O que leva um sujeito com 44 anos com alguma cultura a adorar anime (aqueles desenhos animados japoneses)?

Falar que gosto de anime é pouco: acho que toda criança e adolescente devia assistir para se tornar um adulto melhor.

Antes de mais nada é bom deixar claro que não estou falando de qualquer anime, daqueles que passam e qualquer canal de televisão, são cheios de violência e mais bobos que Power Rangers. Estou falando de animes como os que você encontra no MDAN.

Estou falando de Canaan, Seirei No Moribito, Ghost in The Shell (longa), Fairy Tail, Avatar – o último dobrador de ar (apesar de não ser anime por não ser do Japão), Cyber Marionettes J, Marco,  Bubblegum Crisis, Lain e muitos outros.

Vamos por tópicos pois sei que muita gente tem preconceito com desenho animado e mais ainda com os japoneses (por causa da má seleção da TV)

O que há de especial em animes?

  • Você encontra afirmações como “O que o faz pensar que orgulho é o contrário de humilhação? Ele é justamente sua fonte” – Avatar
  • Mesmo quando há um herói ele normalmente encontra forças ou só vence as dificuldades graças à ajuda dos amigos
  • As amizades não são superficiais e os amigos realmente falam aquelas coisas difíceis que amigos devem falar
  • Muitas vezes os amigos são egoístas e mesquinhos como na vida real, mas as diferenças são resolvidas com diálogo, pureza e sinceridade
  • Os personagens realmente crescem, amadurecem, aprendem e frequentemente mudam do mal para o bem, ou vice-versa
  • Enquanto outras obras infantojuvenis tratam preconceitos de uma forma artificial, nos animes os personagens que seriam alvo de preconceito não são definidos por essa característica, mas por outras qualidades.

Você está exagerando!

Não tô não! Sabendo escolher você pode assistir uns 3 episódios de anime com essas características todo dia por anos.

O problema é saber escolher e a produção de Anime do Japão é tão grande que não seria justo fazer uma lista de roteiristas ou diretores, o mais garantido é procurar em fontes como o MDAN (sites de otakus – significa algo como nerd e se aplica a fãs de anime e mangá) ou usar seu próprio bom senso.

E como ter bom senso na hora de escolher um anime para ver?

Aqui entre nós, acho que é o mesmo bom senso necessário para escolher qualquer coisa para as nossas vidas: os personagens são superficiais? A trama tem algum valor humano (você sente que o autor tem algo a dizer) ou é só um mistério para prender nossa atenção? Já no primeiro episódio dá para saber se veremos os personagens passar por uma jornada de amadurecimento ou não.

Sem essas coisas a vida não tem sentido, a fantasia também não :-)

E por que eles podem salvar o mundo?

Cheguei a essa conclusão por dois ou três motivos

  • Acredito que a arte e as histórias com que alimentamos nossa consciência moldam tanto a nossa realidade quanto o mundo que vamos construindo coletivamente
  • Se a maioria de nós acredita que a humanidade está involuindo e que não somos capazes de mudar (coletivamente ou individualmente) então será isso que acontecer?
  • Os animes (e, justiça seja feita, algumas obras ocidentais) mostram um mundo em uma espiral de transformações cíclicas, mostra uma realidade coletiva e individual onde pessoas e nações podem mudar
  • O individualismo que foi alimentado nos últimos séculos não nos serve mais e as histórias dos animes e mangás estão repletas de grupos que encontram poder na amizade e na coletividade (aliás, como Star Trek)
  • Aprender não precisa ser doloroso, a vida não precisa ser de luta contra obstáculos, ela pode ser o prazer de superar limites e isso é uma constante em animes

Ok, tem mais de três motivos ai…

Acontece que penso que precisamos mudar o paradigma da nossa sociedade (não só a brasileira, todas) para um onde o poder esteja no grupo e não no herói, em que a força seja interior e não física, que o instrumento seja o conhecimento e não a espada.

Enfim…

Amo histórias que acrescentem algo a nossas vidas, personagens capazes de ir muito além de nos fazer ir e nos ensinem a dar valor a amizade, à reflexão e a princípios que podem nos tornar pessoas melhores e não vejo nenhuma outra produção cultural no mundo mais rica que os animes nesses aspectos.

Agora leve seu filho, sobrinho ou vê você mesmo (ou mesma) ver um bom anime! Sua alma agradecerá!

Quer saber mais sobre Anime? Dá uma assistida na fala da @Keccah no Café 22: Anime – Como é feito lá, como vemos aqui

Anime, como é feito lá, como vemos aqui por Cafe22 no Videolog.tv.