Menu

Leia por RSS

Hospedagem ecológica

Já usa o Firefox?

Download Day - Portuguese

Quer navegar melhor na Internet?

Firefox 3

Propriedade Intelectual

A Synovate me ligou, pode isso??

20th, November 2007

EU NÃO ACREDITO QUE ALGUÉM GOSTE DE RECEBER LIGAÇÕES DE EMPRESAS EM CASA!!!

========= 

Atualizando em 11/fev/08:

O contato a seguir foi mesmo feito pela Synovate. Entrei em contato com eles através da área de contato do site e prontamente retiraram meu telefone do sistema deles.

Realmente a pesquisa foi feita gerando números aleatórios com o prefixo da região onde fica a empresa para quem eles estavam fazendo a pesquisa, assim faz sentido.

Pedi a eles instruções para que outras pessoas possam retirar os seus números do sistema deles.

Pedi também instruções para que, quem receber uma ligação deles, possa confirmar que o contato está partindo da Synovate e não de algum golpista.

Algumas horas depois…

Recebi a resposta ao email, eles realmente são sérios e eficientes, mas não há como você garantir que a pessoa te ligando é da Synovate a não ser ligando para o supervisor do projeto.

Aliás esta é uma questão interessante: pesquisas são necessárias, mas como saber se estamos respondendo a uma pesquisa mesmo ou se estamos sendo sondados para um golpe posterior? 

====== 

Por outro lado deve ter muita gente que, mesmo não gostando de ser incomodada, acaba comprando, acaba respondendo. Só seu que eu nunca respondo, nunca compro! :-)

Hoje recebi um telefonema…

- Boa tarde senhor, sou da Synovate, estamos fazendo uma pesquisa sobre comportamento nas compras em supermercados.

Fala sério! Eu vou ficar dizendo o que compro e quanto compro em mercado para alguém que me liga num feriado, no meio do trabalho? Ah! Sim, eu trabalho em feriados… Mania… 

Fiquei puto!

Como de costume perguntei como pegaram meu telefone já que não está na lista, nem no Lili.com (ainda não apagou o seu de lá?) apesar de saber que tem muita gente que vende estes cadastros. Outro dia mesmo vi um onde constava até o nome dos meus pais e mostrava os meus vizinhos!!! 

- É o computador senhor! Ele faz o número!

Como a maioria dos atendentes de telemarketing ou de pesquisas são seres unicelulares eu achei que o cara estava sendo idiota ou achando que eu era idiota!

Depois de um tempo entendi que o número realmente é gerado aleatoriamente pelo computador deles!! Que a maioria das ligações resultam em "este número não existe"!

O mais provável é que esta tenha sido a desculpa que mandaram os atendentes "estar dando" para quem reclamasse, mas não sei o que é pior: admitir que tem um banco de dados com os dados de quem pediu explicitamente para ser excluído ou dizer que faz pesquisa aleatoriamente!

Se a Synovate faz pesquisa assim deve ser a pior empresa de pesquisa do mundo!!!

Filed under: Atualidades, Terra

40 Responses to “A Synovate me ligou, pode isso??”

  1. Paulo Leão Says:

    É isso aí Roney…. com telemarketing eu tb não tenho a mínima paciência. Minha resposta padrão é (principalmente quando sabem meu nome): “se descobriu meu telefone e nome, faz o resto do dever de casa. Tenha um bom dia”.

    Eu sei que por trás do telefone tem uma pessoa batalhando num emprego miserável, mal pago, etc blahblahblah e tal….. mas nem isso faz melhorar meu humor com telemarketing.

    Um abraço!

    Paulo

    Comentar

  2. Roney Says:

    Hahahaha!!! Adorei a sua resposta!!! Nunca tinha pensado nisso! Vou usar! Tem que pagar royalties? ;-)

    Também me compadeço da (ou com?) a pessoa do outro lado, mas telemarketing é irritante demais!!!

    O que tenho feito de vez em quando é dizer que “sei que vc tem uma cartilha ai na sua frente que te obriga a insistir X vezes até eu ficar irritado e desligar com grosseria, então que tal a gente fazer de conta que já passamos por tudo isso e desligarmos ainda amiguinhos?”

    Comentar

    Midian Oliveira comentário em August 11th, 2008 11:27 am:

    Olha Roney, eu presto serviço para synovate como pesquisadora e não sou um ser unicelular e também não sou mal remunerada, ao contrário do que vc falou que insistimos até vcs ficarem irritados eu apenas exponho do que se trata a pesquisa e peço a gentileza de contar com a sua opinião como consumidor, porque caso vc não saiba as pesquisas só tendem melhorar os produtos e atendimentos oferecidos a vcs consumidores, também não sou operadora de telemarketing e não conto com a “dó” de ninguem para ter o meu trabalho executado, mas com pessoas bem informadas que participam por saberem do que se trata uma pesquisa de mercado.

    Comentar

    Roney comentário em August 11th, 2008 1:31 pm:

    Olá Midian,

    É bom ver que ainda há empresas que conseguem conquistar a fidelidade que os funcionários da Synovate demonstram aqui neste post. Ela deve ser mesmo uma empresa especial.

