Apareceu no meu FB. Um suposto estudo onde duas pessoas (por que só duas?) heterossexuais (por quê??) respondiam 36 perguntas uma para a outra, se encaravam por quatro minutos e aí um dos casais se apaixonou e casou.

Tenho vergonha dessas revistas pseudocientíficas.

Em todo o caso fiquei pensando que grande parte do problema do mundo está em nosso medo de nos abrirmos, está em limitar o amor ao corpo. Por que o amor tem que implicar em casamento e sexo? Por que conhecer outra pessoa e se abrir para ela tem que ser uma relação exclusiva, heterossexual e sexual?

Isso não parece amor para mim.

Então resolvi responder as 36 perguntas para todos que passarem aqui. Lá vai.

  1. Se pudesse escolher qualquer pessoa no mundo, quem você convidaria para jantar?
    As oito que são minhas melhores amigas.
  2. Gostaria de ser famoso? Como?
    Na verdade não. Me incomoda quando as pessoas acham que sou superior a alguém. No entanto sei que pode ser um efeito colateral indesejado do que eu faço e até sou “famoso” para algumas pessoas.
  3. Antes de fazer uma ligação telefônica, você ensaia o que vai falar? Por quê?
    Não faço ligações telefônicas! Hahahaha! Tá… Se ensaio antes de falar com alguém? Não. Eu sou sempre a mesma pessoa então não preciso planejar quem serei ao falar com os outros.
  4. Como seria um dia perfeito, para você?
    Depende da época. Hoje é o dia em que eu me livrar de algumas responsabilidades que assumi para impedir que coisas ruins acontecessem a outras pessoas. Não é nada legal assumir um papel assim. A gente faz coisas que não gosta e se coloca em uma posição de superioridade e já disse que não me acho superior a ninguém, muito embora tenha horas que as pessoas se diminuem por raiva, falta de auto-estima e ficam inferiores aos outros.
  5. Quando foi a última vez que cantou sozinho? E para alguém?
    Só canto um verso ou outro, muito de vez em quando. No banho talvez, ouvindo um clipe. É mais raro ainda cantar para os outros. Tenho ouvido muito bom para música e sei que canto muito mal. Ainda assim cantei há poucos dias em um karaokê. Foi a primeira vez em muitos anos que cantei para alguém.
  6. Se pudesse viver até os 90 anos e ter o corpo ou a mente de alguém de 30 durante os últimos 60 anos de sua vida, qual das duas opções escolheria?
    Para que eu iria querer que a minha mente deixasse de se modificar aos 30 ou aos 90 anos? Teria que escolher permanecer jovem, mas o que eu gostaria mesmo é de ter um corpo velhinho saudável e uma mente sempre em transformação.
  7. Tem uma intuição secreta de como vai morrer?
    Não vou morrer. Hahahahaha! Não, é sério. Não vou morrer. Bem. Se morrer será observando a explosão de uma supernova perto demais ou talvez salvando alguém. Sou whovian…
  8. Diga três coisas que acredita ter em comum com seu parceiro.
    Tenho apenas um parceiro de morar junto, mas eu realmente sinto ligação e parceria com aquela meia dúzia de amigos muito próximos então vou falar só do parceiro com quem vivo: Sinceridade, pureza, amor pela arte da vida.
  9. O que faz você se sentir agradecido na sua vida?
    A vida. Tá, vou ser mais claro: poder experimentar a existência, ainda que as coisas desagradáveis sejam… Desagradáveis. Tudo me deslumbra com a vastidão e diversidade da vida (e tento me afastar do que me faz sentir mal)
  10. Se pudesse mudar algo no modo como foi educado, o que seria?
    Se eu mudasse algo eu seria outra pessoa. É claro que gostaria de ser mais dedicado na realização dos meus projetos-sonho, mas estou trabalhando nisso e, na verdade, sempre acabo conseguindo realizá-los ainda que demore um pouco. Ou talvez não demore e seja só porque tem horas que as fases de transição entre a realização de um projeto e outro são difíceis e tenho medo de não conseguir, ou fico sem grana.
  11. Use quatro minutos para contar a seu companheiro a história de sua vida.
    Essa não dá para responder aqui, mas acho que dá para resumir em umas três linhas.
    A história de uma vida não são as coisas que vivemos, são o que sentimos com o que vivemos, então a minha vida pode ser resumida em solidão, salto no escuro, encontro. E fico repetindo salto no escuro e encontro…
  12. Se amanhã você pudesse se levantar desfrutando de uma habilidade nova, qual seria?
