Antes que venha alguém intelectualmente obscurecido na minha TL dizer que o viaduto que caiu em BH é culpa de quem torce pela Copa…

Olha só… Torcer por futebol não ajuda e nem impede de estar de olho e reclamar das conexões escusas dos nossos governos (de váaaaaarios partidos) com empreiteiras, empresas de transporte público etc.

Você que aproveita para gritar que futebol é coisa de alienado, lamento muito dizer, é que é alienado e inútil nesse momento de despertar democrático.

Também não venham dizer que a culpa é do povo que não reclamou pois nós todos reclamamos online e offline, só que ficou claro que o Estado (representado de novo por váaaaaaarios partidos políticos) só responderia com violência e desprezo. Todos nós vimos gás lacrimogênio atirado contra famílias, idosos e até creches.

Alguém tinha que ter o bom senso de se retirar pelo bem geral e foi o povo que fez isso… Uma retirada estratégica, tenham certeza!

O mesmo povo está mantendo a trégua (são poucos os protestos com mais de mil pessoas e quase sempre se dispersam antes da violência do Estado) durante a Copa e tenho quase certeza que grande parte disso é em respeito aos visitantes.

Então se você vai dizer que o gigante dormiu, que o povo é idiota e alienado, sugiro que o diga em outra TL, ok? Não vou apagar, mas você vai passar por criança mimada que fica diminuindo os outros para se sentir maior.

A culpa das remoções desumanas, de obras que não serão úteis para nada depois da Copa, do que ficou incompleto ou tão mal feito que está ruindo é dos políticos e seus patrões que responderam nossos protestos e alertas com violência. Não é de quem protestou, de quem não protestou, de quem protestou e torce por futebol, de quem não protestou e não torce por futebol, de quem… Você entendeu, né? Espero que sim…

Ando meio sem paciência para esse mimimi “Ah! Eu não assisto os jogos da Copa em protesto então sou melhor que você! Ah! Se você não torcesse pelo futebol não teria Copa!” Arre!

Não quer torcer em protesto eu acho justíssimo, mas se achar melhor que os outros por isso? Mesmo que os outros não decidam abraçar qualquer causa política agora eles não são inferiores a ninguém, eles tem suas causas.

Somos 200 milhões de pessoas. Basta um milhão mobilizados em torno de qualquer coisa para mudar o país e isso está acontecendo!

Convenhamos que a festa da Copa está indo muito bem! Talvez a FIFA tenha fincado pé e ameaçado alguém de morte para que os essenciais funcionassem, talvez alguém tenha tido o bom senso de não pisar na bola nessas coisas.

Sabe como vamos saber? Cobrando da mídia e escrevendo nós mesmos artigos como esse:

Grandes Obras para a Copa e Jogos Olímpicos – Um Jogo para Poucos

Imagem ilustrativa: post acima no Apública