    Acontece que tem muita gente que simplesmente não suporta receber ligações de pessoas que não sejam amigas.

    O esquema de geração aleatória de número me incomoda muito. Imagina se isso vira moda? Vou ter que buscar na Internet todas as empresas de pesquisa e pedir antecipadamente que excluam meu número? Vou receber 30 ligações por semana de diferentes empresas de pesquisa?

    E continua a questão de segurança.

    Eu não respondo nenhuma pesquisa por telefone e acho que ninguém deveria responder! Qualquer bandido pode pegar o telefone e sair ligando para as pessoas “Aqui é da Synovate, você poderia me responder quanto vc gasta por mês no mercado, quantos carros tem e qual é o seu limite de crédito no banco? Ah! A que horas posso encontrar vc sem companhia na rua para efetuar um rápido seqüestro?”

    Comentar

  3. janna Says:

    querido!!!!!!!!!!!!!!!!por isso que a droga do seu pais não vai pra frente!!!!!!!!!!!!
    Pois existem idiotas como vc que ridicularizam o nosso trabalho,que é feito sim para trazer melhorias para a sua vidinha mediocre,sem graça….
    ou vc acha que gostamos de ligar para as pessoa em feriados,datas comemorativas,fim-de-semana etc…..???????
    Não e a prinipal razão é ter que falar om pessoa ignorantes feito vocÊ.ahhhhhhhh e se vc bem sabe o gerundio ja é pouco usado e em nossa empresa nem falamos…desde já deixo o meu sincero até logo e no fundo bem no fundo desejo que vc receba mais e mais ligações da synovate ou de qualquer outra empresa de telecom…………..obrigado!!!!!!!!

    Comentando: Isso não se faz Janna, assim você dá a impressão de que os profissionais de telemarketing que não são unicelulares são grossos! E isso não é verdade, tem muita gente simpática trabalhando nesta função tão ingrata. Como eu disse odeio receber ligações de telemarketing, mas se fazer passar por um para difamar a classe é golpe baixo!

    Comentar

    Mary comentário em January 5th, 2009 10:58 am:

    Issos me lembra um certo post num certo blog…

    Comentar

  4. janna Says:

    querido Paulo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    venho novamente a essa pagina ,sim ,fui mal educada….mas poxa……….é o nosso trabalho!!!!!!!!!!assim,retiro tudo o que disse ,se vc rever tudo o que disse ,pois trabalho sim na synovate do brasil e o que fazemos é para trazer melhorias para o que vc ultiliza………..ou seja contamos sim com sua opnião!!!!!!!!!!!!!!desejo a vc um otimo carnaval…e tenha a certeza que nesse feriado não será incomodado pela a synovate ….estaremos de folga!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkk
    sem mais,jannaina santos

    Comentar

    Anderson Burger comentário em June 25th, 2009 12:32 am:

    Bom Jana eu mais do que nunca entendo sua posição pois voce sabe que faço a supervisão deste Projeto. Suas explicações foram corretas em relção ao nosso trabalho que visa só a melhoria dos serviços prestados aos consumidores, o problema é que aqui no Brasil as pessoas não entedem a impotancia deste trabalho como nos Estados Unidos, onde os consumidores tem o prazer de responder porque tem conciência da melhoria que estão fazendo…

    Grato!

    Comentar

    Roney comentário em June 25th, 2009 5:38 am:

    Oi Anderson, você não fala oficialmente pela Synovate, né? Seu email (aparece somente para mim) nem é de lá.

    Bom, culturas diferentes admitem e condenam coisas diferentes.

    Por exemplo, nos EUA é proibido andar com bebidas alcoólicas em publico e por isso eles as mantém em sacos de papel pardo. Já no Brasil pode-se andar normalmente com uma garrafinha de vodca, cerveja ou qq outra bebida na rua.

    Me parece que no Brasil o trabalho de telemarketing definitivamente não é bem visto e não é o povo que deve mudar, mas sim a metodologia de pesquisa, ou você acha que faz mais sentido “concertar” 190 milhões de brasileiros errados?

    Além disso não é verdade que os estadunidenses respondem felizes a telemarketing, vide a telemarketing blacklist que também vem sendo implantada no Brasil.

    Comentar

    Anderson Bürger comentário em August 26th, 2009 10:34 pm:

    Olá Roney,

    Trabalho sim na Synovate há mais de 5 anos e realmente dou as respostas a este Blog através do meu e mail particular, por isso vc não lê no meu e mail o dominio synovate.com.

    É claro que cada país tem a sua cultura, mas infelizmente o que podemos fazer se copiamos, ou tentamos, copiar tudo dos americanos. O que eu disse é que sim, os estadunidenses, como você se referiu, respondem sim com mais frequência pesquisas de mercado e entendem mais sim o porque das pesquisas e quais são as suas reais intenções, quais são as melhorias que elas venham a trazer… Muitos estudos que realizamos aqui no Brasil pela Synovate, são estudos simultâneos em 3, 4 países, por isso usamos em muitos casos como este, sempre a mesma Metodologia, não podendo adaptar para o ” jeitinho brasileiro “.

    Em relação a Telemarketing Blacklist, que também esta sendo implantada no Brasil como você mesmo disse, para informação, só se aplica a empresas que fazem Vendas ou Cobranças pelo telefone, não se aplica a nossa categoria de Pesquisa de Mercado.

