Porque os jogos nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo

Jane McGonigal

Acabo de terminar de ler o livro da Jane McGonigal sobre como os jogos podem salvar o mundo.

Um jovem chega hoje aos 21 anos com 10 mil horas de experiência em games, é o mesmo tempo que ele dedica aos estudos formais.

Adultos dos 40 anos para baixo também jogam intensamente.

Muitos podem achar que se trata de fuga da realidade, e de certa forma é, mas McGonigal parte do princípio que estamos fugindo porque a realidade está errada e devia ser baseada nos mesmos princípios que regem os jogos, coisas como trabalho em grupo, progresso mensurável, o êxtase do epic win, o senso de fazer parte de algo maior.

Ela nos apresenta 14 formas de consertar a realidade trazendo para ela coisas dos jogos.

Só por isso o livro já valeria a pena pois nos abre diversas possibilidades de tornar nossas vidas mais ricas, desafiadoras e recompensadoras.

No entanto ele vai muito além pois McGonigal recorre ao que há de mais recente no estudo da evolução da nossa consciência e define as nossas interações sociais e internas.

Capa do livro em inglês
Capa do livro em inglês

Pelo menos uma vez o texto mudou radicalmente uma opinião minha.

Sempre achei que as brincadeiras cruéis entre amigos eram uma perversidade. Por exemplo, quando aquele amigo mais distraído faz algo bobo e a gente ri dele. Aprendi que existem nuances positivas disso, casos em que o amigo nos permite brincar com ele para nos sentirmos melhores enquanto nós estamos mostrando a ele que sabemos o limite da brincadeira e fazemos o mesmo por ele em outros momentos.

Há diversos outros estudos sobre os caminhos da nossa felicidade que McGonigal nos apresenta que certamente serão uma surpresa.

Isso quer dizer que, mesmo quem não quer “gameficar” sua vida, poderá tirar grandes lições da leitura.

Esse livro entrou na minha lista de 10 mais importantes para ler que não são de literatura.

Foi lançada uma tradução com o estranho nome de A Realidade em Jogo, mas creio que falharam na divulgação pois sou fã da Jane McGonigal desde antes dela escrever o livro e certamente teria visto ou sido avisado pelos amigos se alguém tivesse sabido desse lançamento. Só o achei agora porque fui procurar pelo livro para colocar o link aqui.

As versões que saem mais em conta são a edição nacional e o ebook em Inglês. Creio que o ebook traduzido ainda não está disponível.

Vale a pena ver também a fala dela no TED: