“Escola”Adventista e o ensino do criacionismo “científico”

Preciso me acalmar por 90 segundos antes de escrever sobre o vídeo a seguir…

Quando fazem coisas contra crianças eu fico profundamente emocionado, revoltado mesmo…

Agora imagine que o Universo foi mesmo criado por uma ou mais divindades.

Hoje, usando os instrumentos mais incríveis que nós humanos temos, a razão e a metodologia científica, sabemos como a criação do Universo é fantástica e complexa ainda que estonteantemente clara e lógica.

Sabemos que há quase 14 bilhões de anos o Universo passou a existir em um tipo de expansão que criou o próprio tempo, sabemos que os átomos que formam nossos corpos foram construídos dentro de estrelas de hidrogênio que explodiram há bilhões de anos.

O estudo da geologia, biologia e arqueologia nos permitem conhecer os 4,5 bilhões de anos da história da vida em nosso planeta. Sabemos que nos desenvolvemos nos adaptando lentamente ao longo de 6 milhões de anos na África até deixarmos aquele continente há 70 mil anos nos espalhando pelo resto do planeta e nos adaptando às diversas condições climáticas criando assim nossa diversidade étinica (que na verdade é pequena comparada à de outros seres vivos) e cultural (essa sim exuberantemente rica!).

É uma longa e maravilhosa história de desenvolvimento moral, intelectual e até espiritual pois cada geração tem padrões que respeitam mais as diferenças e direitos uns dos outros.

Aí vem grupos religiosos e dizem às nossas crianças que um ser mágico estalou os dedos e tudo passou a existir exatamente como é hoje!

Isso é um crime contra as crianças que deixam de conhecer a grandiosidade da criação, é um crime contra o que a humanidade tem de mais especial, a capacidade de raciocinar e entender o mundo à sua volta! É um crime contra o cristianismo que é lançado em uma batalha que só pode perder pois a razão vem de Deus (se Ele existe) e o que distorce a razão vem de qq outra coisa que jamais poderá vencer essas duas forças: razão e metodologia científica…

Agora o vídeo, mas aviso, é revoltante demais!

Como uma escola Adventista destrói a mente de crianças (de onde vem os adultos desse vídeo? Meu Deus!!):

P.S.: Em todos os séculos de pesquisa científica até hoje apenas UM artigo criacionista conseguiu ser publicado em uma publicação científica e foi há uns 2 meses em uma revista científica médica de uma universidade obscura e… religiosa… Ou seja, nada criacionista pode ser definido como científico.

10 thoughts on ““Escola”Adventista e o ensino do criacionismo “científico””

  1. Com todo o respeito… assim como você teve que se acalmar para ler o artigo, eu não pude ler sem deixar minha opinião!
    De fato, a história da criação é muito linda mesmo..
    Que riqueza de detalhes tem nosso mundo, já percebeu?? Tudo se encaixa perfeitamente, não é mesmo?!
    Impossível acreditar que o ser humano ainda pense que tudo isso veio de uma explosão, ou evolução..
    Mais impossível ainda é ver que algumas pessoas ainda não acreditam em Deus.. E falam como se Ele fosse um de nós…
    Sim, caro colega! Deus criou o mundo.. Ele fez com suas próprias mãos, porque Ele é um ser muito acima da nossa ridícula compreensão!!
    “Mas, como vc pode ter tanta certeza??” Você deve estar se perguntando…
    Não! Não se trata de fé, não somente de fé… Conheço Deus o suficiente para saber que Ele existe, que Ele me ama…
    “Mas como ela pode o conhecer??” Veja bem… não estou falando de religião.. estou falando de “Deus”, que é um só!
    Deus já me provou que Ele existe, já atendeu minha orações várias vezes.. já O senti ao meu lado.. sinto uma paz quando converso com Ele.. Isso não há ciência que explique!!
    Mas o homem ainda quer explicação para tudo.. então porque não estudam o mal caráter do ser humano??
    Engraçado, mas todos os conselhos de Deus se encaixam perfeitamente nesse mundo, em qualquer época..
    Só lhe peço que antes de vir com 500 pedras nas mãos contra uma instituição de ensino, ou contra qualquer assunto, leia primeiro, se informe..
    As pessoas adoram falar mal da bíblia e de Deus, mas não estudam antes..
    Leia a bíblia, veja o que Deus tem a dizer a você.. e depois tire suas conclusões…

    Uma dica: prove a Deus, o desafie, peça a Ele que prove sua existência…
    você vai se surpreender!!!!

    Feliz Sábado!!!

    Daniela Peçanha
    Membro da Igreja Adventista do 7ª Dia
    Estudante da Escola Adventista de Esteio/RS de 1993 a 2003

    1. Eu já desafiei esse diabo desse deus um milhão de vezes, e ele nunca me mostrou uma única prova de sua existencia. já desafiei tambem todos os demonios, capetas, lúcifer, diabos, satanás, etc…, e adivinha? nada! A unica coisa que prova a existencia desse amigo imaginário, são relatos bizonhos de pessoas que vivem em um mundo de faz de conta e que deviam procurar algo melhor pra fazer, ao invés de ficar enxergando cifre em cabeça de cavalo.

  2. Seu comentario nao faz muito sentido… Só existe um deus, mas e’ o da Biblia? Muitas pessoas que acreditam em deuses nao parecem concordar que e’ um so’ e nem voce ja que cita apenas a Biblia.

    E se ha um ou mais deuses por tras do surgimento do Universo nao pode ser o da Biblia pois a historia de acordo com ela nao corresponde aos fatos que observamos: a criação (supondo que há um deus criador) e’ muito mais rica e bela que a da Biblia. Se você estudar ciencia percebera isso.

    Bem… Li a Biblia inteira e tem muita coisa imoral ali, que se tentarmos seguir hoje seremos presos. Alem de umas outras tantas imoralidades menores como casar com a irma e entregar a mulher como concubina para obter favores… Quem leu conhece essas passagens…

    1. O problema é que eles não estão ensinando religião, estão prejudicando a capacidade das crianças de ver a realidade com nossa capacidade ímpar de raciocinar.

      Isso cria adultos que terão dificuldades em pensar livremente e que prejudicarão toda a sociedade ao seu redor.

      Se uma escola ensinasse a odiar os outros ou a ser submisso sob a justificativa de uma crença tenho certeza que vc não desprezaria essas crianças. Tanto por compaixão, quanto para evitar o impacto negativo que elas podem causar na sociedade.

  3. Não adianta ficar criticando o criacionismo sem ter nenhum conhecimento a respeito. A teoria da Evolução nunca foi comprovada, nem mesmo o criacionismo pode provar a sua tese. Mas através das evidências científicas podemos crer que este planeta foi criado cerca de seis mil anos atrás. As teorias sobre o surgimento do Universo e da vida aqui na Terra apresentam inúmeras falhas e inconsistências. Estão baseadas no pensamento pré-concebido que a vida surgiu de forma espontânea, e sabemos que esta hipótese foi afastado por Louis Pasteur. Através da perfeição da natureza a vida é possível para todos aqui. Pensar que tudo que existe é produto do acaso me parece ser a maior das loucuras. Todo ser humano possui uma tendência natural de reconhecer que existe Alguém superior e sentir o desejo de adorá-Lo. Até mesmo os maiores ateus ( como Richard Dawkins) reconhecem essa tendência. Ninguém pode ser feliz quando nega o próprio Criador. Esse é o motivo porque a grande maioria dos incrédulos são tão hostis quando tentam defender o que acreditam. Parecem que estão com muita raiva e ódio. Como ter plenitude de vida com tais sentimentos presentes em todo o tempo no coração.