  5. Ari Costa Says:

    Bom dia.

    Não sou contra o trabalho de pesquisas, pelo contrário. Só que acontece o seguinte. Quando você recebe 8 ligações na sua casa ( eu disse oito) para tratar do mesmo assunto, mesmo você dizendo que já respondeu a tal pesquisa, começa a irritar. Mostra, no mínimo duas coisas: burrice, porque estão jogando dinheiro fora e falta de respeito. Na última vez, a moça disse que não era culpa dela, pois meu número estava no sistema, o que mostra falta de comprometimento com a empresa e falta de educação também, pois esta é uma resposta completamente sem propósito.
    A Synovate deveria capacitar melhor seus funcionários. Bota incompetência nisto.
    Falei.

    Comentar

  6. Roseli Says:

    Roney, Paulo e demais que não compreendem nosso trabalho…

    Saibam senhores que a Synovate dá oportunidade de trabalho para cerca de 200 pessoas sómente na área de pesquisas pelo telefone no seu CATI em São Paulo. Portanto são 200 famílias que diretamente dependem desse mercado de trabalho. Um tabalho honesto e profissional digno de respeito. O mesmo respeito que os nossos profissionais tem com cada pessoa abordada. Ninguém é obrigado a responder pesquisas porém o que pedimos é apenas a compreensão com a nossa atividade.
    Dispensamos o seu deboche.

    Obrigada

    Roseli

    Comentando: Olha Roseli, o problema é que o telemarketing é algo extramente invasivo e agressivo para algumas pessoas. Realmente o atendimento que tive com a moça da Synovate não foi dos piores, apenas achei muito estranho que os telefones sejam gerados aleatoriamente pois pesquisas estatísticas devem observar certos padrões.
    Infelizmente ligações simpáticas de telemarketing são uma raridade e normalmente a pessoa nos metralha com milhões de informações sem nos dar chance para falar e não aceita não como resposta.
    Creio que podemos comprar com a classe política que é essencial, conta com algumas das pessoas mais nobres do gênero humano, mas tem sido sistematicamente desmoralizada pelo mal comportamento de uma parcela considerável dos seus representantes.

    Comentar

  7. RENATA Says:

    Paulo e Roney….

    Se a pior empresa de pesquisa de mercado do mundo,(como vc Roney falou) tem esses CLIENTES…Imaginem a melhor!!!

    Dêem só uma olhadinha nos clientes que a pior empresa tem!!!

    PS:Ainda bem que pessoas como vcs….encontramos poucos em nossos caminhos!!

    Este mercado precisa de informações sérias
    Por. M&M Publicado em: 05/06/2006

    A Synovate Research foi o instituto escolhido pela Música & Mercado para desenvolver a pesquisa que lançamos em 2005. Neste ano a meta é ampliar o raio de ação e ser mais uma vez a referência em dados do setor. Com isto o setor de áudio e instrumentos musicais será abastecido com informações confiáveis.

    Entre os diversos institutos de pesquisa, avaliamos a Synovate Research como a mais apta a realizar este trabalho pelos seguintes motivos:

    - Desenvolve suas próprias metodologias

    - Responsável pela formatação de dados estratégicos para empresas como Telefônica, Shell, Petrobrás, Tim, American Express, Coca Cola, McKinsey & Company, Johnson & Johnson, Pfizer, Toyota, Novartis, Souza Cruz, Unilever, Mercedez-Benz Brasil, Renaut, Bank Boston, entre outras

    - 69 dos 100 maiores anunciantes são clientes da Synovate há mais de 3 anos.

    - A Synovate atua em 77 escritórios, em mais de 50 países, com um serviço completo de pesquisa de mercado direcionado para qualquer necessidade.

    - Tem em seu histórico 14 milhões de entrevistas realizadas.

    http://www.synovate.com

    Renata

    Comentando: É louvável o engajamento dos funcionários da empresa, mas será que ninguém está percebendo que provavelmente estão usando o nome dela para aplicar algum tipo de golpe? A julgar pelo que está sendo dito aqui estou cada vez mais convencido de que NÃO FOI ALGUÉM DA SYNOVATE QUE ME LIGOU.
    Duvido que uma empresa com este currículo faça pesquisas aleatoriamente.
    E nada disso muda o fato de eu não gostar que liguem para a minha casa para fazer propagandas, pesquisas ou vender produtos.

    Comentar

    jorge comentário em March 5th, 2009 5:21 pm:

    concordo e afirmo que é mentira…sou entrevistador, trabalhei para synovate e cansei de usar listas específicas de consumidores, fornecidas por empresas clientes da synovate. só que, ao contrário de certos entrevistadores cdfs, não tive coragem de dar desculpas furadas como essa do número aleátorio… e sim, o regime de trabalho é dos piores, sem qualquer direito, vínculo, seguros ou benefícios. e antes que falem de cooperativa, digo: trabalhei com pesquisa e nunca sequer passei na porta de uma cooperativa. um amigo me indiou e comecei neste trabalho sem qualquer experiência.

