O documentário está em Inglês e sem legenda, mas vale a pena.

Para facilitar vou destacar algumas das coisas que achei mais importantes.

Há tempos tenho a impressão de que emagrecer é um efeito colateral de ter saúde, mas não é nem sinal de saúde e nem deve ser visto como um objetivo.

Se nos alimentamos e exercitamos com o objetivo de ficar magros que estímulo teremos ao atingir o objetivo? Que estímulo teremos durante o processo se não perdermos peso e diâmetro na proporção esperada?

Quando nos alimentamos e exercitamos para ter saúde diminuímos a ansiedade gerada pela busca de resultados numéricos.

Tenho melhorado muito minha alimentação e exercícios e muito feliz com isso por perceber melhoras na qualidade do sono e disposição geral apesar da perda de peso e diâmetro ser bem pequena por enquanto.

Logo no início do documentário eles já alertam que grande parte dos benefícios do exercício e de uma boa alimentação estão escondidos sob a perda de peso.

Por exemplo, a gordura não se instala somente sob nossa pele, ela pode se acumular nos vasos sanguíneos, pâncreas ou no fígado onde pode causar danos muito maiores.

A partir dos 23 minutos o documentário começa a apresentar umas formas de exercício no mínimo suspeitas.

Primeiro a ideia de que 3 séries de 20 segundos fazendo esforço máximo, três vezes por semana, pode ser o suficiente para nos garantir saúde.

Logo em seguida um especialista fala em simplesmente procurarmos andar mais. São soluções meio mágicas que me preocupam um pouco. Desse eu tirei uma dica: não passar mais de uma hora sentado direto. Talvez, em vez de deixar uma garrafa de água ao meu lado passe a levantar a cada meia hora para pegar um copo de água.

Enfim, acho que o documentário falha um pouco ao nos tratar como máquinas sem analisar nosso contexto evolutivo, ou seja, o tipo de atividade para o qual nos desenvolvemos.

Talvez as dicas do programa sirvam para melhorar a máquina humana, mas será que trariam mesmo os principais benefícios para a saúde? Não haverá efeitos colaterais? Aliás, não se falou quase nada sobre a importância de uma alimentação condizente com nossa atividade física.

Tirei para mim as seguintes mudanças de comportamento que me parecem condizentes com uma visão holística da nossa natureza:

  1. Levantar a cada 30 minutos para pegar um copo de água ou dar uma caminhada
  2. Terminar meus exercícios com tiros de 20 segundos
  3. A meta é ter saúde

Imagem: Alimentação Saudável