito ruim por isso, aquilo e aquiloutro. Do contrário vão olhar para vc e pensar coisas do tipo:

  • Que idiota… Não entendeu
  • Que idiota… Deve ser daqueles arrogantes que fala mal do que é popular para se sentir especial

Um amigo meu disse que não gostou de Interstellar porque (calma, não tem spoiler) uma civilização naquelas condições já teria se enfiado debaixo da terra há muito tempo.

Aí expliquei que ele não pescou a premissa básica do filme, que aliás vale para quase toda scifi: aquela não é uma civilização hipotética do futuro, aquilo é uma crítica à nossa civilização hoje que continua vivendo como se nada estivesse acontecendo muito embora o aquecimento global, a mudança do clima e a sexta extinção em massa (e talvez uma das piores) estejam em pleno curso.

Foi então que ele viu o filme de outra forma.

Ele pode continuar não gostando por vários motivos, mas tem que explicar a menos que seja óbvio que é ruim, né?

Se não é óbvio para a pessoa com quem você está conversando então é uma grosseria da sua parte tratar como se fosse. E pode ter certeza que tem muita coisa óbvia que você também não vê!

Isso me faz lembrar… sabe o que é pior? É quem não tem sensibilidade!

Morre o ator que fazia o Chaves. ídolo de 8 em cada 10 pessoas com menos de 45 anos e a pessoa vem falar que achava que era chato.

Na boa, qual é a necessidade disso, minha gente? As pessoas estão sofrendo e você vem dizer que achava que o programa era chato?

Eu, a propósito, nunca gostei, mas jamais diria isso de forma insensível para alguém que está sofrendo com aquilo!

Nem é por respeito ao programa, é por respeito ao amigo, pô!

Vou ainda mais longe: se alguém vê coisas boas numa obra, e você não, quem está perdendo é você! E isso é bem óbvio, né?

Tem horas que acho até que as pessoas tem é inveja, sabe?

“Puxa, olha como eles ficam felizes vendo ________________ (Doctor Who, Buffy, Chaves ou até, sei lá, Teletubies) e eu só vejo uma chatice nisso. Feios! Bobos! Chatos! Quero rir e chorar junto!!”

Pega mal, né?

De uns tempos para cá tenho procurado tirar o que há de bom nas coisas que não gosto através dos fãs. Chego e pergunto: me diz aí porque Harry Potter é bom.

Sempre aprendo coisas legais apesar de não dar para passar a gostar da série (qq dia explico as minhas implicâncias! Não vou fazer como o cara lá em cima!!)