    Comentar

  8. RENATA Says:

    Bom…vc uma pessoa que me parece ser esclarecida…jamais deveria sair julgando aleatoriamente como fez!!!
    Qto a vc não gostar de responder pesquisa ou coisa parecida, é um direito seu!Afinal de contas…Ng é obrigado a fazer nada!!Somos livres!!!Porém, respeito é bom…vc não acha?

    Renata

    Comentado:
    1- Ligar para a casa dos outros sem autorização é muito ruim! Em alguns países é crime e há articulações para fazer o mesmo no Brasil;
    2- Não desrespeitei ninguém, só disse que a maioria dos atendentes de telemarketing se comporta como seres unicelulares e que acho um absurdo uma empresa de pesquisa pegar indivíduos totalmente aleatoriamente;
    3- Já entrei em contato com a empresa pedindo confirmação do contato;
    4- Ela aprova que seus funcionários se coloquem como seus porta-vozes?

    Comentar

  9. Roseli Says:

    Sr. Roney,
    Estou acompanhando atentamente o desenrolar dessa tribuna livre. Acho salutar o questionamento e as posições tomadas de ambas as partes, afinal somos um país que exercita a democracia. E democracia é isso. Somos livres pensadores.Posso discordar das suas idéias mas respeito o seu direito de expô-las.Quanto á questão do telemarketing saiba o senhor que no caso aqui exposto da Synovate não se trata de telemarketing, pois não trabalhamos com isso. Somos entrevistadores.E não se trata aqui também de porta-vozes da Synovate em si, somos defensores da nossa categoria de trabalho isso sim.E como prestamos serviços à Synovate uma coisa puxa a outra pelo fato dessa empresa ser idônea, correta, profissional e reconhecida mundialmente.Primamos por um bom trabalho.Nisso o sr pode acreditar.Agora quanto à questão de sistemática de listagens no quesito de contatos com os entrevistados, o sistema aleatório é mundialmente utilizado sim.
    Obrigada

    Roseli

    Comentando:

    Obrigado pela educação, mas não precisa de tanto, me chame por você mesmo!
    Olha, tem horas que nos deparamos com realidades tão estranhas que não conseguimos entendê-las. Como certas culturas em que o educado é arrotar depois das refeições.

    Procure entender, para algumas pessoas é uma afronta absurda ligarem para elas sem autorização. Eu sou uma delas, a maioria dos meus amigos se enquadram nesta categoria.

    Somos educados quando nos ligam pedindo simplesmente para nos retirar do banco de dados e talvez por isso vocês não percebam, mas nós ficamos muito, muito, mas muito incomodados mesmo quando uma empresa liga para nós.
    Pode ser o banco oferecendo um produto, pode ser uma propaganda de político, pode ser uma pesquisa, não importa.
    Nossos telefones não estão na lista telefônica para evitar este incômodo e ficamos furiosos quando alguém fura o bloqueio e chega até nós.

    Imagine que você chegasse em casa e tivesse alguém lá dentro com os sapatos sobre o sofá, fumando um charuto e manchando a mesinha de madeira com um copo gelado. É mais ou menos como nos sentimos.
    Entendo que seja o seu trabalho, mas você há de entender o meu direito de não ser incomodado em meu número residencial!

    Já mandei um email para a Synovate pedindo orientação e provavelmente algumas centenas de pessoas do meu círculo de conhecimento seguirão as instruções para não serem abordadas.

    Comentar

  10. RENATA Says:

    Faço minhas as palavras de minha irmã,Roseli!!

    Obrigada,
    Renata

    Comentar

  11. Ana Says:

    Caro colega…é através da opinião dos consumidores que as melhorias podem ser realizadas,mas vejo que para você tanto faz….desde de que sua vidinha não seja incomodada…é por isso que peço que reveja seus conceitos e abra seus horizontes, afinal a pesquisa mercadológica é muito importante, pois é através dela que os grandes fabricantes deixam a sua vida mais comoda.

    Em tempo gostaria de lembrar que este procedimento de ligação par coleta de dados é realizado em 99.9% das empresas de pesquisa(incluindo as multinacionais), portanto acho interessante o senhor se informar um pouco mais.
    Att.
    Ana

    Comentar

    Roney Belhassof comentário em January 5th, 2009 10:47 am:

    É interessante ver a facilidade com que os defensores do telemarketing e telepesquisa agridem quem reclama. É muito grosseiro da sua parte se referir à minha vida como vidinha!

    Tenho o direito de não querer ser incomodado em minha casa! E pelo jeito algumas empresas de pesquisa ignoram isso ligando para números aleatórios sem respeitar a opção que fazemos por sequer constar na lista telefônica!

    Há diversas formas de fazer pesquisa de mercado sem invadir a privacidade dos outros!

    O mundo mudou muito e, apesar de expormos cada vez mais nossa intimidade online há uma tendência a proteger ainda mais aquela intimidade que mantemos entre as quatro paredes da nossa casa.

    As empresas mais sábias já perceberam que essa exposição da intimidade online é um veículo muito melhor para pesquisas!

    Espero francamente, na verdade prevejo que os 99,9% das empresas que optam por ficar batendo na minha janela com olhos arregalados entrarão logo em extinção! Ou elas ou as empresas que lhes dão assistência!

