Até o sábado passado eu não sabia o que era a Ação Global. Nunca tinha ido a uma e tinha apenas uma ideia parcial dela.

Gente, pessoas, isso é o que faz diferença em tudo, não é?

Vendo de longe a Ação Global é apenas um monte de serviços oferecidos à população. Algo bom, mas que levanta muitas questões como “Por que o SESI, a Globo e outras empresas tem que bancar isso quando o governo devia cumprir esse papel?”

Visto de perto é algo totalmente diferente, é ver de verdade como são as pessoas e descobrir que, voluntários e “povão”, são gente bonita e em franca evolução.

Nós dependemos demais de intermediários para ver uns aos outros. Nos assistimos através das coberturas jornalísticas ou, pior ainda, de estatísticas. É assim que no final ficamos com um povo de um lado que se sente desprezado e de outro um povo que se sente melhor do que os outros.

Mesmo quando nosso governo for muito melhor creio que iniciativas como essa devem continuar existindo.

Vale a pena explicar um pouco melhor o que é a Ação Global.

O que é a Ação Global?

É a reunião voluntária de diversas empresas privadas ou públicas que reúnem voluntários entre seus funcionários para criar um espaço de aproximação com a população.

A coisa mais importante para qualquer sociedade é um bom ensino fundamental, mas logo depois disso vem a proximidade entre as várias camadas sociais e é isso que acontece em um evento como esse.

São mais de quarenta serviços prestados que vão desde informações de saúde, alimentação e de higiene até assessoria jurídica passando por exames médicos e oportunidades de emprego. Tinha até blogueiras de moda dando dicas para a autoestima. 

Um dos momentos mais emblemáticos foi quando choveu e vários voluntários se juntaram aos outros para jogar futebol. É bom que o futebol não seja a única coisa que temos em comum e que passemos a ter em comum também eventos como a Ação Global.

Casamentos, muitos casamentos!

Pode me chamar de sentimental, mas um dos motivos de ter ficado até o final foi para ver mais de 40 casais se unindo lá! Só faltou ter casais do mesmo sexo, mas tenho certeza que verei isso no futuro.

A beleza disso está no fato de que provavelmente todos eles poderiam ter casado em cartórios comuns, mas me parece que o senso de coletividade contagia as pessoas e lhes dá vontade de construir futuros. Assim foi com o bombeiro Erik que se fantasia de mosquito da dengue e fez o pedido de casamento ainda caracterizado de mosquito em uma edição da Ação Global.

Enfim…

Agora que conheci quero dar um jeito de ser voluntário em edições futuras!

Ai ao lado, da esquerda para a direita, estão Luciana, Flávia (do @oatelievirtual), eu e a @ClaudiaMello. Vou ficar devendo o nome da segunda moça.

Mais informações