Há pessoas que assistem filmes enlatados, bebem e falam besteira em bares, fazem festas de arromba que varam as madrugadas, passam horas falando sobre trivialidades online ou offline e tem outras que, além disso tudo, inventam coisas como o Café 22.

O Café 22 teve ontem sua segunda edição. Pode-se dizer que a primeira foi uma versão alfa e essa foi um beta como os do Google, ou seja, a coisa daqui para frente é para valer.

O evento ainda está construindo sua identidade então não dá para falar exatamente o que ele é pois muitas coisas devem mudar, mas posso falar o que acho que ele é no momento:

  • Uma reunião de amigos que escolhem alguns do grupo para falar de coisas interessantes
  • Uma oportunidade para os tímidos se desinibirem apresentando suas ideias para uma plateia
  • Um tipo de ponto de dispersão de conhecimento já que as falas e slides são posteriormente publicadas nos perfis do Café 22 no Videolog e no Slideshare

Quem concebeu o projeto (provocada pelo @Fredguth) foi a @Maffaldae um grupo de amigos (entre os quais me sinto honrado por estar), mas eu espero sinceramente que outros grupos de pessoas ouçam falar da ideia e criem projetos semelhantes.

A fórmula em essência é simples (mas vamos escrever artigos sobre nossos erros e acertos para ajudar outros que se inspirarem):

  • Junte alguns amigos próximos;
  • Ache um lugar baratinho onde caibam trinta ou sessenta pessoas;
  • Peça para cada amigo convidar mais umas duas pessoas
  • Receba resumos de assuntos de todos que quiserem apresentar alguma coisa
  • Vote entre os amigos para escolher as 5 ou 6 falas do dia
  • Marque um botecamp depois do evento :)

Digo que ontem foi a versão beta funcional porque achamos um formato que ajudou as palestras a fluírem, filmamos tudo e, apesar de começarmos com atraso de meia hora acabamos em um bom horário. Além disso, das 39 pessoas que compareceram mais de 20 foram ao botecamp posterior e acho que esse bate papo é parte importante de qualquer evento.

Claro que houve falhas (eu e minha esposa poderíamos ter chegado mais cedo e a @Biattrix e @Nataliah não teriam ido sozinhas comprar os comes e bebes), mas no final tudo deu certo e acho que esse é outro segredo de eventos de sucesso: ter um grupo de organizadores dedicados de coração.

Foram seis palestras nessa ordem:

  1. @ClaudiaMello: Convivendo com a mesma pessoa por 25 anos. Num mundo repleto de desamor, mas, ao mesmo tempo, cheio de novas possibilidades e novos romances no ar, gostaria de contar como foram os 25 anos de relacionamento com o Roney e de falar um pouco sobre como foi essa jornada incrível e repleta de obstáculos e oportunidades.
  2. @Prill: Vou falar sobre cartas de alforria interessantes que foram registradas no Rio de Janeiro entre os anos de 1830 até 1870; falar dos causos que surgem nelas e que nos deixam entrever uma cultura rica e diferente
  3. @limejovi: “McSlave”: como sobreviver ao McDonald’s e ao preconceito – Trabalhar em um McDonald’s, num dos estados mais racistas dos Estados Unidos teria tudo para ser uma experiência devastadora. Mas, pelo contrário, gerou incríveis constatações sobre a vida e o significado das pessoas
  4. @LiaAmancio: Vou falar sobre criatividade: economia criativa, cidades criativas, sites inspiradores de estímulo à criatividade, lado direito do cérebro e o que mais couber em… 20 minutos?
  5. @TudoemSimas: Filmes e as mensagens que deixamos passar achando que estamos apenas assistindo um enlatado americano
  6. @Biattrix: Apresentações PowerPoint em 15 minutos – como fazer. Dicas de estilos, fundos, fontes e imagens. A importância do tamanho da fonte. Slides entulhados não estão com nada – o limite da informação: palavras por linha, linhas por slide. Apresentações que falam por si só – prolongando a vida útil da sua apresentação pela web afora

Esse é um blog e um post pessoal então vou fazer comentários pessoais sobre ontem. As coisas ciberculturais vou deixar para o Meme de Carbono ;)

Sempre digo que o especial no Twitter não são as pessoas seguidas por muita gente, mas as pessoas que habitam aquela rede em geral.

Lamento muito por não ser capaz de seguir de volta todos que me seguem pois sempre que olho alguns deles vejo pessoas fantásticas e cheias de coisas fascinantes para dizer que eu jamais tinha pensado antes.

O Café 22 é uma demonstração disso.

É incrível descobrir como os amigos dos seus amigos são cheios de pensamentos originais e pontos de visão inesperados e estimulantes.

Organizar ou participar desse tipo de evento torna difícil perder tempo sendo pessimista em relação ao presente ou ao futuro e nos impele a não perder tempo com muxoxos e passar à ação!

E não pense que esse é o único movimento moderno em torno do conhecimento! Tem uma infinidade de outros, mas vou destacar só um que faço questão de frequentar e outro que estou perdendo hoje porque estou com muito trabalho:

  • Sou Mais Web: focado em marketing, mas ultimamente tenho a impressão que boa parte da nossa sociedade marcantemente consumista está focada de alguma forma no marketing. É mensal e vou sempre.
  • InNet: Gira em torno de integração e Internet, que, convenhamos, é a infraestrutura de quase tudo que está acontecendo ou pelo menos é o instrumento que nos permite conectar os diferentes grupos criadores de ideias. Esse eu preciso MUITO ir na próxima edição!