    Comentar

  12. ana cláudia bessa Says:

    Sou a maior defensora da melhoria dos produtos e serviços. mas não respondo pesquisa por telefone.
    E detesto.
    Ah…e não respondo, nenhuma.

    Não passo nenhuma informação por telefone.
    Não respondo pesquisa que me identifique.
    E ainda pergunto como conseguiu meus dados.

    Hoje em dia, como as coisas estão, é ingênuo responder e ingênuo achar que temos que responder porque essa pesquisa é o ganha-pão da pessoa do outro lado da linha.

    E se tem algum serviço que precisa melhorar MUITO é TELEMARKETING. Não precisa nem de pesquisa para saber o que desagrada os consumidores.

    Comentar

  13. Evelyn Soares Says:

    Não estou mais suportando receber todos os dias ligacões da Synovate Brasil.Me ligam de Segunda a Segunda Duas ou tres vezes por dia…
    Bom dia meu nome é ?
    Trabalho Pra Synovate Brasil que é um instituto de pesquisa de mercado gostaria de falar com o responsavel pela casa…..
    Todo dia Ja posso dizer que ela ja faz parte da familia ja pedi para excluir meu telefone do banco de dados mais nada foi feito Tenho ate medo de atender o telefone…Não to mais Suportando isso….Quero Paz

    Comentar

    Roney comentário em January 31st, 2009 1:45 am:

    Oi Evelyn.
    Eu mandei um email para a Synovate contando seu caso, indicando esse post e perguntando o que a gente pode fazer para eles não nos ligarem mais… Espero que respondam! Se responderem eu mando para vc por email (só eu recebo o endereço de email que vc deixa aqui no blog ao comentar e não vou passar para eles, né?)

    Comentar

    Roney comentário em February 6th, 2009 12:30 am:

    Até agora eles não me mandaram nenhuma resposta, mas na época que recebi as ligações eu pedi para colocarem meu telefone na lista negra deles ou coisa parecida e realmente nunca mais me ligaram. Tente entrar no site deles e solicitar que não te liguem mais. Se possível guarde o email e diga que se não tomarem providências vc irá à justiça.

    Comentar

    Diva Carla comentário em February 10th, 2009 11:28 am:

    Sr. Roney sei que é muito chato ficar recebendo ligações de pessoas que não conhecemos. Mas como foi comentado anteriormente é o nosso trabalho.
    Trabalho como supervisora de call center e de pesquisas Não vendemos nada é apenas para saber a opinião das pessoas. Mas caso o entrevistado diga NÃO QUERO PARTICIPAR. Com certeza não ligaremos. Isso é um direito seu e temos que respeitar.

    Já peguei muitos entrevistados que gostam de responder e não reclamaram, muito pelo contrário
    entendiam que estavamos trabalhando naquele momento e ainda indicavam o e-mail para entarmos em contato caso fosse necessário.

    Mas por favor não influêncie na vontade das pessoas. Sei que algumas pesquisas realmente são extensas mas isso é para melhoria dos trabalhos oferecidos de cada empresa.
    É a hora do entrevistado reclamar e surgerir. Mas por favor só depois que responder a pesquisa, tá bom. Poderia ser o senhor ou algum parente seu do outro lado trabalhando.

    Peço desculpas pelos meus colegas que por irritação foram grosseiros mas é chato ouvir certas coisas quando estamo apenas fazendo o nosso trabalho. Para vocês serem bem atendidos.

    Um beijo no seu coração e que Deus ilumine sua vida.

    Comentar

    Roney comentário em February 10th, 2009 12:16 pm:

    Oi Diva,

    Pode me chamar simplesmente de Roney, tá?

    Muita gente fica revoltada com quem liga para fazer pesquisa, acho compreensível, mas no meu caso não tenho nada contra o funcionário e sim contra o tipo de aproximação que considero invasiva. Vocês não tem qq responsabilidade, é a Synovate que precisa se ajustar aos novos tempos…

    Note que o meu telefone não consta na lista telefônica justamente porque eu só gosto de receber contatos pessoais no telefone, mas a Synovate gera os números para discar aleatoriamente e acabou me ligando. Isso me revoltou na época.

    O fato da Synovate não ter me respondido neste contato mais recente ainda piora as coisas… Deixa uma desconfiança de que ela está optando por ignorar os blogs e portanto a opinião pública… Perigoso para ela…

    Quanto a influenciar a opinião das pessoas isso é inevitável! Todos nos influenciamos  mutuamente. O que estou exprimindo aqui é a minha opinião:

    • Não acho certo ligar para pessoas que pediram explicitamente para que seus números não constem na lista telefônica
    • Acho perigoso responder a pesquisas por telefone sem ter uma prova de quem está do outro lado… Esse tipo de pesquisa devia ser feita assim: “Boa tarde, sou da Synovate e gostaria que o senhor respondesse algumas perguntas, por favor, consulte nosso 0800 em nossa página e retorne a ligação”. De outra forma você pode estar fornecendo a ladrões dados importantes sobre você

    Sabe, se fosse eu ou um parente meu trabalhando não faria muita diferença porque não é você, a pessoa que liga, que é responsável pelos seus atos, mas a empresa que te contratou e define como você deve atender.