    Organizar meu tempo para dar para fazer tudo que preciso! Essa foi fácil! Mas estou desenvolvendo isso e, espero, em menos de um mês devo estar mirando em outra habilidade, talvez a de poupar recursos materiais.
  13. Se uma bola de cristal pudesse contar a verdade sobre sua vida, o que você lhe perguntaria?
    Ué? Se é uma verdade da minha vida eu já sei, né? Acho que não entendi a pergunta… Ah! Será que é alguma coisa do tipo “será que a pessoa X gosta ou não de mim”? Eu não me meto no que os outros sentem por mim, isso é pessoal deles.
  14. Há algo que há muito tempo deseja fazer? Por que ainda não fez?
    Viver como nômade, morando uns meses em cada lugar do mundo, ou pelo menos passar um mês em um lugar diferente a cada seis meses. Não deu justamente pq fico dando saltos no escuro que me deixam sem recursos, mas um dia esse será o salto no escuro (e está próximo)
  15. Qual é a sua maior conquista?
    Ter a mente livre, acho. Também é um dos meus maiores problemas. Minha vida seria estável se minha mente parasse em um canto.
  16. O que mais valoriza em um amigo?
    Transparência, pureza de coração
  17. Qual é sua lembrança mais valiosa?
    Xi! Não faço ideia. Nunca pensei em valores para lembranças. Não entendo bem esse conceito. Talvez a lembrança que cause emoções mais fortes? Teria uma dúzia que não saberia diferenciar. Umas boas e outras ruins. Quase todas ligadas a experiências internas, ou seja, não seria um beijo, nem a primeira paixão. Seriam mais coisas como quando me senti adulto aos onze anos, por nada, simplesmente olhei para a minha mãe e disse “puxa! Já tenho 11 anos”.
  18. Qual é sua lembrança mais dolorosa?
    O mesmo da anterior: não saberia separar e as junto com as mais valiosas pois dores também tem valor, também nos transformam para melhor. Teve uma vez que tive que dizer que não amava uma pessoa para protegê-la e aquilo foi muito doloroso. Também foi o começo de uma grande libertação.
  19. Se você soubesse que vai morrer daqui a um ano de maneira repentina, mudaria algo em sua maneira de viver? Por quê?
    Deixaria de ser síndico do prédio onde moro, escreveria e experimentaria o mundo febrilmente… Na verdade estou trabalhando nisso nesse momento, em não desperdiçar vida.
  20. O que significa a amizade para você?
    É como ficar pelado com a pessoa no meio de uma planície conversando sobre a vida. Sem cascas, sem jogos. Todas as minhas amizades são assim. Estou sendo assim agora.
  21. Que importância tem o amor e o afeto em sua vida?
    A julgar pelo tom do questionário, nenhuma pois me parece que a ideia de amor e afeto aqui passa por sexo e preencher carências afetivas. Sexo é legal, mas a necessidade de afeto nos faz tratar os outros como objetos.
    Agora, se for amor de verdade, daquele que se abre para os outros de olhos fechados e afeto do prazer do toque de corpos e de emoções aí tem toda importância, né?
  22. Compartilhem, de forma alternada, cinco características que consideram positivas em seu companheiro.
    Eu sei de cinco características positivas em você! São as mesmas que eu tenho! 1- Você é capaz de mudar, 2- Você é capaz de se sacrificar por um amigo, 3- O mundo atrás dos seus olhos é vasto, 4- Você tem medo ou um tipo de tristeza de morrer, 5- Tem vezes que vc acha que as coisas à sua volta te impedirão de viver uma felicidade pura.
    E, sim, são características positivas ;-)
  23. Sua família é próxima e carinhosa? Você acha que sua infância foi mais feliz que a dos demais?
    Minha família não é próxima e nem carinhosa, mas sim, acho que na média tive uma infância mais feliz.
  24. Como se sente em relação a sua mãe?
    Ela é cheia de amor à vida, me lembra de ser livre e sempre jovem. De vez em quando ela faz a mãe um pouco intrometida, mas sempre fui muito independente e ela acaba rindo e aceitando que já sou um velhinho ;)
  25. Diga três frases usando o pronome “nós”.
    Nós estamos juntos
    Tive um sonho e nós estávamos todos em uma grande aventura
    Um mundo sem nós é um mundo mais triste
  26. Complete esta frase: “Gostaria de ter alguém com quem compartilhar…”.
    A Tardis (não deu para resistir, referência interna. Whovians entenderão e acharão MUITO legal, fofo e amoroso)
  27. Se fosse terminar sendo amigo íntimo de seu companheiro, divida com ele algo que seria importante que ele soubesse.
