A Ponte para Terabítia do lado de cá

Atenção! Eu nunca escrevo spoillers (ou seja, não estrago a graça de descobrir a história por nós mesmos), mas nos comentários tem algumas coisas que você não vai querer saber antes de ver o filme ou ler o livro. Agora pode ler o post. 

Ontem assisti este filme ai, Ponte para Terabítia e gostei tanto que escrevi uma sinopse tirando meu site de oito meses de coma.

Mais tarde fui assistir House na Universal e lá está a mesma atriz que faz o papel da irmã  mais nova de um dos protagonistas.

No sábado a Miriam (com quem estou escrevendo um livro sobre Fronteiras do Universo) disse que uma amiga dela lembrou de A Profecia Celestina quando começou a ler o primeiro livro (A Bússula de Ouro).

Isso está parecendo a abertura de Magnólia! ;-)

Coincidências em geral acabam jogadas no pote de esotiquices (palavra inventada por mim, se me permitem), mas eu coloquei este post na categoria filosofia apesar de falar em Profecia Celestina que, aqui entre nós, é esotiquice, né?

As coincidências me incomodam justamente porque tendo a rejeitar o que não pode ser examinado com argumentos lógicos ou que nos obrigam a aceitar postulados que não encontram base racional o suficiente, em outras palavras, não gosto de aceitar o misticismo como explicação para nada além do próprio desenvolvimento da nossa consciência.

Hummm… Acho que nem eu entendo bem o parágrafo acima! Hahahahaha!!!

O que acontece é que as coincidências estão ai e ignorá-las porque não parecem lógicas é covardia.

Vou ser muito sincero apesar de correr o risco de parecer mais um esotérico.

A explicação de que as coincidências acontecem meramente porque a nossa mente está concentrada naquilo não me satizfaz. De acordo com esta idéia cética muito confortável se eu não tivesse notado a coincidência da atriz teria esbarrado em um site, visto um outdoor ou escutado uma música da trilha. Afinal atualmente a gente depara com um volume astronômico de informações a todo momento e com certeza há centenas de coincidências prontas para serem percebidas esperando apenas que prestemos atenção a elas.

Pode ser… Mas quer saber, não importa.

O mero fato de algo te causar tal impacto que você passe a encontrar as interseções desta coisa com outras no mundo ao redor já indica que aquilo foi muito sério e importante para você e, me diga, o que é mais importante para um humano do que sua mente consciente e as coisas que a atingem com tanta força que causa ondas e novos acidentes geográficos?

Enquanto eu não tiver uma explicação mais aceitável para as coincidências tenho que ficar com o pensamento cético, mas elas são um precioso medidor de importância do que molda nossa consciência.

Toda vez que escrevo um post assim fico achando que só eu mesmo vou entendê-lo, mas paciência, eu estava com estes galivespianos coçando aqui meus pensamentos e tinha que deixar sair! ;-)

This entry was posted in Ar, Filosofia. Bookmark the permalink.

5 Responses to A Ponte para Terabítia do lado de cá

  1. Renata says:

    gostei da filosofia. :O)
    eu gosto de coincidências porque pra mim elas são uma “prova” de que o universo é harmônico (bom, em um certo sentido) e de que a vida é regida por uma força maior. isso me dá uma sensação boa, bacana.

    Comentar

  2. Paulo Leão says:

    Meio viagem, mas tudo bem! Coincidências são coincidências, nada mais que coincidências. Mas concordo com esse lance da “mente focada”. É que nem aquela história (ou seria estória?! ih, tô mal…) de que a gente só bate com o dedo (ou a mão ou o que seja) quando está machucado.

    Comentar

  3. Roney says:

    Oi Renata! Sabe, eu tenho minhas dúvidas entre a força maior e a mera coincidência, mas de qq forma elas (as coincidências) são mesmo um conforto ;-)

    Pois é Paulo… Estou entre o humanista e o místico-xamã. Tenho certeza de que a gente bate com todos os dedos, mas só dá atenção quando bate com o dedo machucado porque ele doi… Por outro lado não me sinto seguro para dizer categoricamente que não tem nenhum diabinho fdp puxando o martelo para cima do dedo ferido… Tem fenômenos da consciência que são surpreendentes… Vc já consultou o I Ching ou outro oráculo? É de fazer pensar…

    Comentar

  4. Andre says:

    porque ela a menina tinha que morrer porque! Fiquei 5 dias sem dormir para entender

    Comentar

  5. Roney says:

    André, as pessoas só não morrem nos sonhos ingênuos dos adultos que temem a morte…

    Comentar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>