Só no ano passado fiquei sabendo sobre memes. Foi lendo Deus, um delírio, de Richard Dawkins.

Achei meio bobo na ocasião.

Depois ouvi outras coisas sobre memes e comecei a perceber que, no mínimo, eles talvez nos sirvam como um tipo de teste do joelho.

Lembra aquele martelinho com que batem em nosso joelho quando somos crianças para ver se nossos reflexos estão ok?

Os memes podem nos ajudar a entender o que estimula nossa mente.

Na primeira vez que ouvi a palavra “meme” acho que foi o Zander ou o Hiro Kozaka que falou se referindo a músicas que colam no ouvido, mas tem os vídeos também que ultimamente me parecem estar sendo mais propagados do que as músicas.

Tem memes vídeo ridículos como a dança do quadrado que até mereceu uma sátira pelos Dezequilibrados, mas tem memes muito interessantes que me fizeram refletir.

Hoje, com um ano de atraso, descobri o Daft Hands – Harder, Better, Faster, Stronger que já foi visto por mais de 19 milhões de pessoas:

Antes de esbarrar nele achei outro meme inspirado nesse ai de cima:

Gostei ainda mais desse segundo e não foi por causa dos corpos das moças, mas por achar mais criativo enquanto o primeiro meme é mais difícil de fazer.

Vale a pena ler na página delas no Myspace – Daft Bodies Chicks – como e por que elas fizeram o vídeo

Estou longe de ser um estudioso da evolução da mente ou qualquer ramo da ciência que me conceda autoridade para opinar sobre memes, mas tenho uma opinião leiga a dar…

Enquanto eu via esses memes me esforçava mentalmente para ver cada palavra lendo tudo. Foi divertido para a minha mente se forçar a trabalhar cada vez mais rápido para acompanhar a mensagem e os detalhes de cada movimento.

A minha opinião é que os memes mais poderosos atualmente, de alguma forma, atingem diretamente a sua inteligência, que a nossa espécie, pelo menos os internautas, tem prazer em raciocinar cada vez mais rápido.

Vale um teste qq dia…

Ah! Já que mostrei mãos e moças, aqui vai o meme com homens: