A chave do equilíbrio está em seguir a nossa natureza. Fonte: Balanced Rock por Reza Ahmeds

O meu post com mais comentários até hoje é de longe o que tem Rivotril no título.

Drogas que regulam artificialmente nosso espírito são uma verdadeira epidemia.

Agora li um artigo da Eliane Brum intitulado Você consegue viver sem drogas legais? de onde tiro o trecho a seguir que acho perfeito. É a resposta de um psiquiatra quando ela lhe perguntou porque se receita remédios assim para tanta gente:

“Porque vivemos num mundo em que as pessoas não têm tempo para elaborar o que é do humano. Muitas vezes eu me deparo com essa situação no consultório. Vejo uma pessoa ali me pedindo antidepressivo porque não consegue mais trabalhar, não consegue mais tocar a vida. Eu sei que ela não consegue mais trabalhar nem tocar a vida porque é a sua vida que se tornou impossível, porque precisa de um tempo que não tem para elaborar o vivido. É óbvio que não é possível, por exemplo, elaborar um luto ou uma separação em uma semana e seguir em frente como se nada tivesse acontecido. Assim como não é possível viver sem dúvidas, sem tristezas, sem frustrações. Tudo isso é matéria do humano, mas o ritmo da nossa vida eliminou os tempos de elaboração. Essa pessoa não é doente é a vida dela que está doente por não existir espaço para vivenciar e elaborar o que é do humano. Só que esse cara precisa trabalhar no dia seguinte e produzir bem ou vai perder o emprego. Então eu dou o antidepressivo e faço um acompanhamento sério, com psicoterapia, para que esse cara possa dar um jeito na vida e parar de tomar remédios. É um dilema e não tem sido fácil lidar com ele, mas é neste mundo que eu exerço a profissão de psiquiatra. Porque no tratamento da depressão, de verdade, a doença, de fato, é muito difícil obter resultados, mesmo com os medicamentos atuais. Assim como outras doenças psíquicas, quando são doenças mesmo. Os resultados são muito mais lentos e às vezes não há resultado nenhum. A maioria das pessoas que estamos medicando hoje não é doente. E por isso o resultado é rápido e parece altamente satisfatório. Estas pessoas só precisam dar conta de uma vida que um humano não pode dar conta.”

Na minha opinião temos que equilibrar 3 coisas em nossas vidas:
1- Alimentação
2- Exercício
3- Contemplação

Por contemplação quero dizer contemplar nós mesmos, nossos medos, nossos desejos, sonhos, defeitos. Contemplar o Universo seja por sua beleza ou por sua mecânica complexa e intrincada. Contemplar nossas relações interpessoais pois ilhas se tornam áridas.