    Sou um viajante, um ser mutante.
  28. Diga a seu companheiro do que mais gostou nele. Seja muito honesto, e diga coisas que não diria a alguém que acaba de conhecer.
    Como estou falando com todos que chegarem aqui (e se vc chegou até aqui nem sei se te admiro ou tenho medo! Hahahaha) vou dizer o que eu sei que vou gostar em quase todo mundo: do olhar. Adoro os olhares das pessoas, até as que parecem olhar para o mundo por lentes que acho tristes, feias, perversas até.
  29. Divida com seu companheiro um momento embaraçoso de sua vida.
    Já fiz cocô nas calças quando tinha uns 10 anos e estava a um quarteirão de casa. Nem lembro como cheguei. Só lembro que estava dentro de um prédio e acho que não encontrei com ninguém, mas foi super embaraçoso… Ah! Tem outra! Uma vez o meu aparelho para corrigir os dentes pulou da minha boca e caiu no chão. Eu tinha uns 11 anos. Fiquei tão sem graça que coloquei de volta!! E aí fiquei mais sem graça ainda. Mesmo assim não lembro de ter chorado.
  30. Quando foi a última vez que chorou na frente de alguém? E sozinho?
    Ih! Choro o tempo todo! Sozinho foi hoje vendo Sense8 no Netflix. Na frente de alguém vou preferir falar do final de Senhor dos Anéis que o cinema ficou vazio, uma mulher fazendo a limpeza e eu chorando.
  31. Conte a seu companheiro algo de que já gosta nele.
    Não teve isso logo acima? Bem, gosto da persistência de ter chegado até aqui e do carinho que, espero, esteja sentindo por mim :-)
  32. Há algo que seja tão sério a ponto de não ser adequado fazer piadas a respeito?
    Sim e não. Depende do tipo de piada. Tem piadas que mostram como certa violência é absurda e tem piadas perversas que procuram fazer rir com a miséria dos outros. Então néo é o alvo da piada que é o problema, é o objetivo dela.
  33. Se fosse morrer esta noite, sem a possibilidade de falar com ninguém, o que você lamentaria não ter dito a uma pessoa? Por que não disse até agora?
    Difícil… Se eu não disse até agora é porque acho que não faria bem à pessoa. Não sou do tipo que deixa de falar algo para se poupar, entende? Acho que é a única situação em que não diríamos algo.
  34. Sua casa está pegando fogo, com todas as suas coisas dentro. Depois de salvar seus entes queridos e seus bichos de estimação, sobra tempo para fazer uma última incursão e salvar um único objeto. Qual você escolheria? Por quê?
    Os entes queridos e bichos de estimação que fujam sozinhos! Eu pegaria meu computador ;)
    Claro que não. Eu acho que não faria mais uma incursão. Tudo que queima pode ser recuperado e o que queima e não pode ser recuperado eu já guardei na Nuvem.
  35. De todas as pessoas que formam sua família, qual morte seria mais dolorosa para você? Por quê?
    Primeiro a minha própria morte, não depois de morrer, claro, mas no momento que percebesse “vou morrer”. Eu realmente AMO observar e experimentar a vida.
    Em segundo lugar aquela que vive comigo há mais de 30 anos, claro.
  36. Divida um problema pessoal e peça a seu companheiro que diga como ele teria agido para solucioná-lo. Pergunte também como ele acha que você se sente em relação ao problema que contou.
    – Eu não estou investindo como deveria na publicação das coisas que escrevo e em viver da produção de conteúdo. Acho que nem é medo de tentar e falhar, é que estou acomodado… Talvez esteja também sacrificando o meu tempo pelos outros, mas isso raramente é sinal de um espírito elevado, pelo contrário, tem um bocado de arrogância nisso, de considerar os outros incapazes de se cuidarem. Agora é contigo. Responde aí…

Olha, acho difícil alguém se apaixonar respondendo esse questionário. A menos que seja uma sociedade muito, mas muito triste e solitária onde as pessoas não tem amigos e isso é algo que não vejo no meu mundo e desconfio que não é muito comum no mundo em geral, viu?

Tenho certeza que já conversei sobre cada uma dessas coisas com boa parte dos amigos. Nem limitaria àquela meia dúzia que são amigos-irmãos.

Em todo caso aí estou eu supostamente de peito aberto (tem muita coisa que a gente tem dentro de nós que não está nesse questionário, né?)

Talvez faça isso em vídeo também, mas teria que correr para não ficar muito longo. Se fizer insiro aqui nesse post.

Imagem: HD-Walpapers