Em busca do Pó: Parte 1

Do pó viemos, ao pó voltaremos.

Na mitologia judaico/cristã os humanos foram feitos de barro, de pó com água e o sopro divino que nos concedeu consciência.

Não é deste pó que estou falando. Aqui Pó será o sopro divino da consciência. Estou fazendo referência a Fronteiras do Universo (His Dark Materials), um livro de fantasia humanista escrita pelo inglês Philip Pullman.

Até onde conheço é a obra que chega mais perto do que penso sobre Deuses, espiritualidade e religião. Tem uns pesquisadores do MIT que também me interessam bastante, mas ainda não os li com calma.

Já a um bom tempo venho escrevendo posts que abordam a espiritualidade e a consciência, mas vinha me esquivando de mergulhar a fundo no assunto, só que isso de falar nas coisas pela metade estava me fazendo voltar sempre ao tema e este blog nunca foi monotemático. Não quero que passe a ser.

Assim, decidi escrever tudo que tenho para escrever sobre este assunto AGORA!!

Tá, não tão agora assim! Primeiro vamos à introdução que será "linkada" em todos os outros, mesmo que eu tenha que escrever em 250 partes! Pelo menos esgoto o tema e… nunca… mais… …falo nele…

Bem, este é o primeiro ponto importante: eu não posso esgotar o tema tanto como não posso explicar plenamente a teoria das cordas. Estas coisas estão sempre em movimento.

Ainda outro dia um visitante reclamou que o meu problema é que dou a minha opinião! Mas, pelos Deuses!!! Só alguém que tem o delírio de se achar Deus ou seu arauto é que pensa estar proferindo verdades e não sua opiniões pessoais!

Em alguns momentos vou citar motivos científicos que apoiam a minha opinião, mas lembre-se: aqui não haverá nenhuma verdade! Aliás haverá uma: eu acredito no que estou escrevendo. Mas se este post tiver mais de um ano ele já pode ser mentira! ;)

Eu pretendia dizer muito mais neste primeiro post, mas vou terminar por aqui pois acho que dois pontos chave já são o bastante para definir a linha de argumentos que virá a seguir:

  1. Esta série de posts "Em Busca do Pó" é sobre a busca da consciência e o papel da religiosidade, das religiões e das crenças nesta jornada
  2. Não haverá verdades aqui, apenas opiniões de um humano agnóstico que, sempre que possível, busca na ciência e na filosofia algum suporte para corroborar ou invalidar uma destas opiniões

Créditos: Esta série de posts não existiria se não fosse a Miriam (coloco aqui o link para o blog dela se ela quiser), mas acho que ela nem notou!

This entry was posted in Crenças, Filosofia and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

9 Responses to Em busca do Pó: Parte 1

  1. Alex Neoral says:

    Olá, me peguei lendo alguns comentários sobre dança contemporânea e me surpreendeu questões que você levanta. Estou em cartaz com a minha cia (Focus Cia de Dança) no mezanino do Sesc e gostaria que voc~e assistisse. um grande abraço Alex Neoral

  2. mariah says:

    posts longos não me prendem…mas os seus,nem eu mesma sei dizer o porquê, me prenderam. talvez pelos assuntos que vc introduz: filosofia, espiritualidade, filmes, etc. vou passar a te visitar. posso?
    mariah

    Comentando:
    Puxa Mariah! Você me fez um dos melhores elogios que eu poderia receber agora! :-)
    Também acho que blog tem que ter posts com no máximo 3 parágrafos de quatro linhas, mas o tema é extenso e eu muitas vezes acabo precisando de mais espaço então tento escrever de forma que fique longo, mas leve. Fico muito feliz em saber que, pelo menos desta vez, deu certo! :-)
    Você será sempre bem vinda!

  3. mariah says:

    obrigada pela sua visita tão ilustre. li no seu perfil sua referência ao “Cinema Paradiso”…temos muito em comum.
    legal.
    mariah

  4. P. says:

    Cheguei ao seu blog procurando definição para Analista Júnior, Pleno e Sênior! Que coisa mais curiosa!
    E gostei daqui.
    Ainda não consegui me achar no mercado, mas o teu blog já está linkado aqui.
    Seus textos, mesmo os longos, são de fato bons e prendem a atenção. Fiquei por aqui um tempão! Mais tempo que eu esperava.
    Abraços!!!

  5. Miriam says:

    Ô, Roninho… Obrigada pelos créditos… :)

    É sempre uma honra compartilhar destes debates com você. Prometo estar atenta a série sobre o Pó, esse nosso velho amigo de todos os dias que tanta polêmica causa e tantos egos inflama.

    Como primeiro comentário, frizo a importância da diferenciação entre opiniões pessoais e a propagação de verdades “divinas”, ponto este totalmente relevante para que qualquer tema, de qualquer espécie, seja debatido.

    Muitos se autoconfundem com o Criador, não importa que forma ele tenha ou que nome a ele se dê, e se acham verdadeiros apóstolos na divulgação da “verdade”. Eu como simples mortal e dona de meus próprios conceitos kardecistas-cristãos, espero que sua iniciativa seja vista como uma fonte de debate saudável pela busca do (auto)conhecimento divino (sim, pois isto com certeza está dentro de nós), e não como uma guerra de seitas, sejam elas pagas ou não.

    Um beijo.

  6. Pingback: Galeria de Espelhos - A arte é o ar que a consciência respira » Blog Archive » Em busca do Pó: Parte 11

  7. Pingback: Galeria de Espelhos - A arte é o ar que a consciência respira » Blog Archive » Em Busca do Pó: parte 12

  8. Pingback: Galeria de Espelhos - A arte é o ar que a consciência respira » Blog Archive » Em Busca do Pó: Parte 13

  9. Pingback: Galeria de Espelhos - A arte é o ar que a consciência respira » Blog Archive

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>