    1. Reuven! Não existe nenhuma evidência científica ou não de que a Terra tem menos de 6 mil anos! Tem estalactites e árvores mais velhas que isso!

      A evolução é um fato reconhecido antes de Darwin criar a teoria que explicou como ela acontecia. Observamos a evolução diariamente em micro-organismos como o que produz o resfriado e exige que façamos novas vacinas todo ano.

      O surgimento da vida não tem nada a ver com a evolução ou sequer com a teoria da evolução e o último cientista que achou que ela poderia ter surgido expontaneamente foi Pasteur. Nós somos bem capazes de reproduzir as condições que favorecem o surgimento da vida que é tão expontâneo quanto a formação de um raio.

      Nenhum cientista acha que tudo é fruto do acaso, onde você leu isso?

      Realmente nós humanos temos a tendência de sentir que há algo nos observando, mas isso não torna deuses, saci-perere, fantasmas ou duendes coisas reais. É uma entre tantas outras pequenas falhas de percepção humanas ao que tudo indica.

      Concordo que ninguém pode ser feliz negando a forma como veio a existir, mas acho que são os fundamentalistas e criacionistas que cometem esse erro virando seus olhos para longe da criação onde poderiam encontrar um dia o Criador e voltando-os para as crenças de pessoas primitivas.

      Apesar disso não acho qeu seja esse o motivo de haver tantos crédulos que são agressivos: é o medo que os torna violentos… Viver em um mundo assombrado por demônios realmente produz muito medo.

      O mundo está cheio de ateus e religiosos bondosos e sábios, o que torna as pessoas violentas são outras coisas e não sua fé ou falta dela…

      1. Roney, não nego e microevolução, mas sim a macro. O fato de microorganismos se tornarem resistentes a antibióticos não significa que esse microorganismo irá se tornar uma outra criatura como vemos nas ilustrações evolucionistas. Essa microevolução tem um limite. Dar um passo a mais e dizer que por isso seres vivos podem evoluir na escala macro não passa de especulação filosófica. E isso não é ciência. A teoria da evolução é uma mera teoria porque nunca foi reproduzida em laboratório, foge ao campo da investigação científica. Temos inúmeras teses de doutorado ou phd no campo do criacionismo, indicando as inconsistências da teoria da evolução e a existência de um Criador pessoal. São teses que não aparecem certamente nos livros de biologia, física ou química. Há um livro que eu te recomendo: Em Seis Dias- Por que 50 cientistas escolheram acreditar na criação, de John Asthon. São cientistas que declinaram da posição evolucionista não por terem recebido milagres ou coisas do tipo, mas ao fazerem suas próprias pesquisas científicas. Sei que há pessoas boas entre os que não creêm em Deus também. Mas uma coisa aprendi na vida, pessoas que não têm Deus como seu guia se tornam perigosas e hostis, já que qualquer valor moral que elas possam ter se torna relativo; visto que não reconhecem um Ser Superior como absoluto. Espero não ter te ofendido em nada do que eu disse. E oro para que o Deus que eu conheço, o único e verdadeiro Deus, se mostre ou revele a vc de alguma forma. Um abraço.

        1. Tenho a impressão de que não vai adiantar argumentar.

          Se você realmente quiser entender como Deus fez o Universo a ciência está ai para você estudar, mas se você quiser muito acreditar nessa ou naquela religião em vez de tentar se aproximar do Deus de verdade então não há muito que qq um possa fazer por você, entende?

          Seu comentário está povoado por preconceitos (não há nada que demonstre que descrentes são menos morais ou que a moral só se estabelece por medo de castigo vindo de algum ser mágico) e má informação científica como “só teoria” já que há pouca coisa mais sólida que uma teoria científica (as pessoas confundem teoria com hipótese pq coloquialmente usamos teoria para dizer hipótese).

          O que não pode é uma escola impor a crianças dogmas que não tem absoutamente nenhuma base racional, científica ou sequer coerência além de distorcer o que deviam estar ensinando.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>