o.O

Parece que aconteceu!!!

Ok! Pirei!!! Vou ali dar uns pulos e gritar!

Sei que pode parecer besteira para muita gente e não sei se sou capaz de explicar rapidamente as razões de tanta emoção…

Tem coisas que nos levam a quebras de paradigma tanto na ciência quanto na sociedade e até no âmbito pessoal.

É que nem a relatividade de Einstein que mexeu em tudo na física com a relatividade do espaço-tempo e fez as pessoas pensarem no que mais é relativo.

Agora é quase certo que a gente atravessou outra fronteira!!

Em agosto de 1977 nós lançamos uma sonda robô para o infinito! A Voyager 1.

Ela vinha atravessando o espaço da nossa estrela, um tipo de bolha onde predominam os gases e energias do sistema solar.

Há alguns meses ela vem dando sinais de estar muito próxima de sair dessa região e levar nossos olhos para o espaço interestelar!!

Agora pare um segundo e imagine… Poder saber como é o espaço longe do Sol! Quais são as energias nele? Que elementos tem por lá? A Voyager é limitada em comparação à tecnologia moderna, mas poderá nos dizer muita coisa!! Material para anos de pesquisas!!

Mas não é só isso! Pare mais um momento para pensar…

De certa forma somos uma civilização interestelar!

Pense em nossa responsabilidade, na forma como estamos estendendo nossos horizontes!

Eu sei! Eu sei! Tem um monte de coisa errada e ruim aqui na Terra. Eu mesmo e vc fazemos um monte de besteiras, mas há 100 mil anos quando olhávamos para as estrelas nossos problemas sociais e morais eram muito piores e foi o sonho da ciência e de ver além do horizonte que nos levou a explorar o mundo! Primeiro vem o desenvolvimento cientítico e da consciêrncia do nosso lugar no Cosmos, depois vem as mudanças sociais!

Estamos precisando dessa consciência! Somos feitos de poeira de estrelas e agora retornamos a elas!

Isso é… é… Maravilhoso!!!

Imagem: Nasa