Porque aconteceu o tsunami?

Depois do tsunami a reação geral é de medo e perplexidade, já escutei de tudo. Tem gente com medo de tsunamis no Rio de Janeiro, tem gente buscando o dedo dos deuses em tudo isso. Nem vou entrar nestes méritos, pelo menos não agora!

Talvez o grande problema é que nos sentimos impotentes diante de uma catástrofe como esta. Quando ficamos sabendo que morrem mais pessoas de fome do que no tsunami é uma coisa, a fome a gente sabe de onde vem, o tsunami não! Então tratamos de achar uma explicação metafísica. Bom… a má notícia é que acho que não tem não! A boa notícia é que também não é para nos sentirmos impotentes, tudo pode se tornar muito mais ameno com uma boa dose de informação e um bocadinho de senso de comunidade (esta é a parte difícil) para ficarmos de olho e amenizar as perdas quando a Terra tiver seus arrepios.

Na segunda parte não posso ajudar, na primeira sim.

A Terra é composta de várias camadas, ela tem um núcleo, um manto e uma crosta, cada uma com suas sub-camadas. A crosta é a parte sólida onde estão os continentes e o fundo dos oceanos. Na parte mais fina, no fundo dos oceanos, tem entre 5 e 10 Km de espessura, nas placas continentais tem algo em torno de 30 Km, mas pode chegar a 70. Isso é considerado fino, afinal a segunda camada, o Manto, mergulha até 1000 km! Ainda assim 30 Km é um bocado de rocha, né?

Bom… estas grandes placas continentais ficam sobre o Manto que, na sua camada mais externa, é viscoso. Por isso os continentes se movem algo em torno de 1cm por ano. Por causa disso o Oceano Pacífico está encolhendo e o Atlântico se expandindo.

Este movimento de compressão no Pacífico causa as tensões que criam pequenas fissuras nos oceanos onde eclodem vulcões, fazem a cordilheira dos Andes subirem e produzem terremotos, isso acontece nas chamadas zonas de subducção. Por outro lado este tipo de tensão não aflige o nosso oceano em expansão, por isso é quase impossível um tsunami em nossa costa, além do mais estamos bem equipados para antever qualquer ocorrência casual.

Esse vídeo mostra a movimentação de placas causando um tsunami:

Continuando… a Litosfera é a união da crosta com a parte do Manto onde as nossas placas continentais descansam e vai até uns 100 km de profundidade, em seguida vem o manto de transisão (400 a 1000 km), depois o manto inferior (quente e sólido devido à alta pressão) e finalmente o núcleo. No final das contas, somando as camadas todas, temos uns 6,5 mil km de planeta até o meio dele. É um bocado de planeta, né? Dá para desconfiar que, por mais incômodos que nós sejamos, não dá para termos causado desequilíbrio neste sistema todo! Se fosse assim os sintomas teriam aparecido primeiro no Canadá e nos EUA onde foram feitos testes nucleares subterrâneos.

Esse vídeo mostra as camadas da Terra:

Espero ter ajudado um pouco a combater a crise de pânico pós-tsunami, e olha que a gente nem estava lá… Dizem que o povo por lá já ri novamente! E nós aqui apavorados… Vai entender!

38 thoughts on “Porque aconteceu o tsunami?”

  1. aconteceu por algo q se mecheu de baixo da agua e
    as aguas foram bravamente ,tipo “mechida” e por isso elas
    acabartam invadindo as costa dessas regiões atingidas .

  2. Um dos problemas modernos é que fala-se muito sem escutar…

    Outro é não ter o que falar e falar assim mesmo…

    E mais outro é não saber como falar…

  3. O tsunami aconteu por que as placas tectonica estavam juntas mas um hora elas se separaram e a agua entrou pra dentro deles (poriso que o mar um hora tinha deasparecido) então quando elas se juntaram de novo a agua subiu com tudo então aconteceu o tsunami.

  4. Errr… Gente… O post explica o que causou o tsunami… Ninguém leu não? ;-)

    A propósito as placas não se separaram não tá Natan? Isso produziria no mínimo um belo vulcão, elas tremeram…

  5. eu li mas naum encontrei o que queria …… eu avho que deviam colocar mais coisa

    ex: porque acontece uma tsuname ???? ou seja tem que ter !!!!!

  6. Puxa cara, ninguém fala mais o mesmo Português que eu! Sinistro aê!

    Axo que eu vô ixplica o Tsunami falando em anxim! ;-)

    Saca só, tem lá o fundo do mar, tá ligado? Ai a Terra, o planeta, tá ligado? Ele tipo assim, se arrepia, tá certo? Ai o fundo do mar levanta, pô, mas levanta pra caramba! Ai é radical! Aquela água toda que tava lá paradona levanta junto e vai cum tudu pras praia, tá ligado?

    Entaum um tsunami acontece porque o chão do fundo do mar se levantou por causa de um puta terremoto ou um vulcão, tá ligado?

    Axu que agora ixpliquei na boa! Todo mundu vai sacar a parada!

