Imagem: After mass extincions – Woodleywonderworks

Sabe a piadinha do “quer pavê? / É pá vê ou pá comê?”

Então… Quase todo dia ouço alguém dizer que o problema da vida na Terra é a humanidade e que tudo vai ficar bem se a gente se extinguir.

Tá, vale como piada crítica do tipo “Cara, do jeito que vai a gente tá mais para erva daninha que para jardineiro”.

Afinal, no momento, nós só estamos atrapalhando e acelerando a sexta extinção em massa.

Pois é. Sexta. Não tivemos nada a ver com as outras cinco. Aliás, a quinta abriu espaço para os mamíferos tomarem o planeta.

De qualquer jeito o Universo destruiria a vida na Terra quantas vezes fosse necessário até acabar com ela de uma vez quando o Sol explodisse, mas, muito antes disso, quando a Lua escapasse da nossa órbita, muito provavelmente não sobraria nada além de micro-organismos vivos aguardando a extinção definitiva.

Nada de lindos coelhinhos, cachorrinhos, cavalinhos, vaquinhas, gatinhos que, aliás, foram criados por nós, humanos.

Sem uma civilização como a nossa podemos ter certeza absoluta que a vida termina.

Desde os primeiros símios até nós foram milhões de anos e não há como ter certeza que surgirá outra espécie capaz de fazer o que nós fazemos: entender e alterar o ambiente transformando em realidade praticamente qualquer coisa que somos capazes de imaginar.

No momento estamos indo muito mal, né? Como o newbie diante de um boss, como a criança que encontra com cão pela primeira vez ou como qualquer um de nós quando exploramos um território novo: fazemos besteira.

“Não cola” falar como se não soubesse que:

  • quase todos os cientistas da nossa civilização estão empenhados em entender o que está acontecendo e pensar em soluções;
  • talvez a maior parte da população em geral já tenha percebido que o problema é sério e
  • o único obstáculo real entre nós e o empenho definitivo para resolver os problemas é a natural resistência entre os paradigmas de duas eras

Assim como achamos que o tiozão da piada do pavê está só querendo ser chato, pensamos que a piada “a Humanidade é o problema da Terra” é apenas uma forma de se mostrar arrogantemente superior aos humanos.

Lamento, gente, mas todos nós somos humanos e, muito possivelmente, uma civilização de outro sistema que chegasse aqui, demoraria um tempo até nos diferenciar das girafas :-P

Aliás podíamos parar com essa mania de dividir as pessoas em grupos e dizer que somos muito diferentes. Pega “mauzão”. Humanofobia não é menos ruim que homofobia e auto-depreciação é muito triste.

Em tempo… Um artigo da Scientific American de agosto de 2015 fala da possibilidade do nosso sucesso como espécie estar ligado à nossa capacidade de colaborar com estranhos. Imagine outra espécie da Terra capaz de fazer isso: mil músicos reunidos.

Learn to Fly – Foo Fighters Rockin’1000 Official Video