    Você foi muito simpática e quero reforçar que a minha implicância não é com os funcionários da Synovate, nem mesmo com a Synovate, mas com o tipo de pesquisa que me parece insegura! Até dei uma consultoria gratuita mais acima!

    Quanto aos seus colegas agressivos isso não me incomoda, deveria incomodar a Synovate já que esse post é a segunda ou terceira ocorrência quando buscamos pelo nome dela no Google e isso pode ter um impacto ainda mais negativo para imagem dela. Seria legal se a Synovate deixasse um comentário oficial ou entrasse em contato comigo, tem um formulário de contato logo ali em cima na faixa cinza.

    Posso até lhe prestar consultoria mostrando que ela deve migrar logo para outras formas de pesquisa de opinião ou será rapidamente tirada do mercado por concorrentes mais inseridos na nova cultura. E isso é do seu interesse também Diva pois a modernização da Synovate é a garantia da manutenção do seu emprego.

  14. Lo Says:

    caraca!!acabaram de me ligar!!perguntei se ganharia algo por isso e é claro q a resposta foi não! ao falar q estava ocupada a moça nem esperou eu terminar a frase e educadamente DESLIGOU NA MINHA CARA!!rsrs..será q alguem responde a essas porcarias?eles q se organizem e comecem a pagar ao menos um cafezinho pros outros resp, como fazem nos eua.

    Comentar

  15. francine Says:

    acabei de responder a uma pesquisa da synovate a respeito de cia telefônica. acredito que a contratante deva ser a “oi”, pois ela está entrando no meu estado. a pesquisa durou 17 minutos!!! como eu estava tranquilíssima, respondi sem problemas. fiquei um pouco apreensiva, mas as perguntas não eram invasivas. acredito que as pesquisas ajudem a melhorar os serviços que utilizamos, principalmente o de telefonia, que é péssimo!!! mas acho que elas devem ser feitas de outra forma. ligar pro nosso celular é um verdadeiro absurdo! a synovate poderia fazer como a editora abril, sortear alguns prêmios para quem preencher uma pesquisa online ou pelo correio. seria uma forma de dar credibilidade e incentivar as pessoas a acessar o site da pesquisa.

    Comentar

    Roney comentário em June 4th, 2009 5:00 pm:

    Boas idéias! Espero que a Synovate e outras empresas como ela estejam ouvindo. Aliás, espero que te contratem! :-)

    Comentar

  16. selma Mello Says:

    Recebi uma ligação solicitando pesquisa, por falta de tempo me recusei responder, e simplesmente fui chamada de mal educada e VACA pode, que empresinha e está que se acha no direito de ligar pra casa dos outros sem autorização, e por não ter tempo é agredida verbalmente, mal educados são vcs que usam o telefone para agredir e denegrir a imagem das pessoas que vcs nem conhecem.

    Selma.

    Comentar

  17. selma Mello Says:

    Vou consultar um advogado pra ver quais os meus direitos, pois não autorizei ninguem a ligar na minha casa e ainda usarem palavras como foram usadas. Não tenho obrigação nenhuma de responder,e os meus direitos ?, vcs deveriam colocar pessoas com um pouco de resposabilidade nesta espelunca, como me ofenderam tambem estão me dando o direito de ofende-los, existe um gerente, um responsavel pois será acionado pois acho que não sou obrigada a responder quando não quero.

    Só pra terminar tenho quase 60 anos e digo…. VACA é a mãe da pessoa que ligou aqui, pois esta coitada desta mãe não sabe quem colocou no mundo.

    Selma

    Comentar

  18. Fred Says:

    Nossa! Quanta gente ofendida!

    A minha maior estranheza diante de tudo isso é o quanto os “freelas” da Synovate estão ofendidos com a postura do nosso “possível formador de opinião”, Roney, em responder ou não aos incansáveis e impraticáveis questionários de pesquisa de mercado. E sem contar que, depois de 13 anos na área, atuando desde entrevistas em campo até coordenação de CATI/CAMPO eu sou felizmente convencido de que prefiro realmente não insistir com quem não está disposto a responder, até mesmo porque gera-se um desgaste imenso, um stress incalculável em insistir diante de uma recusa, e mais, como sabemos que o famoso “computador gera números aleatórios”,(grande mentira em sua maioria – banco de dados comprado! – eu mesmo já paguei 6 centavos por um ‘número quente’, ou seja, dentro do perfil socio-economico que o projeto pesquisa) temos infindas possibilidades de concretizar o valioso e carissímo projeto que paga ao entrevistador (ja não mais considerado ganhos um pouco acima da média salarial) uma raspa do que realmente deveria ser pago. O grande lance é discutir com o “não respondente” convença a sua massa de amigos, parentes, chegados e afins, sendo que nem é necessário um percentual tão grande da respondentes para analise final.

