Estou há meses para escrever sobre a continuação da série Cosmos pois a primeira versão, feita na década de 80 e apresentada por Carl Sagan, foi tão importante para mim e para outros jovens da época que temos dificuldade em traduzir para os outros.

Cosmos original teve uma característica única: ele não se limitou a resumir o que havia de mais recente no conhecimento científico da época, ele nos ajudou a entender o encantamento do Cosmos e como o pensamento científico pode nos ajudar a mergulhar cada vez mais fundo em sua história e estrutura surpreendendo e deslumbrando-nos a cada passo.

Cosmos… Nosso Universo é apenas uma parte do Cosmos. Quando falamos em Cosmos estamos falando em tudo que já existiu, o que veio “antes”, o que virá depois, o que é agora e também aquilo que está além do nosso Universo, como outros Universos.

Hoje, depois de mais de um ano de espera, eu assisti o primeiro episódio da continuação de Cosmos que agora é apresentado por Neil deGrasse Tyson, que pode não ser um cientista tão brilhante quanto foi Carl Sagan, mas certamente é um comunicador apaixonado, contagiante e preciso.

Eu nunca faço spoilers e não começarei agora, pode ficar tranquilo ou tranquila. Vou apenas dizer o que esperar desse primeiro episódio e a quem ele é destinado.

A melhor parte é o público alvo: todo mundo!

Exatamente como foi com o primeiro Cosmos que fui capaz de compreender com apenas 13 anos tenho certeza que mesmo os jovens e pessoas que nunca estudaram ciência poderão ter seu primeiro contato através de Cosmos.

O primeiro episódio é uma introdução à série (que terá 13 partes). Nos dá uma visão geral da história do nosso Universo e do lugar que ocupamos nele. É de tirar o fôlego! Até para quem já sabe. Ou pensa que sabe :)

Logo no começo, praticamente a primeira fala do Neil, já é sobre como a gente pode ir muito além da imaginação e realmente começar a entender o Cosmos.

Lá no meio tem um momento para pensarmos na importância de não permitirmos que medos, preconceitos e ameaças nos impeçam de levar nossa mente em direção ao infinito. É um momento feito em desenho e achei inspirador.

Há também um momento para colocar em perspectiva o nosso tempo de existência no Universo… Imagine que o Universo tivesse um ano de vida. Em que mês, dia e hora você acha que nós humanos teríamos surgido? E a Escrita que foi o que marcou o início do nosso período histórico?

A série deve estrear no Brasil no dia 13 de março de 2014. Não perca!