    Alem dissu que ixcrevi tem uns papo meio besta ixplicando o tsunami pros otário que gostaum di falar difici:

    Como ocorre um tsunami

  7. Olha pessoal…eu ja estudei sobre o tsunami e o nosso amigo o Roney explicou corretamente o por que do misterioso TSUNAMI…Os Cientistas andam descobrindo que o tsunami ficou maior que um predio de 100 Metros,e por isso o tsunami foi com tudo e pegou dois paises a Asia e Polinesia francesa…
    Mai Informacoes no site- Tsunami.com.br

  8. DE ACORDO COM MEUS ESTUDOS E MINHAS TEORIAS, OS ESTADOS UNIDOS SÃO OS MAIORES RESPONSÁVEIS PELAS TSUNAMIS E TERREMOTOS CAUSADOS EM TODO O MUNDO.
    SOU ENGENHEIRO CIVIL E TENHO OUTROS ESTUDOS SOBRE:

    – NUNCA VAI FALTAR ÁGUA NO BRASIL
    – FURACÕES

    1. Oi, pq você está BERRANDO Hehehehe!

      Você devia publicar esses estudos pois me parece que nem mesmo bombas nucleares detonadas em minas profundas seriam capazes de causar uma perturbação nas placas tectônicas que são as responsáveis pela maioria dos tsunamis.

      Faça um blog no wordpress.com, no blogger.com, no posterous.com ou pelo menos publique seus estudos no scribd.com esse seria o caminho para começar a ser ouvido

  9. tsuname pra muita gente dificil ate de escrever , mais o comteúdo citado aqui foi muito legal em bora não muito detalhado.espero que da proxima vocês melhorem ta.

    1. Oi Luana, seja bem vinda! :)

      Bem, tsunami é uma onda enorme, né? O que aconteceu com ela é que ela invadiu a terra na Indonésia em 2005 e matou centenas de milhares de pessoas, foi um horror!

      Depois disso a água voltou para o mar. Foi o que aconteceu com o tsunami :-)

  10. Roninho, seu post foi perfeitamente claro, elucidativo para quem não sabia sobre o assunto, e muito bem escrito.
    O mal dos comments é esse: se por um lado pode haver um debate interessante, por outro, sempre há um monte de gente que nem se dá ao trabalho de ler o que foi escrito, ou sofre de analfabetismo funcional mesmo.
    Parabéns, o post foi ótimo!
    Beijos e saudades,
    Ninha

    1. Lira!!! Que saudade de ver seu corpo físico! :) Mas assumo a maior parte da responsabilidade pelo nosso sumiço! :)
      Esse é um dos meus posts com mais comentários mal escritos por quem não leu ou não entendeu, mas considero que o exercício de fazer esses comentários toscos faz parte do processo da civilização que está aprendendo a se comunicar pela palavra escrita :)
      Tenho certeza que a maioria dessas pessoas não estaria escrevendo nada há uns 10 anos.

  11. Não consigo parar de rir com os comentários neste post. Hahahahahahahahaha. A sensação que tenho é q tem um monte de vestibulandos comentando e doidos pra saber se realmente a explicação sobre como acontece o Tsunami está correta. Provavelmente, este assunto vai virar um daqueles posts que vemos por aí “Pérolas do Enem”. hahahahaha

  12. O post fico bom pra quem queria uma CURIOSIDADE mas pra quem queria a EXPLICAÇÃO da tsunami não fico boa coisa, e pra trabalhos a linguagem ta muito coloquial

    1. Oi Atenção!
      Antes de mais nada fico muito feliz da linguagem ter ficado coloquial! Luto sempre contra o uso da linguagem culta que, por formação, é a que tendo a usar!
      Apesar do tom coloquial infelizmente muitos não perceberam que os tsunamis estão bem explicadinhos. E deixei links e palavras chave para quem quisesse se aprofundar.
      Quanto a não servir para trabalhos foi de propósito, os preguiçosos vão acabar achando um verbete pronto para copiar em algum lugar, mas para desenvolver à partir do que escrevi a pessoa vai ter que entender de fato os tsunamis e transpor para uma linguagem mais acadêmica ;)

    1. Leia o post :)

      Ocorreu poque as placas tectônicas (tem quatro se encontrando na região do Japão) deslizaram umas sobre as outras afinal elas flutuam… ah… leia o post! :)

  13. Quais os continentes, pais de maior incidência para um tsumani?
    Quais os continentes que pode ocorrer um tssumani?

    1. Oi! É fácil: o oceano Atlântico está se expandindo então não há tensões nele o que significa que os terremotos do tipo que atingiu o Japão e provocou o tsunami (com um S só e troque o M com o N) são quase impossíveis na costa oeste da África e da Europa assim como na costa leste das Américas.
      Já o oceano pacífico está sendo espremido e nele ocorrem as pressões entre as placas tectônicas que causam esse tipo de terremoto.
      Os terremotos que atingem outras regiões e até o Brasil são de outro tipo totalmente diferente, é como se uma caverna afundasse provocando um tremor. Raramente chegam a 7 graus. Nenhum desses terremotos poderiam produzir tsunamis até onde entendi.
      A dica é ver onde as placas tectônicas estão se pressionando em vez de se expandir, essas são as regiões onde podem haver terremotos mais violentos capazes de produzir tsunamis.
      Quanto às consequências de um tsunami… Bem é uma onda gigantesca que não perte a força e vai arrastando tudo por vários quilômetros terra à dentro, então as consequências são alagamentos, pequenos prédios (ou até alguns grandes) sendo derrubados pelos destroços que vão sendo arrastados pelas águas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>