    O que mais me deixa indignado é que aparecem pessoas tão fieis a Synovate, por exemplo,estão se esquecendo que para aguentar a injuria do “não respondente” é ainda mais grave aceitar a condição que a Synovate hoje impões, onde voce é obrigado a sentar e trabalhar feito um louco, }(porque no final, tem um percentual de ligações, entrevistas concluidas, abandonos e etc) não podendo atrasar 5 minutos, engolir um café com qualquer coisa em 5 minutos e custo de… quanto é mesmo que eles tem pago? R$ 40,00 por periodo e sem contar que a Synovate fica lá longe… E quase todo entrevistador não mora na nobre região. Estar dentro da Synovate, inclusive dentro de um CATI é escravagismo branco, exploração e tensão que está fazendo sim, profissionais de pesquisas serem nivelados aos “operadores de telemarketing”, exigidos como tal, e mal pagos como tal, e muito em breve, a synovate os prepararão para falar com gerundismo apurado, pobre, e quanto a ti, ‘não respondente Roney’, acho que está certissimo, o trabalho do pesquisador está explorado, mal pago e os projetos são muito bem orçados (beiram à milhões) e poderiam dar uma gratificação bastante razoável para cada respondente, se esse fosse o padrão, ninguém precisaria apelar para toda essa discussão tão ferida sobre recusas, todo entrevistado responderia satisfeito de sua condição de formador de opinião, valorizado por ela, consciente de seu perfil (e não pegado à laço pelo entrevistador estressado pela Mariana e Titato) e o entrevistador poderia usar o seu conhecimento de forma muito digna e fazer uma entrevista adequada para o resultado final da análise.

    Ah, o que faço hoje?
    - Depois de 13 anos, concentrei o meu trabalho ao campo mais saudável da pesquisa, grupos de discussão. Todo mundo recebe devidamente pelo que fala, pelo que conduz, pelo que faz, pelo recruta. Vai sabendo o que vai ganhar e eu sabendo pelo que vou receber, ou seja, pelo menos 5x mais do que no CATI.

    Hoje, suo frio quando penso em pesquisa por telefone. Penso que quem ja respondeu um questionario meu de 40 min ou 1h tambem sua. Eu não gostaria de lembra-los quem sou com uma nova entrevista! Não atenda, a não ser que seja um questionário muito suscinto ou que lhe remunerem pelo seu tempo de dispensado. Eles precisam urgentemente mudar os criterios para se obter um bom resultado e valorizar seus profissionais.
    - Posso parecer depor contra, mas desde que pesquisadores aceitaram fazer por 40 contos o que eu fazia ha 13 anos por 160 reais, foderam com tudo. A culpa não foi minha. Ainda entrei para dentro de um nicho na pesquisa, mas sinto pelos inúmeros que se sujeitam ao preço de merda que paga hoje a Synovate.
    Fred.

    Comentar

  19. Roney Says:

    Tenho 4 comentários para aprovar feitos pela mesma pessoa (conectada pelo Virtua com o mesmo IP) fazendo duras denúncias contra a Synovate.

    Blogueiros são a favor da liberdade de expressão, mas também somos a favor da transparência e ética por isso vou enviar antes os comentários para a Synovate e gostaria que você (Nini, eu, Ca ou como quer que se chame) se identificasse e fornecesse as provas do que está dizendo como números de processos.

    Só depois disso poderei liberar os comentários.

    Comentar

  20. Entrevistador Says:

    Gostaria apenas de dizer que trabalho na SYNOVATE BRASIL de SP ha um bom tempo, e deixar bem claro que a empresa nao tem operadores de TELEMARKETING E SIM ENTREVISTADORES DE CATI, somos treinados para nao usar o GERUNDIO, estar fazendo, estar ligando, estar respondendo, são gerundios que nós somos policiados a não praticá-los o que não quer dizer que 100% dos entrevistadores não o utilizem, mas temos sim um treinamento para nao utilizar e sempre somos lembrados ou quando monitorados por um SUPERVISOR que esta sempre disponivel no CATI e que pode atender uma ligação sua para maiores esclarecimentos que achar necessario, portanto senhores e senhoras , eis o direito de não responder a pesquisa de mercado, agora não é porque o senhor ou a senhora esta no conforto do seu lar com sua familia, almoçando, tomando banho ou seja fazendo lá não sei o que eu tenha que ADVINHAR que o senhor nao gosta de receber ligações de pesquisas, de vendas, da merda que for, porque sua ignorância não lhe permite simplesmente dizer DESCULPE EU NAO GOSTO DE RESPONDER PESQUISAS ou até mesmo EU PREFIRO NÃO PARTICIPAR como muitas pessoas de bom censo e educação me atendem em todos os dias, fazemos trabalhos para muitas empresas grandes no mercado, empresas de telefonia, automoveis, prestadoras de servicos, banco, profissionais liberais entre outros, e nossa é empresa tem um reconhecimento tão ruim no mercado que expandiu e já tomou conta de quase um predio inteiro no local aonde está instalada, vamos deixar a ignorância de lado e lembrarmos que independente de estarmos no conforto de nossa casa, tomando banho, chupando sorvete ou qualquer coisa parecida, vamos lembrar que existe alguém de CARNE E OSSO assim como vc do outro lado da linha QUE PODE NAO ESTAR NO SEU MELHOR DIA OU precisando de dez minutos de sua atençao PARA QUE TENHA UM GRANDE DIA graças a vc, seja mais humano e lembrem-se que o SR PRESIDENTE não vai pagar as contas de ninguém e nem bater na sua porta para lhe proporcionar uma vaga em Brasilia sem ser concursado, por isso um dia vc pode precisar trabalhar em pesquisas de mercado e engolir o seu próprio veneno, trabalho em pesquisas há quase dez anos e graças a Deus , ao meu trabalho e de muitas pessoas Cultas e principalmente as que não são de tanta cultura que por sua educação atendem ao nosso trabalho… Existem direitos e deveres, vc tem o direito de não responder, porém eu tenho o dever de te ligar independente de onde eu arrumei o seu número, vc se acha tão importante que ninguém pode ter o teu número, então senhor seja dono de uma operadora somente sua ou tenha muita grana para ter uns 500 empregados em sua HUMILDE RESIDÊNCIA para que a ligação não chegue até a ignorância que é sua pessoa … eu trabalho para a SYNOVATE BRASIL é uma empresa idônea no mercado, sou entrevistador há um bom tempo desta empresa, e graças a Deus que a Synovate existe na vida de muita gente que lá está… vc já perguntou na sua empresa se ela faz pesquisa de mercado? vc sabia que sua empresa pode ser cliente da SYNOVATE e também pode não ser porque não é qualquer fuleira de fundo de quintal que contrata pesquisas e que as portas dela poderão se fechar amanhã??? o que falta no BRASIL é um pouco mais de estudo as pessoas , cultura, educação assim como os AMERICANOS (e não ESTADUNIDENSES como fui obrigado ler neste site) tem e sabem o quanto é importante a pesquisa … sem mais… BOA SORTE NA SUA VIDA E QUE OS CRÍTICOS NUNCA NECESSITEM TRABALHAR EM PESQUISA DE MERCADO….. apenas para lembrar a SYNOVATE NÃO É UMA EMPRESA DE TELEMARKETING E SIM DE PESQUISAS DE MERCADO, NÃO TEM OPERADORES DE TELEMARKETING E SIM ENTREVISTADORES DE CATI …

