A história denota uma triste falta de compreensão e habilidade para lidar com o mundo moderno, ou seja, o mundo digital!

Essa é a história: Um perfil falso foi criado na rede Twitter com o nome de um político e esse político tentou processar o Twitter, mas processou um blog sobre o Twitter que foi imediatamente tirado do ar pelo seu provedor (também acho isso errado) quando ele recebeu a notificação.

Vamos imaginar que isso fosse no velho mundo do século XX…

  • Alguém se faz passar por outro em uma praça berrando em um megafone e foge: a justiça demole as praças e fecha as empresas que fazem ou vendem megafones
  • Centenas de folhetos difamatórios são espalhados pela rua e colados em postes: a justiça proíbe o uso de papel e ordena que os postes sejam todos destruídos…

Dizendo assim parece absurdo, não é mesmo? Fica até engraçado… Mas é trágico!

Além do mais o perfil em questão claramente não era da candidata, ou seja, não constituía falsidade ideológica. Tratava-se de uma crítica onde a pessoa dizia “Votei nela e não voto nunca mais!” ou algo parecido.

O único erro da pessoa foi não se identificar! Ou será que é crime dizer que me arrependi de votar em fulano ou que não gostei do atendimento do profissional x?

Em uma democracia devemos ter o direito (e dever) sagrado de opinar desde que sejamos embuídos de fins críticos e não difamatórios. E, claro, não o façamos anonimamente o que deixaria flagrante nossa má fé.

Na situação em questão a candidata deveria ter solicitado ao Twitter que fosse fornecido o IP da pessoa que criou o perfil para depois tomar as medidas legais contra aquela pessoa e não contra a rede social inteira. Dessa forma ela se coloca como inimiga da democracia! Logo uma candidata de partido de esquerda! Vergonhoso! Mas por puro analfabetismo digital!

Estou tão certo disso que mandei esse email para a candidata:

Tenho grande apreço pela esquerda e creio que ela é um dos mais sérios bastiões da democracia e liberdade de expressão, mas o caso contra o Twitter corre o risco de causar grande dano à sua imagem e dessa vocação da esquerda brasileira!

Ao atacar o Twitter (e ainda por cima atingir um blog que não tem qq relação com a rede social estadunidense) a senhora ataca todos os membros dessa rede no país! É como proibir as pessoas de irem à praia porque alguém se fez passar pela senhora lá! Entende?

O mundo mudou! Não entender o que é a Internet é como não entender o que é a democracia ou a mídia!

A atitude mais adequada seria solicitar extra-judicialmente ao Twitter que fornecesse os IPs (eles provavelmente os forneceriam prontamente) usados para criar a conta para, em posse deles, agir junto aos provedores de acesso para identificar o autor do perfil falso e acioná-lo nos termos da lei.

Aliás a Rede é a democracia, a mídia, a liberdade de expressão…

Defender a Rede deve ser uma miss?o pessoal para todo cidadão do século XXI!

Por outro lado o século XX está longe de acabar! A Rede (ou Nuvem como alguns gostam de chamar) está sobre constante ataque de stragelets muito mais perigosos do que os do acelerador de hadrons! É necessário criar escudos de conhecimento e bom senso…