    Comentar

    Roney comentário em February 4th, 2010 1:11 am:

    Hummm… Acho que eu preferia que você usasse o gerúndio errado, mas fosse mais gentil :)

    Talvez você não tenha prestado atenção, mas eu disse que meu telefone não consta na lista telefônica porque só gosto de receber ligações de amigos meus, nada a ver com ser rico, pobre, culto ou ignorante, só acho que tenho o direito de não ser invadido em minha privacidade, coisa que a Synovate não respeita pois gera os números aleatoriamente.

    Bem, eu poderia falar sobre como é estranho fazer pesquisas às cegas e como hoje em dia as redes socais online se mostram um terreno muito mais fértil para pesquisas de consumo, mas vc não disse seu nome, foi agressivo pacas então acho que já fiz demais em liberar seu comentário e ainda responder.

    Comentar

  21. JENNIFER Says:

    POIS EH CRIATURAS NO TELELISTAS.NET TEM TODAS INFORMACOES SOBRE USUARIOS O CULPADO ENTAO EH A INTERNET E NAO AS EMPRESAS QUE TRABALHAM IDONEAMENTE

    Comentar

    Roney comentário em February 10th, 2010 10:43 pm:

    O Telelistas.net não tem meus dados pq pedi para tirar justamente pq só dou meus telefones para os amigos e mesmo assim a Synovate me ligou.

    O que acontece é que ela aparentemente não busca telefones nas listas, o que ela faz é gerar números aleatoriamente…

    Essa atividade é idonea no Brasil (apesar de não ser em outros países), mas o ponto aqui é que é uma invasão desagradável.

    Vc leu o post?

    Comentar

  22. Aline Says:

    Boa Tarde.
    Tenho amigos que trabalham em outra empresa, mas que prestam serviços a Synovate Brasil, sendo essa empresa, uma empresa tercerizada!
    O que acontece é o seguinte com os numeros telefonicos, quando vc faz um cadastro em alguma loja de móveis, eletroeletronicos, etc… essas empresas de telemarketing ou call center’s compram da loja essa cadastro, tendo acesso aos numero e aos nomes das pessoas, por isso que elas ligam, não precisando estarem da lista telefonica ou até mesmo na telelista.com como foi mencionado!

    Comentar

    Roney comentário em February 13th, 2010 8:29 pm:

    O que me disseram quando entrei em contato com a empresa é que os números são gerados automaticamente. De qq forma é muito chato quando a gente tira nossos telefones das listas e ainda assim somos importunados…

    Em alguns países é crime fazer isso… Espero que logo seja aqui também!

    Comentar

    Cleiton comentário em February 13th, 2010 9:00 pm:

    Os números são gerados como foi mencionado acima, pois no sistema aparece o nome do proprietário e logo em seguida o número e a cidade.

    Comentar

  23. Aline Says:

    Quem me disse isso foi um proprio funcionario de um call center, que a supervisora dele disse.

    Discordo com você, é apenas o trabalho deles e se estão fazendo isso é para melhoria do atendimento onde eles estão fazendo a pesquisa, até porque se você se negar a fazer a pesquisa, eles marcam no sistema como “recusou-se” e não ligam mais. O que é uma falta de educação é eles serem chingados, é apenas o trabalho deles, como poderia estar você lá!

    Comentar

Leave a Reply

Clicky Web Analytics